O Dia do Senhor e seus atalaias

Muitas passagens bíblicas falam a respeito do Grande Dia do Senhor, como algumas também falam de um “Grande e terrível dia”. Mas o que é esse grande dia do Senhor?

O Dia do Senhor aparece na Bíblia mais de 100 vezes, como podemos ver em algumas passagens:

A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos. 19 Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.
Isaias 2:17-19

 

Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.
Amós 5:18

 

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
2 Pedro 3:10

Porém, ao falarmos sobre o Dia do Senhor nas Escrituras, vamos enfrentar duas realidades sobre esse dia: uma positiva e outra negativa, e vamos ver como ambas se desenvolvem.

Realidade positiva

O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar? Joel 2:11

O Dia do Senhor será grande

Certamente, esse será um dia de glória, a igreja estará no seu ápice, o Espírito e a noiva estarão dizendo: “Vem” (Ap. 22:17). Além disso, é grande esse dia porque Ele mostra Seu grande poder para que todos vejam de uma maneira incomum. Logo, este dia indica um período de tempo único quando Deus age com manifestações incomuns de poder vistas na terra ao libertar Seu povo e julgar Seus inimigos.

Além disso, o grande dia está relacionado a um grande derramar do Espírito sobre toda a carne (Aqui teremos o maior avivamento já visto na terra). Ou seja, avivamento é quando Deus vem e faz morada no meio do seu povo.

A glória do Senhor virá

Assim, quando as trevas estiverem sobre a terra, a Glória do Senhor virá. A igreja não estará naqueles dias em que parece que precisa empurrar para “pegar no tranco”. Pelo contrário, a igreja estará incendiada de desejo pelo seu noivo.

Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu.
Isaias 60:1-3

Portanto, essa não é apenas uma experiência de Sião, ela destina-se a uma necessidade do mundo, que anseia pelo resplandecer e o irromper da luz do Senhor em Sião. Assim, a glória aparecerá e, então, tirará as nações das trevas em sua luz.

A igreja será madura e consciente

Um outro aspecto dessa realidade positiva é que a igreja dos últimos dias é uma igreja que não negocia valores, ela não estará em negociatas políticas, em concordância com ideologias, ela será uma igreja madura e consciente.

Dessa forma, não podemos ter medo de viver nessa terra, mesmo sabendo que ela será assolada por grandes tribulações. É necessário olhar com os olhos corretos a respeito das tribulações que estão por vir. Pois pode ser que essas tribulações sejam um mecanismo de Deus para preparar sua noiva para o grande casamento.

Contudo, vimos na história da igreja, uma vida de lutas, perseguição e com isso a igreja se tornava cada vez mais santa, sólida e cada vez mais forte. Além do mais, nós somos resultado de uma fidelidade histórica. Pessoas morreram para preservar a mensagem que carregamos hoje. Por isso, o grande e terrível dia do Senhor será histórico e sem precedentes.

Além disso, vamos ter uma grande colheita perto do fim e a igreja experimentará uma unidade como nunca antes.

O dia do Senhor será glorioso

Outra coisa que deverá ser majestosa, é que a bíblia fala que o sol perderá seu brilho, pois o Senhor brilhará sobre seus escolhidos, Ele será a própria luz!

Além disso, cada injustiça feita sobre a terra, será julgada por Jesus, Ele é fiel e verdadeiro. Ele virá para Israel e de lá cobrará toda injustiça feita a seu povo.

Por essa razão, nosso desejo deve ser como o do apóstolo Paulo:

Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8

 

Realidade negativa

Os aspectos que veremos agora podem ser um pouco chocantes para aqueles que possuem uma visão um pouco romântica a respeito de Jesus. Portanto, de acordo com a progressão da história, estamos no tempo da misericórdia. Assim, ainda há tempo para que aqueles que estão longe do Senhor possam se aproximar.

Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo. Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado. Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me apoiar; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. Na minha ira, pisei os povos, no meu furor, embriaguei-os, derramando por terra o seu sangue.
Isaias 63:1-6

O justo juiz julgará as nações

O Senhor começa dizendo o que fará, a figura do lagar é destacada aqui. Dessa forma, Ele pisará as uvas, e estas, serão as nações que O rejeitaram, os Seus inimigos  e de seu povo. Contudo, no texto de Isaías 63, vemos que Ele o fez sozinho. Isto é, dentre todas as nações ninguém se levantou para ajudá-lo.

Aqui, vemos uma imagem de Jesus totalmente diferente daquela que estamos acostumados a ver em quadros renascentistas ou em alguns filmes. Geralmente, vemos nesses exemplos, um Jesus que é somente afetuoso. E portanto, sem nenhuma referência ao justo juiz que julgará as nações. E Ele julgará toda injustiça praticada nessa terra.

O terrível dia do Senhor

Assim, o justo juiz pisará as nações em sua ira, e suas roupas ficarão salpicadas com o sangue delas. Portanto, para os rebeldes, este será o tempo de julgamento mais severo já visto na história (Ap. 6-20). A dimensão “terrível” do Dia do Senhor fala de julgamentos contra o império do Anticristo nos julgamentos do selo, trombeta e taça (Ap. 6; 8-9; 16-19).

Os pecados crescerão no final dos tempos

A Bíblia nos aponta que quatro categorias de pecado crescerão no final dos tempos:

Nem ainda se arrependeram dos seus assassinatos, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.
Apocalipse 9:21

Estudos indicam que hoje, o solo da América está contaminado com o sangue de 50 milhões de bebês que foram abortados nos últimos 30 anos. No entanto, o “movimento de assassinato” apenas começou. Muitos se entregarão a essa prática nos dias vindouros.

A perversão da Internet atingirá novos níveis de escuridão nos próximos dias. Satanás usará todos os recursos da tecnologia para levar a perversão sexual as níveis mais perversamente corruptos. Assim como, o ocultismo também encherá a terra, e o roubo que aumentará em proporções dramáticas.

Porém, o resultado dos julgamentos do Dia do Senhor é que um terço da população da Terra morrerá de maneira não natural. Suas mortes estão relacionadas ao julgamento de Deus. (Ap 9:15).

Os atalaias ou intercessores

Mas o que os atalaias tem a ver com tudo isso que acontecerá? O que o Senhor espera de nós para esses momentos que estão por vir? A mesma coisa que Jesus pediu a seus discípulos enquanto ele foi orar no Getsêmani.

Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. Mateus 26:37,38

O atalaia é aquele que olha atentamente para Deus que é o Atalaia Principal, vendo-o em Sua Temível e majestosa glória e observa o que Ele faz. Todos no corpo de Cristo são chamados a serem atalaias do Dia do Senhor. Isto é, estar atento a Ele, e vendo as coisas mais nitidamente pelos olhos de Deus e pela sua palavra.

Um atalaia ouve claramente e obedece a voz de Deus. Como também é fiel na prática de todos os aspectos da vigilância, conforme conduzido pelo Espírito Santo. Assim, ele está preparando o caminho para o Messias.

Preparando o caminho do Senhor

Isaías fala algo extremamente revelador a respeito de ser uma atalaia, olhe o que ele fala em Isaías 59:16 e 63:5

Ele viu que não houve ninguém, admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio Isaías 59:16

Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me apoiar; Isaías 63:5a

 

O Senhor olha ao Seu redor para ver se entre o povo há alguém que sirva de “ajudador” ou “intercessor” para dar fim a essa situação, para restaurar o juízo e propiciar salvação. Quando vê que não há ninguém, decide se coloca pessoalmente, ajuda­do apenas pelo Seu “braço” (isto é, Sua força) e sustentado pela Sua “justiça” (isto é, Seu zelo pelo juízo; cf. 63.5).

Os dias que antecedem o retorno de Jesus, serão dias onde os atalaias estarão conscientes das suas práticas, como acontecia no passado, onde atalaias eram aqueles que anunciavam a chegada de reis e também de ataques de povos.

Existe uma canção que descreve o ministério dos atalaias de Himmie Gustafsson: “Eu ouço um som”

Eu ouço um som vindo da montanha,
Eu ouço mais alto a cada dia…
Eu vejo o Rei que se levanta da montanha,
Eu O vejo claramente cada dia…
E Ele diz, “Prepara-Me o caminho”
Prepare o caminho para Mim, Prepare o caminho para Mim,
Prepare o caminho do Senhor.

Dias difíceis virão

Os dias estão ficando cada vez mais difíceis, o dia do Senhor está cada vez mais próximo, com isso precisamos ter a clareza dessas coisas. Portanto, queria convidar você hoje a olhar para os acontecimentos futuros, não com medo, mas sim com esperança.

A Igreja estará presente e vitoriosa através dos eventos descritos no livro do Apocalipse. Esta será a hora mais gloriosa da Igreja em toda a história! Assim, o glorioso resultado será um grande número chegando ao conhecimento salvador de Jesus. Eu acredito que mais de um bilhão de almas serão salvas. Este Dia será caracterizado pelo maior número de almas já alcançadas na salvação e distinguido pelos níveis mais profundos de amor maduro.

Vamos ficar atentos, e preparados para o Dia do Senhor!

Que Deus te abençoe.

 

Sobre o autor

Cleber Nardon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias