Fhop Blog

Por que jejuamos?

Por que jejuamos?

Essa é uma pergunta interessante. É necessário mesmo ter essa prática de jejuar? Ela faz alguma diferença? O jejum faz diferença sim em nossa vida espiritual pois entregamos a Deus nossos apetites e desejos em submissão e recorremos a sua Palavra para nos alimentar. Assim como outras disciplinas espirituais, o jejum não deve ser praticado sozinho. Por isso, a prática do jejum deve ser acompanhada da oração e leitura da bíblia.

Praticando a renúncia por meio do jejum

Primordialmente, se abster de alimento por um tempo traz um senso de dependência total de Deus. Sim, pois analise comigo por um instante se em diversas vezes dos nossos dias nós não usamos a comida como fonte de prazer. Isso pode ser bom ou ruim. Bom se fizermos isso em família ou com a intenção de juntos passarmos um tempo em comunhão e claro, nutrir nosso corpo. Ruim se for em caso de querer suprir algum desconforto ou alguma forma de compensação por algo ruim que aconteceu em nosso dia. Sendo assim, o jejum é como um ato que nos humilha e mexe com o nosso conforto. O jejum mostra o quanto nosso corpo é astuto em sua busca, em relação ao nosso objetivo.

Ademais, jejuar é excelente para exercitarmos a renúncia. Eventualmente em nossa caminhada cristã, algumas renúncias serão feitas por nós. O jejum nos ajuda a ter isso em mente. Por isso, pessoas habituadas a jejuar recebem melhor esses momentos de privações quando surgem pois sabem que privações fazem parte de nossas vidas.

Além disso, o jejum nos dá autocontrole, nos ensinando além da renúncia, a sermos moderados aos nossos impulsos básicos. Vejamos o que Paulo diz: ”Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine.

Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. 1 Coríntios 6:12,13.

Que interessante, não é mesmo? Jejuamos porque precisamos constantemente lembrar a nós mesmo que nosso ventre não nos governa, mas que na verdade ele é um servo de Cristo também. 

O jejum é para todos?

Nesse sentido, existem várias maneiras de se praticar essa poderosa disciplina espiritual. A bíblia nos dá muitos exemplos, como o de Jesus que jejuou por mais de um mês, de Ester que convocou seu povo a jejuar por três dias e o jejum de Daniel, que é um dos jejuns mais conhecidos e praticados. Em Daniel 10:3 vemos que ele decidiu se abster de comidas agradáveis e saborosas, não comeu carne, não bebeu vinho e não usou essências aromáticas durante 21 dias.

E se a pergunta vier à sua mente novamente: “o jejum é para todos?”. Fique tranquilo, o jejum tem a capacidade de mostrar o que há de mais profundo em nosso ser: nosso apetite. E se analisarmos com cuidado, nós temos fome por muitas coisas, não só de comida, e isso revela nossos anseios. Veja o exemplo de Daniel, ele decidiu que não comeria apenas dos manjares da mesa do rei.  Por isso, se você tiver problemas de saúde que o impeçam de jejuar alimentos ou bebidas, não tem problema, pois jejuar é redirecionar nossas paixões, não adoecer.  

Então sim, o jejum é para todos, pois não se trata de autopunição, mas de autocontrole, esse é o motivo do por que jejuamos. Podemos jejuar de hábitos ou comportamentos que nos têm causado algum tipo de dependência. 

Lembre-se sempre que a prática do jejum não está sozinha, é necessário oração e leitura da palavra juntamente com essa disciplina. Assim entenderemos o que Jesus quis dizer: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra”. João 4:34.

O Jejum coletivo

Portanto, muitos podem ser os motivos pelos quais nós podemos jejuar em nossos dias. Mas, inegavelmente, nosso maior motivo deve ser pelo retorno de Jesus. Aqui em nossa igreja na Fhop entramos em um jejum coletivo de 21 dias. E sabe porque? Teremos nossa conferência chamada ONETHING que significa UMA COISA. Sim desejamos uma coisa apenas, que é estar com Cristo em plenitude. O jejum coletivo é muito lindo e empolgante pois como corpo de Cristo, nos unimos em um único propósito.

Por isso, quero também te encorajar a jejuar com outras pessoas, converse com seus líderes ou liderados e combinem jejuns com o propósito de que a igreja de Cristo volte a clamar pelo seu retorno.

Por fim, lembre-se do que Jesus disse:Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão”. Mateus 9:15.

Minha oração é para que Deus nos ensine a praticar o jejum com entendimento, entregando a Ele nossos apetites desordenados e tudo aquilo que nos têm causado algum tipo de dependência. Que possamos aprender a depender somente dEle. Que nossas vontades sejam guiadas por Ele e que Ele seja o Senhor que governa por completo nossas vidas. Amém.

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho