Adoração e o Canto das Estrelas
Você já ouviu falar no Canto das Estrelas? Este é um dos meus vídeos preferidos e já escrevi sobre isso no texto – Adoração: Convite a se render. Apesar do cosmo parecer silencioso para nós humanos, é possível ouvir o som das estrelas. Tudo isso através de um telescópio eletromagnético avançado.
Louie Giglio se imaginou por um minuto ouvindo o que Deus ouve no universo. Então, ele usou um aplicativo para juntar o canto das estrelas, das baleias e dos homens na canção: “How Great is Our God” (Quão grande é meu Deus), de Chris Tomlin. E o resultado é ao mesmo tempo extraordinário e emocionante.
Você já se imaginou neste lugar? De ver e ouvir o universo em sua magnitude assim como Deus o faz? No Salmo 148.1-12 há um convite para que toda a criação louve ao Senhor. E se para o homem o universo é magnífico em esplendor, quanto mais é o Deus que o criou?
“Louvai ao SENHOR. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças.” Salmos 148:1-12
Todos os povos o adorarão
“Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos! Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!” Salmos 117:1,2
Imaginar todos os povos e culturas diante de Deus é uma das coisas que mais mexem com o meu coração. Desde criança ouço canções que falam sobre essa verdade. Como todo joelho se dobrará e toda língua confessará ao Senhor. Jesus será exaltado de forma massiva, por homens simples, príncipes e reis. Todos adorarão. Não haverá exceção. Todos hão de reconhecer a Glória do Pai, do Filho e do Espírito.
A visão de povos e culturas adorando ao Rei dos reis é o que me fez deixar a minha casa e seguir para o campo missionário. O entendimento de que Jesus é totalmente Digno de honra, digno de louvor, de receber os tesouros da terra e as expressões culturais. As cores, as formas, as melodias e canções. As danças, as festas, as artes, todo o trabalho de mãos humanas. A força, a vida, a essência do ser. Tudo se voltará para aquele que criou o universo e que ama de forma sobrenatural e inexplicável.
O sacrifício de cruz será reconhecido. Ninguém poderá negar que Jesus se entregou para que nós recebêssemos perdão. Não haverá mais dúvidas e sim joelhos que se dobrem e línguas que confessem que Jesus é o Senhor.
“Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.” Romanos 14:11
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:10,11
E como adoramos?
Adoração não é apenas sobre as músicas que cantamos, mas principalmente sobre a forma que vivemos. Adoramos em nosso cotidiano, realizando diante de Deus o que não pode ser visto por uma plateia. Lembra do termo latino Coram Deo? Significa “viver diante da face de Deus.” É a essência da fé, é o nosso chamado mais sublime pois propõe que tudo o que façamos, façamos para o louvor daquele que nos chamou da morte para a vida.
Ser músico em um time de louvar não te garante ser um verdadeiro adorador. Mas, a forma que você vive demonstra quem você é em essência. É o que chamamos de adoração como estilo de vida. Há generosidade e graça em suas ações? Ternura para com Deus e o próximo? Humildade e arrependimento quando se trata dos pecados?
Não estamos falando a respeito de perfeição, mas sobre um relacionamento real com Deus, onde respondemos ativamente ao convite de permanecer nele. Se somos adoradores é preciso que vivamos como verdadeiros adoradores.
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24
Adorador extravagante
E para concluir o nosso texto, falarei sobre o rei Davi, que foi um adorador extravagante e continua a nos inspirar. Tanto através de seus Salmos como por ser um homem segundo o coração de Deus.
De tudo o que podemos falar sobre o rei Davi, quero destacar sua humildade. Davi não se esquivava de Deus quando pecava, mas reconhecia suas fragilidades e falhas e os confessava ao Senhor. Ele admitia que era pecador e que precisava de perdão. O rei sabia que seu coração podia se enganar e orava para que Deus o guiasse.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23,24
O quebrantamento faz parte da vida de um adorador, não em culpas falsas e infundadas. Mas, em uma postura de arrependimento e mudança. É o que muitos chamam de processo de santificação.
Para aqueles que querem se aprofundar neste tema, estude a vida do rei Davi e os seus Salmos. Que hoje nos juntemos as estrelas e a natureza para adorarmos a Jesus que é Digno de todas as canções.
“e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.” Apocalipses 5.9
Nações todas, louvai o Senhor; povos todos, glorificai-o! Porquanto seu amor nos ultrapassa, e a fidelidade do Senhor é para toda a eternidade. Aleluia! Salmos 117.1-2
Este post tem 2 comentários
Que lindo texto, e obrigada por compartilhar esse vídeo tão maravilhoso <3