“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei”. – 1 Corintios 13:2
Mesmo que eu possua o dom de profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência.
Existem muitos que são eloquentes em suas palavras, usam belas peças de roupas e que possuem muito conhecimento. Muitas vezes somos como esses de boa aparência, de fala polida e de comportamento impecável, mas por dentro desconhecemos o sentido do amor. Não construímos dentro de nossos corações o desejo ao AMOR de Deus.
E é isso que o escritor fala. Não adianta possuirmos todos os dons, sermos conhecedores de todos os mistérios da vida, se não crescermos ou cultivarmos o amor? Pois nada disso fará sentido. Do que adianta belas profecias se aquele que é o AMOR não se faz presente nessas profecias, se o amor não é o fundamento absoluto que regerá nossas vidas?
O que nos faz ser grandes perante ao senhor não é o grande impacto que nossas belas pregações fazem. Sabemos que os sermões que tocam a nossa alma são maravilhosos e devem ser realizados com todo temor e zelo, mas não o sobre o “consegui desenvolver a minha caminhada (obras)”. Às vezes fazemos da nossa vida espiritual um mero existir, uma rotina, ou sobre o que o Senhor quer de mim.
Ele quer que entendamos que o AMOR é o MAIOR ..“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” – 1 Corintios 13:13, e ainda tenhamos uma fé capaz de mover montanhas. Somos ensinados a crescer em FÉ, somos ensinados que a vida é difícil e que sem fé não alcançamos nada, e esquecemos que o que nos motiva durante a jornada pela fé é o amor.
Você já imaginou o quanto seria cansativo se vivêssemos apenas em fé? O que realmente nos motivaria? O que nos acordaria toda manhã, qual a esperança de vida, seria a fé? Ou seria o AMOR? A fé que atua pelo amor.” (Gálatas 5.6)
Cresçamos em fé, sabendo que o amor é a nossa motivação, que DEUS é a nossa motivação de vida e vida eterna.