Não sei quanto a você, mas esperar é algo difícil pra mim. Esperar e não se cansar de esperar, não desistir, é possível? A palavra nos garante que é:

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Isaías 40:31

Não só é possível, como é essencial ser treinado na espera pra que nosso caráter e perseverança amadureçam.

Na espera nossas motivações mais secretas são testadas. Nossa é provada, nossos alvos são ajustados. Nosso interior é fortalecido e abalado.

Somos uma geração imediatista. Focamos em resultados e gostamos da rapidez que a tecnologia e o mundo moderno nos impõe e propicia.

A espera confronta tudo isso. Nos obriga a desacelerar o ritmo, especialmente quando o que esperamos não pode ser gerado por nosso braço.

Gosto da analogia associada às roupas de linho que os sacerdotes do antigo testamento usavam quando ministravam ao Senhor. Elas simbolizam ausência de suor, ausência de esforço humano, dependência completa dAquele em quem esperamos.

Afinal, nossa vida e o resultado final de tudo que buscamos e almejamos é pra Ele. Começa e termina nEle. Nada mais lógico do que esperar nEle e que o “querer e o realizar” sejam dEle em nós. Fl. 2.13

Quando nos cansamos facilmente, ou temos a sensação de peso excessivo sobre nossos ombros, isso deveria ser um sinal de alerta pra que reavaliemos nossa dependência e confiança no Senhor.

Esperar é diferente de ser passivo, preguiçoso, acomodado ou fatalista. A verdadeira espera envolve fé, envolve maturidade, envolve revelação do caráter de Jesus, que jamais se atrasa, ou nos abandona.

A espera é ativa. Nos projeta na direção de nosso destino com maior rapidez do que qualquer ação de nossa parte.

Gosto de meditar com alguma frequência nos capítulos 38 e 39 do livro de Jó. Quando o “Criador” de todas as coisas entra em cena, e coloca em perspectiva correta todo lamento, ansiedade, dúvida e argumentação de Jó.

Essa verdade de que somos pó e que dependemos dEle sempre me ajuda. Foco no que é importante e elimino o urgente.

Esses capítulos são um bom pano de fundo pra qualquer projeto frustrado, decepção, perda ou qualquer outro aspecto frágil de nossa existência e jornada.

Que o Espírito Santo nos conduza por este caminho da espera. Que a realidade do texto de Isaias 40.31 marque nossa jornada rumo a nosso destino nEle.

Que a espera seja regada de expectativa no Deus que tudo pode e que nos ama acima de nosso entendimento.

Deus abençoe a todos. Tenham uma semana de avanços.

Grace

Grace Wasem, gaúcha, atuou como secretária no mercado de trabalho por 30 anos. Em 2016 vinculou-se ao FHOP como missionária tempo integral. Sonha ver e contribuir para o treinamento de uma noiva apaixonada que clama: Maranatha!

Este post tem 2 comentários

  1. Oi Jennifer! Será um prazer te conhecer. Moras onde? Em Floripa? Podemos combinar de nos encontrar qualquer dia destes.
    Grande abraço.

  2. Quero conhecer vc

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar