crianças órfãs

Como orar por órfãos

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Essa data remete ao falecimento da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. A missão do Maio Laranja é tornar esta causa conhecida, fazer com que todos vejam a realidade que enfrentamos. Assim, proteger a infância das crianças que vivem em nosso país. Por isso, o Maio Laranja é um mês de conscientização, e nós como cristãos, podemos falar, orar e compreender o nosso papel diante dessa causa. Em boa parte dos casos, as principais vítimas do abuso são crianças em situação de vulnerabilidade, por isso estaremos orando por crianças órfãs.

Para muitas pessoas, pensar sobre o abuso é muito doloroso, seja por sua própria história ou por outros motivos. Saiba, porém, que podemos ter esperança. O próprio Jesus deseja que as crianças sejam livres de qualquer forma de opressão. E, como intercessores, entramos em parceria com o nosso Deus e oramos por aqueles que não tem como se defenderem.

Deixai vir a mim os pequeninos

“Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam.
Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.
Depois de lhes impor as mãos, partiu dali.” – Mateus 19:13-15

Em meio a multidão que seguia a Jesus, também havia crianças. Então, elas foram levadas até ao Mestre para que Ele orasse por elas. Mas, os discípulos estavam achando aquilo um incômodo e resolveram acabar com aquela situação. Porém, o Senhor lhes deu passe livre e disse para que os discípulos não as impedissem pois delas é o reino dos céus.

Jesus se importa com cada criança e isso inclui as órfãs. Oremos para que essas crianças sejam supridas em suas necessidades emocionais, físicas e espirituais. Para que Deus possa gerar pais adotivos, elas sejam recebidas e amadas, assim como Deus tem nos adotado e amado. Pois a adoção faz parte do coração de Deus.

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:18

 Que as crianças órfãs sejam protegidos de homens maus

“O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.” – Salmos 68:20

“Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” – Isaías 43:13

Há uma história que aconteceu no IHOP que é uma das minhas preferidas. É sobre fé e milagre. Uma irmã teve um sonho ou uma visão: Em um quarto escuro, uma criança estava encolhida em um canto enquanto um vulto à sua frente a atemorizava ameaçadoramente. A irmã acordou assustada e impressionada com aquela experiência passou a orar pela menina mesmo sem saber quem era. Um dia, aquela mesma irmã avistou uma criança na Casa de Oração e, se aproximou para descobrir quem era a menina de seu sonho. Então, ela descobriu que a criança tinha sido retirada de uma situação de abuso. Aleluia! Jesus libertou aquela menina.

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que podemos imaginar, inclusive para trazer proteção e livramento para crianças órfãs. Então, oremos para que o Senhor traga livramento sobre elas. Para que Deus as proteja de homens maus e coloque em seus caminhos os recursos necessários para que elas estejam em paz.

 Orai por justiça

“Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.

Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.” Salmos 82:3,4

Em um trabalho de conscientização contra o abuso infantil em uma escola em Fortaleza, vivi uma das experiências mais angustiante da vida. Enquanto conversávamos com aquelas crianças sobre abuso e exploração, era possível ver os seus rostinhos sofrendo e se enchendo de dor. Algumas daquelas crianças estavam entrando em uma posição fetal, elas iam se encolhendo e começando a chupar o dedo. Não era difícil compreender que aquilo era algo que elas viviam.

Ele se importa

Deus não está cego para a injustiça, Ele se importa e precisamos compreender seu coração. Ele nos ensinou que o verdadeiro jejum é definido com ações de cuidado e amor aqueles que necessitam.

“Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.” Isaías 58. 6,7,9,10

Quero te convidar a orar em favor das crianças órfãs e também por aquelas que têm sofrido algum tipo de abuso e exploração, mas também a entender como agir diante dessa realidade brutal que tem marcado a vida de tantas pessoas. O que você pode fazer sobre isso?

Conclusão

Há um poder ilimitado de Deus para agir e fazer milagres, e cada cristão pode acessá-lo. Ao orar em parceria com o Senhor liberamos os céus sobre a terra. Os orfanatos podem ser inundados pela glória de Deus e crianças podem ser libertas da opressão. Que haja cura para os feridos de alma, traumatizados pelas injustiças e dor. Oramos para que Jesus traga paz e esperança sobre elas e que por sua graça e misericórdia Ele possa nos usar nesse processo de libertação. Além disso, oramos para que o Maio Laranja seja um mês de visão dos céus, seja um mês de revelação e compreensão do nosso chamado e que projetos sociais e de adoção nasçam neste período.

 

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias