FHOP

Dicas Práticas de Como Estudar a Bíblia

Estudo Bíblico

 

Vivemos em um tempo privilegiado, temos acesso a tantas ferramentas e possibilidades de aumentar o nosso conhecimento a respeito de Deus. Somos responsáveis pela nossa forma de estudá-Lo, e de conhecer sua vontade para a nossa vida e o destino que temos n’Ele. Então vamos nos deliciar em descobrimos quão grande é seu amor por nós, um Deus que ama tão profundamente ao mundo, mas também te sonda e te conhece como indivíduo: “Senhor, tu me sondas e me conheces”! Salmo 139.10

Dentre as várias formas que podemos optar em nosso estudo diário do conhecimento de Deus, podemos utilizar o método indutivo. A primeira fase que podemos utilizar é a OBSERVAÇÃO – Podemos responder algumas perguntas ao observarmos as escrituras: Quem? Onde? Como? Quando? Porque? Você pode se aprofundar na pesquisa, se aprofundar em várias fontes de informação, descobrir os significados dos nomes.

Na segunda fase temos a INTERPRETAÇÃO – Responda à pergunta: o que isso significa? Seja responsável com a integridade da Bíblia, pense no que significou para as pessoas que receberam o fato e no que pode significar hoje. Considere o contexto histórico e pense no que o fato pode significar para você.

Lembre-se de conectar todos os fatos a Jesus e de que as escrituras apontam para o salvador. Olhe para as emoções de Deus e para o seu caráter diante do que está sendo narrado. A Bíblia é um conjunto de livros, é preciso considerar isso quando estiver interpretando. Temos os livros históricos, os profetas maiores e menores, os livros poéticos etc. Saiba sempre que livro você está lendo e em que categoria ele se enquadra.

Independentemente do que você estiver estudando saiba que isso nunca muda a natureza e o caráter de Deus e nem o caráter e a natureza de Cristo. A motivação do Senhor é sempre amor e seu propósito é sempre nos dar redenção, é sempre nos chamar para perto. Lembre-se:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

Aqui em nossa casa de oração nós amamos cantar a Palavra, amamos afirmar a verdade em canções, pois isso enche nosso coração de fé e esperança. Experimente cantar a Palavra, encha a terra da verdade do Senhor.

Deus tem muito a ensinar, você deseja conhecê-Lo mais?

++ Cante a palavra conosco. Assine nossa transmissão ao vivo!

Escrito por Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Atualmente dedica uma parte do seu tempo para ensinar artes para crianças em uma ONG em Florianópolis e outra parte do tempo para trabalhar com justiça social, com foco em tráfico humano. Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Comentários

comentários

Pin It

» Estudo Bíblico » Dicas Práticas de Como Estudar...
Em 16 de junho de 2016

Commentários desabilitados.

« »