Em tempos onde todo texto bíblico se torna um princípio para o favorecimento pessoal, como confiar e realinhar a vida para confirmá-la à Palavra de Deus? Como viver o Princípio de contemplar e se tornar como Cristo?
Na nossa plataforma de ensino, temos uma disciplina chamada: A Majestade de Cristo. Assim, em uma das aulas, o professor Allen Hood ensina sobre o princípio de contemplar e se tornar, e podemos chamá-lo de Princípio porque está em uma epístola paulina dirigida a uma comunidade cristã que vivia em Corinto.
Assim, em 2 Coríntios 3, Paulo nos ensina sobre a glória da nova aliança, que é superior à aliança antiga, baseada na Lei de Moisés. Portanto, esta não conduzia as pessoas à liberdade, porque o véu ainda estava sobre ela. Mas Jesus Cristo, o único capaz de fazê-lo, rasga o véu quando morre na cruz há cerca de dois mil anos atrás.
“E não somos como Moisés, que colocava um véu sobre o rosto, para que os israelitas não fixassem os olhos no restante da glória que se dissipava. Mas a mente deles tornou-se insensível. Pois até hoje, quando ouvem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece e não lhes é retirado, pois somente em Cristo ele é removido. Sim, até hoje, sempre que Moisés é lido, há um véu sobre o coração deles.” 2 Cor. 3: 13 – 15
Sendo transformados è imagem de Cristo
Portanto, quando alguém se converte, o Espírito Santo traz a liberdade e com a face descoberta é possível contemplar a glória do Senhor. Sendo assim, aquele que está contemplando a Cristo é transformado de glória em glória na sua imagem!
“Contudo, quando um deles se converte ao Senhor, o véu é retirado. ‘O Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade’. Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho* a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, que vem do Espírito do Senhor.” 2 Cor. 3:16-18
Deus deseja ser contemplado
Então, quando falamos sobre imagem, podemos voltar onde, na Bíblia, essa ideia foi mencionada pela primeira vez. Isso se dá em Gênesis 1, quando o SENHOR decidiu criar o homem segundo à sua imagem e à sua semelhança.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre o gado, sobre os animais selvagens e sobre todo animal rastejante que se arrasta sobre a terra. ” Gen. 1:26
Por isso, quando Deus visitava o homem e a mulher na virada do dia era para ser contemplado por eles Assim, a partir da contemplação eles dominavam sobre a criação sendo a imagem Dele sobre a terra.
Assim, os planos de Deus continuam imutáveis. Na impossibilidade do homem estar na presença divina depois da queda, o Senhor decidiu revelar-se aos homens, e essa revelação é progressiva na história da humanidade, mas na plenitude dos tempos, Deus envia Jesus Cristo nascido de uma mulher.
“No passado, por meio dos profetas, Deus falou aos pais muitas vezes e de muitas maneiras; nestes últimos dias, porém, ele nos falou pelo Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem também fez o universo. Ele é o resplendor da sua glória e a representação exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder e tendo feito a purificação* dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, tornando-se superior aos anjos, a ponto de herdar um nome mais excelente do que eles.” Heb. 1:1-4
Como podemos contemplar?
Vamos fazer a pergunta mais prática: como podemos contemplar a Jesus Cristo hoje, se Ele está assentado à destra do Pai nas alturas? Pela meditação na Palavra de Deus, a Bíblia nos revela Jesus! De forma prática, onde nossos olhos estão colocados? Onde nós passamos mais tempo contemplando, ou o que temos contemplado? Nos tornamos aquilo que contemplamos!
- Separe um tempo diariamente para meditar nas Escrituras, não precisa ser, necessariamente, muito tempo, o mais importante é que seja todo dia. Se for 15 minutos, seja firme, decidido, e invista esse tempo diariamente!
- Se possível, escreva a Palavra, separe um caderno e escreva, sim, escreva, não digite! Escreva versículos específicos e coloque onde você consiga ver várias vezes por dia.
- Marque sua Bíblia, pinte com cores que tenham significado, faça desse tempo um momento de alegria!! Você está contemplando a Deus!
Quezia Monte – Facilitadora da Fhop School