Ter fé é temer a Deus

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”  Hebreus 11:7

Ter fé é temer a Deus. Mas, existem 2 tipos de temor descritos na Bíblia. Um desses tem pavor e terror do Senhor, este é um temor ruim que tem medo de Deus, que foge de Deus.

O que é verdadeiramente temer a Deus?

Se você está em Cristo, estamos falando de um temor reverencial. Para o justo, temer ao Senhor não é ter medo de Deus, mas ponderar como viver a vida com reverência.

Temer ao Senhor é ficar maravilhado com a grandeza de quem Ele é, nosso coração é tomado de reverência por sua santidade e majestade.

Noé foi temente à Deus. O Senhor havia anunciado a ele que iria julgar a terra, então Noé movido por santo temor acreditou naquilo que Deus falou.

A construção da arca durou por volta de 120 anos, Noé deu boa parte da sua vida para construir uma arca, porque Ele confiava em Deus.

A postura de Noé de reverência e obediência mostra que ele foi movido pelo temor do Senhor – e é isso que o sustentou todos esses anos a fazer a vontade Deus.
Noé temeu ao Senhor e em reverência cumpriu tudo o que Deus falou para que fosse feito, ele creu até o fim.

Jeremias 32.40 – O temor do Senhor é um presente de Deus, algo que Ele coloca em
nossos corações;
Filipenses 2.12 – É um presente que não tira nossa responsabilidade de continuar
caminhando com temor e tremor;
Salmos 130.3-4 – O temor divino é um fruto do perdão;

Por que temer?

O temor do Senhor nos ajuda entender quem Deus é e isso nos impede de caminhar no pecado. Ele é digno de reverência, e se eu estou pecando, eu não estou dando a reverência que lhe é devida.

Se não há o temor do Senhor, cada um vive segundo sua própria vontade, segundo aquilo que acha certo, é o temor do Senhor que nos ajuda a nos afastar do pecado.

O Senhor nos presenteia com a vida e nós temos a responsabilidade de viver de tal forma que iremos glorificá-lo, que iremos viver temendo a Ele numa fé verdadeira.

Se nós temermos a Deus, isso nos livrará de outros temores, outros medos. Noé não temeu estar errado, porque ele creu nas verdades de Deus. Porque se Deus prometeu algo, Ele irá fazer.

Precisamos do temor do Senhor aceso em nossos corações. Que nós vivamos uma vida que é governada pelo Senhor, com os joelhos prostrados diante dele, como sacrifícios vivos diariamente à Ele – porque nós tememos a ele
porque Ele é digno e nós sabemos quem Ele é.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário