Muitas vezes estamos diante da possibilidade de decidir sermos omissos ou nos posicionarmos. Qual deve ser nossa decisão? Omissão ou posicionamento?

Vejamos o significado e conceito das duas ações:

Posicionamento é a ação de se posicionar em relação a algo, ou seja, tomar uma atitude e assumir um partido sobre determinado assunto.

E omissão é deixar de fazer ou dizer alguma coisa. Também pode ser entendido como deixar de lado, desprezar ou esquecer algo ou alguém.

Observe a história

Quero trazer alguns exemplos para você. Acredito que conheça a história de Ester. Quero começar falando com você sobre algo que Deus me apontou nessa história: o posicionamento que foi exigido de Ester.

Ester passou por isso quando seu povo foi perseguido e ela teve que tomar a decisão de lutar pelos judeus mesmo em meio à ameaça contra sua vida.

Deu-lhe também uma cópia do decreto que falava do extermínio, que tinha sido anunciado em Susã, para que ele o mostrasse a Ester e insistisse com ela para que fosse à presença do rei implorar misericórdia e interceder em favor do seu povo.
Hatá retornou e relatou a Ester tudo o que Mardoqueu tinha dito.Então ela o instruiu que dissesse o seguinte a Mardoqueu:
“Todos os oficiais do rei e o povo das províncias do império sabem que existe somente uma lei para qualquer homem ou mulher que se aproxime do rei no pátio interno sem por ele ser chamado: será morto, a não ser que o rei estenda o cetro de ouro para a pessoa e lhe poupe a vida. E eu não sou chamada à presença do rei há mais de trinta dias”.
Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, Ester 4:8-12

Observe o que Mardoqueu respondeu

mandou dizer-lhe: “Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará,
pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? ”
Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu:
“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. Ester 4: 13-16

Quando podemos fazer algo de bom, quando podemos nos posicionar, seja através de palavras ou atos, mas não fazemos, estamos sendo omissos.

Cada vez mais será exigido de nós que tenhamos uma postura assertiva quanto a vida e tudo o que temos visto acontecer na história.

Outra história que mostra que precisamos nos posicionar quando isso nos é exigido é a de Davi e Golias.

Davi, conforme a palavra mostra, tinha ido levar comida para seus irmãos e encontrou Golias. Um homem grande que fazia parte do exército inimigo. Naquele momento o filisteu estava afrontando o povo de Israel. Observe o que Davi falou e o que ele fez:

Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” 1 Samuel 17:26

Escolha se posicionar hoje

Quando lemos essa história toda, vemos que o pastor de ovelhas se posicionou diante da afronta que estava sendo feita contra o seu Deus e o seu povo. Mesmo não fazendo parte do guerreiros que tinham ido à guerra, Davi não recuou diante da afronta e se posicionou. Ele fez daquela afronta uma oportunidade para que Deus mais uma vez mostrasse Seu Poder.

e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! “
E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”. 1 Samuel 17: 44-47

 

Que sejamos como Ester e Davi, que não venhamos nos omitir quando for exigido de nós um posicionamento. Diante de nós sempre estarão os dois caminhos, nos omitir ou nos posicionar.

Fale a verdade, pratique o bem, assuma o seu lugar na história e deixe Deus fazer com que sua vida seja um exemplo a ser seguido.

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. Romanos 12:21  

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop - Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Este post tem 2 comentários

  1. O que mais precisamos ver em nossos dias e o posicionamento correto, mas infelizmente está resposta tem sido omitida por quase todos.

  2. Muito edificante!

Deixe uma resposta

×

Carrinho