Quando ouvimos o termo “cheio do Espírito”, há muitas coisas que vêm à mente. Por exemplo: falar em línguas, manifestação com risos e alegria, choro ou profecia. No entanto, raramente nós associamos “ser cheio do Espírito” aos nossos talentos, habilidades ou trabalho com as mãos para construir algo. E por que nós deveríamos, onde estaria isso na Bíblia? Bem, está em Êxodo 31 e isso aconteceu a um homem chamado Bezalel. Ele buscou seu dom, e viveu cheio do Espírito o seu chamado.

“Disse então o Senhor a Moisés: “Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes sabedoria, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal.” (Êxodo 31:1-5)

Bezalel é a primeira pessoa mencionada a ser cheia com o Espírito de Deus. Mas não acaba aí, Bezalel tinha sabedoria, entendimento e conhecimento em várias formas do artifício. Uma coisa é ter a habilidade para um ofício, mas ser capaz de trabalhar com madeira e todos esses diferentes metais é algo extremamente difícil. Nenhum desses elementos funcionam da mesma forma; as ferramentas são diferentes para cada um. Bezalel era um dos artesãos mais talentosos da sua geração. Ele não era apenas bom, ele era um especialista.

Levando o chamado a sério

Bezalel pode ter sido cheio com o Espírito de Deus para fazer este trabalho, mas ele ainda teve que desenvolver aquelas habilidades por um bom período de tempo para ser capaz de usá-las com aptidão e precisão. Ele teve que escolher, na verdade, desenvolver o que Deus havia colocado nele. Ele poderia ter simplesmente dito: “eu sei que eu posso ser um artesão, mas eu vou fazer outra coisa.” Graças a Deus, esta não foi a postura do seu coração.

O Senhor o chamou e o encheu com o Seu Espírito, e Bezalel buscou seu dom e se desenvolveu em um homem sem igual em sua geração, o qual foi usado para construir primeiramente a tenda do encontro, a arca da aliança e todos os elementos do interior do templo.

Bezalel sabia de uma coisa: o que ele foi chamado para fazer. Ele levou isso a sério e trabalhou e praticou tanto que ele se tornou o melhor do mundo, capaz de construir o que Deus queria construir. Ele era aquele de quem Deus disse: “Eu quero que Bezalel construa o templo”. O entendimento que tinha de seus talentos e a sabedoria para aperfeiçoá-los fez dele criativo e qualificado.

Muitas pessoas estão limitando o trabalhar do Espírito hoje a uma atividade religiosa ou a mecanismos dentro da instituição da Igreja. Não estamos vendo o significado completo de sermos cheios com o Espírito de Deus. Nós não vemos nossos talentos ou habilidades afetando o mundo, por isso nós não os levamos a sério e não nos tornamos excelentes neles. Nós não entendemos como Deus quer que usemos os trabalhos das nossas mãos para a Sua glória.

O Espírito de Deus está em seu trabalho?

Bezalel era uma pessoa normal que estava no mercado de trabalho trabalhando duro todos os dias. Diariamente ele executou o seu melhor trabalho e levou a si mesmo e o seu trabalho a sério. Da mesma forma que este homem encontrou sua identidade em Deus, ele encontrou Deus em seu trabalho. Quando o momento de ser comissionado para construir o templo chegou, ele era um vaso preparado para ser usado por Deus.

Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura. (Pv 22:29)

O Espírito de Deus está em seu trabalho? Você está permitindo que Deus flua através da sua mente e a obra de suas mãos de segunda a sexta? Você está exercendo seu trabalho com excelência? Se não, talvez você ainda não está entendendo como Deus quer impactar a sociedade com a sua vida. Desde o início, tudo o que Ele queria era trabalhar em parceria com a coroa da criação, você. Ele quer levantar trabalhadores para estar diante de reis com a excelência de suas habilidades cultivadas em lugares secretos. Deus realmente deseja a sua grandeza, a questão é, nós desejamos a grandeza que Deus tem para nós?

Este post tem um comentário

  1. Incrível!!!!!!

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar