Quaresma e o arrependimento

Quaresma e o caminho do arrependimento

Lembro de quando era criança assistir procissões de páscoa da igreja católica que tinha perto da casa da minha avó, ficávamos na esquina por onde a aglomeração passaria, ansiosa de ver detalhes e símbolos que não via diariamente. Minha vó acendia velas, ficava com o terço nas mãos e enquanto a multidão passava ficava ajoelhada em reverência. Eu amava assistir,  porque sempre aconteciam encenações da crucificação. Mas lembro também de ver pessoas pagando promessas, até mesmo se autoflagelando. Aquela imagem na minha cabeça, por mais estranha que parecesse, parecia ter algo haver com a encenação do homem crucificado. 

O CAMINHO DE ARREPENDIMENTO

Visto que a páscoa está se aproximando um desconfortável sentimento sobe ao nosso coração, é o que a imagem da cruz desperta em nós, a vaga e inconveniente consciência de que somos pecadores. Houve um período da igreja em que um dos motivos da quaresma era ser período de penitência, muitas vezes usada como um forma de pagar pelos seus pecados cometidos, ou provar que realmente estavam arrependidas. 

Então, por que em 2022 estamos falando semanas inteiras sobre Quaresma? Por que observar nossa condição de pecadores se a obra de Jesus já foi feita? Como fazer isso de maneira correta? O que isso acrescenta no meu cristianismo?

UMA CONSCIÊNCIA FRUTIFERA SOBRE O PECADO 

A Quaresma carrega um chamado à consciência do pecado, sim, mas não dessa maneira como alguns entenderam a penitência. Um pressuposto e um objetivo devem estar destacados em nossa mentalidade:

O pressuposto é:  Não há nada que possamos fazer que possa acrescentar algo na obra da cruz, Jesus é o sacrifício perfeito. Não precisamos da cruz e de mais um sacrifício para Deus nos perdoar. Jesus é suficiente!

O objetivo: O chamado à consciência do pecado serve para causar o contraste, contrição, espanto e resulte em adoração e esperança

COMO LIDAMOS COM O NOSSO PECADO

Existem dois pólos complicados que caímos quando falamos sobre nosso pecado e tentamos lidar com ele. Primeiro, quando vemos e temos consciência do pecado, mas achamos que precisamos fazer algo para receber perdão.  Ou, quando acreditamos que precisamos acrescentar algo do nosso lado a obra da cruz para ela ser completa. Normalmente nessa situação pensar sobre o pecado causa muita culpa e sensação de rejeição de Deus. Nos afastamos por achar que somos o pior dos pecadores e Deus não nos tolera mais. É uma abordagem vazia de entendimento sobre a graça. Muitas vezes tendendo a um legalismo, sendo rígido com a performance, mas o coração não é transformado, como os fariseus. 

 O segundo pólo, é lidar com graça autoaplicada. Ou seja, sei que sou pecador e  Deus vai me perdoar, então os meus pecados não são confrontados. Eles são apenas acolhidos e tratados com brandura. Dietrich Bonhoeffer chamaria de graça barata, que é esvaziada de valor correto a Cristo e igualmente vazia de poder de santificação. Não serve para nada. É um “cristianismo” que conheço meu pecado e recebo a graça, no entanto, acredito que isso me dá licença para continuar em pecado.

Todavia, o  evangelho vem com o prumo perfeito para nos alinhar. Existe um paradoxo que o cristão sincero vai encontrar: somos piores do que imaginamos, porém mais amados do que podemos pensar. 

CONTRASTE, CONTRIÇÃO,  ADORAÇÃO E ESPERANÇA

Contraste, contrição, adoração e esperança – esse é o caminho glorioso de preparação para a Páscoa. Vamos seguir um caminho das bem-aventuranças que o Senhor deu aos discípulos no Sermão do Monte.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” Mateus 5:3-6

Contraste 

É perceber o seu pecado. Mateus 5 chama de felizes os que sabem que nada têm e feliz os que conhecem sua condição. Quando falamos de observar nossa condição, o objetivo não é exaltar o pecado e o mau, mas apontar para o Deus Santo e o que Ele fez para nos salvar. Imagine você lado a lado com Deus, que tipo de sensação e pensamento isso te desperta? 

