Neste texto quero compartilhar com você um pouco sobre a história da mulher samaritana. O encontro que ela teve com Jesus e o que isso nos fala sobre adoração.
O conceito da palavra adoração é ato ou efeito de adorar, render culto a alguém.
Antes de tudo classifico essa parte das Escrituras como um dos encontros poderosos que Jesus sempre proporcionou a muitos desconhecidos. Eles tiveram a graça de estar perto dele e ter suas vidas transformadas.
Inesperadamente, a mulher samaritana foi ao poço de Jacó buscar água e encontrou o filho de Deus.
Jesus sempre mostrou ao mundo que nos é necessário olhar além do que os nossos olhos podem ver.
Sabe quando alguém nos pergunta se tudo está bem?! E respondemos que sim, mas na verdade nada está bem?!
Nosso mestre é aquele que sempre sabe quando nada está bem. Ele nos vê.
O encontro marcado com o Eterno
Jesus enxergou a mulher no poço em Samaria, Ele tinha um encontro marcado com ela.
Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? ” ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) João 4:4-9
E esta mulher tinha um encontro marcado com a salvação e a transformação de sua vida para sempre.
Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? ” Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. João 4:9-14
Uma revelação poderosa
Inegavelmente, com este encontro Jesus quebrou tabus, entre eles racial, social e religioso, conforme podemos observar no texto acima.
Aliás, Jesus queria ensinar algo mais grandioso, Jesus transforma a vida da mulher samaritana e nos deixa um ensinamento poderoso.
A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. João 4:15-22
Verdadeiros adoradores
Jesus revela que a mulher precisava de cura, mas Ele também revela algo muito maior.
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. João 4:23-26
Creio que a mulher samaritana entendeu em profundidade o ato de adorar, pois o pouco que nos resta da sua história nos prova que ela adorou com tudo o que tinha. A sua vida apontou para Jesus, deu glória a Ele e o adorou.
Ademais, a história do povo de Deus é repleta de homens e mulheres que entenderam que adorar a Deus é responder a tudo o que Ele é com tudo o que somos.
Surpreendentemente, essa mulher saiu de um lugar de vergonha para um lugar de adorar ao Senhor plenamente.
Nós, os adoradores, precisamos entender que a nossa vida deve ser uma jornada de quem adora a Deus em plenitude.
Muito além dos nossos cultos aos domingos, dos nossos limites, e das nossas forças.
Adoradores verdadeiros, que O adoram porque este ato é voltar a essência do que fomos criados para ser: Aqueles que adoram a Deus por amor.
Este post tem 2 comentários
🙏🏽 Amen! aque essa verdade seja a prática da nossa vida diária e rotineira assim vomo é o ato de respirar. Adorar a Deus para isso fomos criados! Ajude-nos ensine-nos Espírito Santo de Deus!
O grande dia está a portas! Jesus vem buscar uma igreja preparada pra Reinar no céu. Isso significa uma igreja Adoradora do Rei da Glória🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Jesus sempre mostrou ao mundo que nos é necessário olhar além do que os nossos olhos podem ver.
E que possamos ser como você descreveu aqui, de forma mais sabia e clara possível que nos ensina e encoraja.
Nós, os adoradores, precisamos entender que a nossa vida deve ser uma jornada de quem adora a Deus em plenitude.
Muito além dos nossos cultos aos domingos, dos nossos limites, e das nossas forças.
Adoradores verdadeiros, que O adoram porque este ato é voltar a essência do que fomos criados para ser: Aqueles que adoram a Deus por amor.