Nessas semanas estamos aprendendo as características daquelas pessoas que viraram, estão virando e virarão o mundo de cabeça pra baixo. E temos visto que só existe uma formula: Imitando Cristo e caminhando como Ele caminhou. Parece obvio, não é? É, mas isso não tira o desafiador e gratificante dessa jornada cristã.
PARTIDÁRIOS DE CRISTO
O termo “cristão” foi utilizado pela primeira vez na Antioquia como um apelido para aqueles que professavam serem seguidores de Cristo. Cristão pode ser entendido como “o pequeno Cristo” ou “partidário de Cristo”. Sim, no início, é provável que esse apelido fosse usado como uma forma de desdém ou escárnio. Mas, esse termo foi aceitado pelos cristãos primitivos e nos acompanha até os dias de hoje.
Somos seguidores de Cristo e nosso alvo é viver como Ele viveu, porque O amamos e almejamos caminhar conforme os desejos do Seu Coração.
Na atualidade, muitos duvidam da existência de Jesus, mas ninguém pode ficar indiferente diante da Sua pessoa. Ele viveu de tal forma que temos que definir um posicionamento: O seguimos ou O rejeitamos.
Por isso, se você ama Jesus e deseja ser um imitador dEle, vamos estudar algumas formas de nos parecer mais com o nosso Mestre:
CRESCENDO NO FRUTO DO ESPÍRITO
Jesus, sendo 100% homem e 100% Deus foi nosso maior exponente em caminhar baixo a dependência do Espírito Santo. Ele nos mostra o caminho da dependência absoluta ao Pai. Cada palavra falada vem do Pai, cada doente curado foi por indicação do Pai, cada milagre feito foi pelas instruções celestiais. No livro de Atos, vemos o mesmo padrão nos discípulos ao tal ponto que muitos teólogos sugeriram que seja chamado ao invés do “livro dos atos dos apóstolos” como o “livro dos atos do Espírito”. Em cada evento, em cada projeto ou viagem pessoal percebemos a presença do Espírito guiando, orientando e corrigindo.
Hoje temos como característica de um cristão que este desenvolva o fruto do Espírito (Gálatas 5:22 -25) como reflexo da vida de Cristo gerada em nós. O fruto, composto por: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio são desenvolvidos por meio do nosso relacionamento com o Espírito. Muitos cristãos lutam pelas próprias forças para gerar esse fruto, sem sucesso porque isso não depende deles.
Para desenvolver o fruto do Espírito é preciso caminhar num relacionamento com Deus, conhecer da sua palavra e caminhar em obediência. O apóstolo Paulo sinala em Romanos 8:14 que são filhos de Deus aqueles que são “guiados pelo Espírito”, não aqueles que “tem” o Espírito, isso implica que o Espírito deve ter um papel ativo e protagonista nas nossas vidas e quanto mais próximos ficamos dEle, mas podemos conhecer do Seu coração e agir como Ele.
CRESCENDO NA VERDADE
Jesus falou: “Conhecereis a verdade e ela os fará livres”, e também Ele apresentou-se como a Verdade. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). Por isso, conhecer a Bíblia, permanecer nela nos leva para o relacionamento íntimo com Aquele que é a Palavra de vida.
Uma forma de revolucionar nosso entorno é não acreditando nas mentiras que o sistema imoral deste século quer nos impor. Conceitos sobre o que é ser bem sucedido, de como deve ser vivenciada a feminilidade ou a hombridade são ensinos que já temos na Bíblia e precisamos crescer no conhecimento da Palavra, porque ela revela a Verdade. Ela revela a pessoa de Jesus, o seu plano perfeito para a humanidade ou seja nós, coerdeiros com Cristo.
Precisamos urgentemente voltar uma e outra vez para as Sagradas Escrituras, pois nela nós achamos vida, graça e fortaleça para ser direcionados, ela é a nossa bússola que nos leva para Jesus.
CRESCENDO NA GRAÇA
Jesus foi aquele que não fechou a porta ante aqueles marginais da sociedade da sua época. As pessoas indignas ficavam perto e seguiam-no, foi assim que pessoas como Maria Magdalena e Zaqueu não só se aproximaram para Jesus senão que as suas vidas foram transformadas por completo!
Nós, como cristãos podemos ser essas mãos que acolhem como acolheu Jesus. Ser essas mãos que acolhem com graça e misericórdia para com os que nos rodeiam.
Podemos fazer a diferença no nosso entorno. Podemos mostrar graça para com os nossos parceiros de trabalho, escola, para os nossos empregados ou mesmo para o nosso vizinho que faz coisas pra nos deixar chateados, como deixar o lixo no lugar errado!
VIRANDO O MUNDO DE CABEÇA PARA BAIXO COMO CRISTO
È no dia a dia, no rotineiro da nossa vida onde marcamos a diferencia. É no nosso caminhar diário, com a nossa família, parceiros e pessoas que nos rodeiam onde podemos derramar o amor, a graça e a verdade através da vida de Cristo que é gerada em nós.
Vivamos conforme fomos chamados, vivamos conforme a nossa identidade somos “pequenos Cristo” na rua, no trabalho ou onde for, espalhando a Verdade que habita em nós.
Este post tem um comentário
Amém!!