Algum dia você sentiu-se despertado pela graça? Inundado por um amor que não se pode explicar em palavras? Mas você sabe bem que este amor está dentro do peito, porque pode senti-lo vivo, queimando em seu interior. E a cada despertar de um novo dia, a graça se renova e te completa porque dá sentido pleno a quem você é e em quem você está se tornando.
As misericórdias do Senhor se renovam a cada dia, sim, todos os dias ela se renova. Ele é Fiel para cumprir o que prometeu. Então, olhemos o futuro com muita esperança. Não alheios às tribulações da vida, mas fortalecidos em fé e determinados a prosseguirmos até o fim. Quando faltarem forças para caminhar ou ao sentir enfraquecidos, que despertados pela graça, deixemos que o amor de Deus nos inunde e nos encha de esperança.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” Lamentações 3.22-25
Existe uma grande diferença entre as misericórdias demonstradas pelo homem e as misericórdias de Deus. A misericórdia do homem é finita e até mesmo falha. Nem sempre nossas motivações são genuínas, infelizmente. Mas as misericórdias de Deus são infinitas, pois o Senhor é perfeito em seu amor e todos os dias ele renova este amor sobre nós. E a cruz de Cristo é o ápice desse amor, que levou Jesus a morrer pelos nossos pecados para refazer a ponte entre nós e o Pai.
As misericórdias de Deus não tem fim, elas nunca se acabam, nunca terminam. Ninguém pode enfraquecê-la, deteriorá-la ou quebrá-la. Dia a dia ela voltará a se renovar. Você já parou para pensar no caráter de fidelidade de Deus? Às vezes, não encontramos fidelidade ao nosso redor e nem em nossos relacionamentos. Somos cercados por perseguição, mentiras e até mesmo traições. Muitos de nós já foram ludibriados por aqueles que mais amávamos. Quem nunca sofreu com algum tipo de fofoca e difamação? Mas há em quem se refugiar. Há alguém que mantém a misericórdia e a fidelidade e em quem nós poderemos ser acolhidos e renovados.
Quando Jeremias escreveu Lamentações ele estava no final de sua vida. O livro é uma série de hinos poéticos e fúnebres que revela como o profeta estava se sentindo diante de todos os percalços e destruição de sua cidade. É um convite ao arrependimento, confissão de pecado e retorno ao Senhor misericordioso. Jeremias permaneceu fiel ao Senhor até o fim de sua vida. Ele colocou sua alma em Deus. Ele experimentou da graça mesmo em desolação e terror. Ele colocou o coração no lugar certo e deixou ser despertado pela graça.
Oremos: Senhor, somos tão gratos por tuas misericórdias e queremos que hoje ela invada o nosso coração, a nossa alma e cada um dos nossos relacionamentos. Reconhecemos que não podemos viver sem Ti e não queremos. Obrigada por Tua fidelidade e bondade que direciona e alinha nosso coração. Nós esperamos em Ti, Amado Jesus.