Preciosa Alegria

Uma preciosa alegria

Uma das descobertas que revolucionaram a minha vida devocional com o Senhor foi entender que o lugar de oração é um lugar de alegria.

Davi foi um dos personagens da bíblia que descobriu profundamente essa verdade. Podemos constatar isso em vários dos seus salmos, mas cito um em especial aqui, o de número 16, verso 11, onde ele declara: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

E se nós olharmos mais a fundo para a trajetória de Davi entraremos em um consenso de que ele foi um indivíduo gerado e amadurecido em ambientes de rejeição, de falta de afeto reconhecimento pelos seus pares.

Davi sabia onde buscar refúgio

Na cena onde Samuel ungiu o novo Rei de Israel ele não estava na mesa da comunhão com os irmãos, o que seguramente pode-se concluir que Ele não era bem quisto como os demais da casa; depois da unção que recebeu para ser o Rei passou a ser perseguido por Saul por vários anos, passando por estações de perseguição e aflições, até chegar no lugar onde Deus prometera. Mas nesse ínterim, nesses anos de preparação que foram recheados de rejeição e perseguições.

Davi escreveu vários salmos e em muitos deles exaltando que no lugar de intimidade com o Senhor se encontrava abundância de Alegria. Nas suas inconstâncias emocionais e sentimentais Davi sabia onde buscar refúgio e o antídoto para sua tristeza, para seu desgosto, para suas crises.

Davi pode ser considerada uma figura profética para os nossos dias, o qual serve de ensino e inspiração de como devemos lidar com a nossa vida cotidiana. Em meio as nossas batalhas e guerras; em meio as nossas aflições; em meio aos processos de rejeição e perseguição, há um lugar onde nós temos fartura de alegria; há um lugar onde nós somos reabastecidos e reanimados para poder seguir em frente.

Quero voltar ao começo dessa reflexão onde comecei dizendo a respeito de descobrir o lugar de oração como um lugar de alegria. Falo isso por que por muito tempo o lugar de oração para mim era traduzido em lamento e em batalha; viver assim muitas vezes nos empurra a portar e pregar a mensagem do Evangelho de forma pesarosa, de forma embrutecida.

Quando acessamos a alegria do Céu

Os lábios só falam do que o coração está cheio. Queridos quando acessamos a alegria do Céu nosso coração se enternece; a própria Escritura afirma que o coração alegre aformoseia o Rosto; ficamos até mais bonitos. Está escrito em Isaías 56:7 que a Casa do Pai seria/será chamada Casa de Oração e por assim dizer também Casa de Alegria.

E o mais incrível meus amados é que essa Casa, no mais adequado entendimento, somos nós. Ele escolheu vasos de barro para derramar do Seu óleo de Alegria.

Davi abriu o Caminho, mas hoje nós temos dessa plena alegria morando Dentro de Nós. A própria Escritura Afirma que o fruto do Espírito é Alegria (Gálatas 5:22). Sendo assim, o processo natural de quem vive no Espírito e Pelo Espírito é o de Ser Alegre. Não apenas Temos Alegria, mas somos ministros de Alegria.

É sábio ressaltar as advertências que o nosso Sumo Sacerdote nos deu, de que no mundo teríamos aflições, de que passaríamos por adversidade, de que teríamos o dia mal. Mas o mesmo Sumo Sacerdote nos assegura de que devemos decidir pelo bom ânimo, pois Ele Venceu o mundo, e Nele somos também vitoriosos. Em suas ultimas palavras antes do martírio o Senhor Jesus disse aos discípulos, na ocasião da ceia, preparando os discípulos para aquilo que estava por vir, Ele disse “eu vos tenho dito essas coisas para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa alegria seja plena” (João 15:11)”.

Ungido com óleo de alegria

Amados, há deleite na jornada de quem caminha com Jesus. Isaías disse que Ele foi ungido com óleo de alegria e a mesma unção que estava sobre nosso Senhor está sobre nós, por meio de Seu espírito que em nós habita. Eu quero viver esse Evangelho; eu quero pregar esse Evangelho.

Não seremos turbados da tristeza e do desânimo. Ambos fatalmente ocorrerão em nossa jornada. Mas como disse Paulo, é uma leve e momentânea tribulação que produzirá em nós um peso de gloria eterno (2 Coríntios 4:17).

O Senhor tem uma alegria para nós que não depende das circunstâncias; há algo em nós que esse mundo carece; e o que está em nós é pleno, é excedente. Vá ao lugar Secreto e seja cheio da alegria do Espírito Santo. Numa geração que tem sido batizada como a geração da depressão, saibamos nós, que a alegria do Senhor é a nossa força. Sejamos nós ministros dessa alegria. Alegrai-vos meus amados. Alegrai-vos! Decida ser alegre!

Sobre o autor

Rogerio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias