Alguém já leu Deuteronômio? É claro, sem dúvida você já deve ter lido. Bom, então você provavelmente tenha notado o que está escrito em Deuteronômio 30:11-16, meus amigos, meu coração foi tremendamente tocado, experimentei um mexer no meu “interior”.

O texto começa com a seguinte frase: “O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance”. Eita! não sei se essa é a linguagem apropriada para colocar no texto, mas gostaria que você entendesse a minha reação. Eita, eita e eita! Deus deixa bem claro “não é difícil”, qual a desculpa que você tem dado ao Senhor, sobre não andar em seus caminhos?

“Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? “Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? ” Deuteronômio 30:12-13

Sabe, muitas vezes, somos aqueles que negligenciamos as verdades do Senhor. Usamos desculpas, damos argumentos com embasamentos errados para dizer que ler a palavra é complicado. Falamos que é difícil até mesmo memorizar um pedacinho da bíblia, agora a moda é: Tenho TDA, sou hiperativo, minha concentração é terrível, não consigo, realmente minha vida é muito agitada para a meditação da palavra do Senhor.

Meu coração se entristece, imagino o que não deva acontecer com o Espírito? Sei bem que Ele conhece a nossa natureza e, principalmente, que o ser humano gosta de colocar as suas responsabilidades nos outros.

Algo interessante é ler o capítulo 10 de Romanos, quando Paulo fala sobre a justiça e da razão pela qual Israel não conseguiu obtê-la. Paulo põe a responsabilidade da falta de retidão nos ombros de cada indivíduo. Há uma responsabilidade em nossas vidas, pela forma que vivemos “a palavra de Deus”.

Ele sabe que quando os pecadores são trazidos à presença da soberania divina, a sua reação mais frequente é tentar se justificar, colocando a responsabilidade pelo seu pecado em Deus. De modo que somos responsáveis diante do Senhor.

O ser humano é o único responsável pelo seu estado. Qualquer tentativa de se ocultar atrás da soberania divina e da doutrina de eleição é inútil, pois não há como se desculpar pelo pecado pessoal ou se esquecer dele.

Em Romanos 10, Paulo usa as palavras de Deuteronômio 30:11-14 para demonstrar que a justiça vem da fé não está distante e nem é inacessível, mas está tão próxima quanto a boca de uma pessoa, o quanto está próxima ao seu coração. Tudo o que a pessoa deve fazer é se render, crer em Jesus e confessar essa convicção.

Mas a justiça que vem da fé diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ ( isto é, para fazer Cristo descer ) ou ‘Quem descerá ao abismo? ’ ” ( isto é, para fazer subir Cristo dentre os mortos ). Mas o que ela diz? “A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração”, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”. Romanos 10:6-11

Há um poder ainda maior, meus amigos, aqueles que entendem que a palavra está perto e que ela é vida e transforma, entende que é por meio dessa palavra que a salvação vem. Você compreende que confessando com sua boca a palavra (Jesus), fazendo o nome de Jesus exaltado. Quando a palavra em nossos corações é vida, faz que Jesus seja glorificado através das nossas vidas.

Quando alguém ama a Deus e obedece a Sua vontade, porque tem prazer nos Seus mandamentos, os princípios divinos são entesourados em seu coração . Isso permite que Deus fortaleça a alma e a nossa vida. Quando vivemos a vida de Jesus, aquele que chama: Palavra de Deus, então esses estendem a outros a graça salvadora.

“Sim, a palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe”. Deuteronômio 30:14

 

Elohana Negreiros

Vinda das terras gaúchas, Elô é hoje missionária em tempo integral em Florianópolis. Ama as escrituras, e, assim como Davi, deseja contemplar a beleza de Deus e tem experimentado a grandiosidade de viver para a audiência de apenas um. Ela tem colocado todas as suas energias no cultivar de um relacionamento profundo Com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
×
×

Carrinho

Fechar