Daniel, com sua vida e jornada de fé, tem encorajado minha vida neste tempo de crise mundial.
Surpreendente, Deus tem me mostrado algumas coisas acerca da fascinante vida deste grande homem que foi Daniel.
Ademais, sua vida e seu legado ainda hoje marcam a história, como só seria possível a alguém que se deixou ser movido por uma fé inabalável.
A primeira coisa que Deus me mostrou quando comecei a estudar a vida de Daniel foi que:
- A Babilônia não era um lugar para justos, era um lugar para ambiciosos.
E a segunda coisa foi:
2. Daniel sobreviveu mesmo quando seu nome e sua realidade foram mudados.
Ele, desde o primeiro momento, se posicionou diante das situações e em nenhum período ele hesitou diante das mudanças que estavam acontecendo.
Aliás, quem de nós seria corajoso como Daniel em não negar a Deus e sua fé diante de tantas provações?!
Não comer os manjares do rei, ser fortalecido em Deus e naquilo que era lícito comer, não esquecer sua identidade e suas convicções mesmo diante de tanta idolatria e riquezas terrenas.
A coragem encontrada ao se relacionar com Deus
Portanto, quem foi Daniel para aquela época e porque precisamos que outros como ele surjam na história hoje?!
Os três amigos de Daniel fazem parte deste livro e desempenham papéis importantes, mas claramente Daniel era o líder deles e isso os levou a viver sobre as inteligentes decisões que tomaram.
A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.
Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor.
O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.
O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.
Daniel 1: 17-20
Um texto não seria suficiente para contar tantos desafios nos quais Daniel teve que mostrar ao mundo a fé inabalável em um Deus que é imutável!
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tiago 1:17
Portanto, observe uma das muitas respostas de Daniel diante dos inúmeros desafios enfrentados:
Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou,
mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes: Daniel 2: 27,28
Oração, uma resposta diante de desafios
Uma das partes da vida deste homem que mais me impulsiona a crer que a fé no único Deus verdadeiro também pode mudar circunstâncias foi quando, mesmo em vista de um decreto que o proibia de orar, se posicionou como sempre fazia e dobrou seus joelhos para suas orações.
Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.
Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.
Daniel 6: 10,11
Inegavelmente, ele entendeu que os homens devem ser respeitados como autoridade, mas nunca temidos por isso.
Certamente, ainda muito jovem entendeu que Deus é Aquele que tem a última palavra.
Abaixo, está o resultado do que aconteceu quando Deus o livrou da cova dos Leões depois que ele continuou a orar a vista de todos mesmo com um decreto de proibição.
Então, o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!
“Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.
Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões”.
Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa. Daniel 6 25-28
Um jovem inteligente, um homem de sábias decisões, um líder para um povo com crenças diferentes a suas, um filho de Deus como poucos na história, uma fé para ser ensinada e uma vida para ser contada.
Por mais pessoas como ele, com um legado de fé e posicionamentos firmados no amor do Senhor!
Este post tem 3 comentários
muito bom , uma bençao , Deus abençoe cada um de voces.
Ensinamentos de expressivos valores , que enriquecem nossa fé, parabéns Deus abençoe sempre missionária
sensacional!