Tomar consciência sobre nosso pecado precisa ser algo feito usando o caráter de Deus como lente. Não é frutífero comparar meu pecado com o do meu irmão. Mas quando fazemos essa comparação em relação ao caráter de Deus mostrado nas Escrituras ficamos chocados. É disso que se trata a pobreza do Espírito – consciência da nossa condição diante de Deus. Quanto mais lúcido estivermos sobre Deus, mais sujo e repulsivo o pecado se tornará para nós.

O pastor puritano Thomas Watson disse, “Enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce.”

Contrição 

Estando consciente da nossa condição somos levados ao lamento e ao quebrantamento. A natureza e nós gememos (Rm 8:22-23), porque ainda não somos o que haveremos de ser. Choramos como Paulo em Romanos 7:24 “miserável homem que sou, quem me livrará?”. Assim a  santificação não chegou ao fim, até lá, temos em nós caminhos que ofendem a santidade de Deus. E isso é digno de lamento. Porém, lembre-se: a recompensa aos que choram é consolação.

É nesse estágio o momento para o arrependimento, que a páscoa convida. Essa é a hora de chamarmos pecado de pecado, darmos seus respectivos nomes a eles, confessarmos e nos humilharmos diante de Deus. Cabe aqui fazer uma diferenciação, arrependimento e lamento não é autocomiseração. Por vezes, estacionamos no lugar de comiseração e vitimismo, chorando um choro infrutífero. Uma imagem que tipifica bem isso é o “lamber a ferida” em vez de tratá-la. 

Apenas o arrependimento nos coloca cara a cara com a possibilidade de redenção, ele nos coloca prontos a usufruir da graça que vai nos limpar e santificar. Essa graça é poderosa para atacar e consumir o nosso pecado.

Faço uma pausa da leitura agora para te encorajar a algo. Especialmente nessa preparação para a páscoa que tal convidar o Espírito Santo para sondar o seu coração e ver se não há pecados bem acomodados e carentes de confronto. Traga a luz, por mais assustador que seja para você, Cristo tem a resposta eficaz. O arrependimento vai nos fazer cair na graça redentora de Cristo. 

Adoração e Esperança 

Portanto, ao nos arrependermos o nosso coração será movido por doce adoração, agora de um lugar de humildade – sabendo exatamente quem somos. A alegria da salvação saltará no coração que acabou de receber perdão. 

Na trilha do arrependimento encontramos a capacidade de promover adoração genuína. Humildade é caminhar no conhecimento de quem você é, nem abaixo e nem acima. Estar diante de Deus nos coloca no nosso lugar, o coração humilde adora, e os humildes habitarão com Deus. (Mt 5:4) 

Por último, um despertar pode e deve acontecer, tirando os olhos de nós mesmos para olhar  à nossa volta e vermos que as coisas não estão bem sem Jesus. O mundo precisa de um salvador. Fome e sede de justiça, anseio que Cristo faça com que as coisas se tornem o que deveriam ser. Esse é também um clamor pelo retorno de Jesus a terra, quando ele voltar “o imperfeito será vestido de perfeição” (1Co 13:10). 

PÁSCOA

Assim, o domingo de páscoa vai nos trazer “à memória aquilo que nos dá esperança”: ressurreição. Esse é o fim da história. É a fome e sede por justiça sendo saciada (Mt 5:6). E essa é a nossa esperança. Então, quando lembrarmos do nosso pecado, lamentarmos e nos arrependermos temos uma esperança forte que ainda não somos o que haveremos de ser um dia, do outro lado da ressurreição o desejo eterno do Pai será cumprido: seremos a imagem de Cristo.

Em resumo deixo as palavras de Paulo em Tito 2:11-14

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

 

Sobre o autor

Gabriella Conde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias