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7 dicas para ir mais profundo em Deus

Vida cristã

Não importa há quanto tempo você começou a sua jornada com Cristo ou o quanto você já sabe Dele, há sempre muito mais para conhecer e descobrir sobre o Senhor, afinal, Ele é uma fonte inesgotável! É sempre possível ir mais profundo em Deus.

Se você deseja isso, é preciso se aproximar das águas e dar um passo de cada vez. Fazendo isso não há dúvidas de que você irá descobrir as riquezas insondáveis do conhecimento de Deus!

A seguir você terá 7 dicas para ir mais profundo em Deus!

1. Ore 

O fundamento de todo bom relacionamento é a conversa, por isso além de reservar um tempo diário de oração devemos fazer da nossa rotina um constante diálogo com o Senhor. É mais simples do que imaginamos, conversar sobre o dia a dia com o Espírito Santo, fortalece a nossa confiança no caráter de Deus e nos dá uma perspectiva correta sobre as situações da vida.

“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17

2. Guarde o seu coração

Se o coração é de onde procedem todas as nossas ações e reações, precisamos estar atentos com o que o alimentamos. Cerque-se da verdade, valorize amizades que te edificam. Seja diligente quanto ao que você ouve e vê. Se desvincule de todo o lixo que te mantém na superfície.

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33

3. Conte com o Espírito Santo

O Espírito Santo não é apenas uma sensação, Ele é uma pessoa, o próprio Deus. Reconheça sua necessidade diante Dele, pois Ele é o seu ajudador. Não podemos dar nenhum passo além no conhecimento de Deus sem o Espírito da Verdade.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:16,17

4. Crie raízes na Palavra

O Evangelho vai muito além da experiência, por isso não se apegue ao que você já viveu, antes deposite sua fé na Palavra que não passa. Dedique-se diariamente ao estudo da Bíblia, faça dela o seu tema de meditação, você pode começar com pequenas porções ou apenas um versículo.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Mateus 7:24-27

5. Dê um passo de cada vez

Estabeleça passos práticos e seja disciplinado, tenha uma rotina, mas não se frustre se de vez em quando as coisas não acontecem como planejado, há graça suficiente para você. O Senhor não mede nossa fidelidade pela performance, mas pela disposição do nosso coração. Deus não está com pressa, Ele é paciente e nos conduzirá a uma fé firme e constante.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18

6. Não se compare

É importante termos referências e exemplos de fé, mas sua jornada com Cristo é única e pessoal, por isso não se compare com os outros. A vida cristã não é uma competição, ela é sobre caminhar sobre as pegadas de Jesus e viver como Ele viveu.

“Pense o tal isto, que, quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes. Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento. Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós; Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo, Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.” 2 Coríntios 10:11-17

7. Mantenha seus olhos em Jesus

O propósito da vida é conhecer Jesus, ir mais profundo em Deus, independente de onde isso irá te levar, de que títulos irá te trazer ou te tirar, no final das contas toda nossa vida é simplesmente sobre Ele. Por isso, fixe seus olhos em Jesus, Aquele que é fiel para te conduzir até o fim!

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.” Hebreus 12:1-3

Minha oração por você hoje é que você vá,a cada dia, mais profundo em Deus!

Nós vivemos em meio a um mundo caótico que, em todo tempo, demanda nossa atenção e consome nosso tempo e energia. Porém, a Bíblia diz que uma coisa deve estar acima de todas  as outras: A palavra de Cristo.

Somos chamados a deixar que a palavra de Cristo reine e habite em nossos corações. Esse chamado, ou esse mandamento, demanda obediência da nossa parte para que isso se cumpra. Exige uma resposta, um posicionamento e nos chama a redefinir prioridades em nossa vida.

“A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos
outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração.”  Colossenses 3:16

A Palavra de Deus e a habitação

A palavra de Deus precisa fazer morada em nossas vidas. Não devemos tratá-la como um “convidado”, mas ela deve habitar como um morador permanente – a Palavra deve ter todo o acesso e controle em nossa vida.

Quando a palavra de Deus encontra habitação, ela traz coisas boas para nós, como por exemplo: a convicção dos pecados (a necessidade de arrependimento, por meio do qual alcançamos perdão e graça), e conforto em meio à dor (a Palavra é um bálsamo para as dores mais profundas do coração).

O mandamento paulino não se aplica de maneira individual apenas, mas no coletivo – o texto enfatiza a reunião corporativa da igreja.  Pois, é na congregação dos santos, na pluralidade da fé, que a palavra de Cristo habita ricamente.

Nesta época de conteúdo ilimitado e individualismo, os cultos presenciais e corporativos ainda são essenciais.
O Novo Testamento prioriza a pregação do evangelho como forma de ensinar e aconselhar na igreja. O ensino corporativo foi a base da igreja primitiva. A igreja de Atos se reunia para ensinar e aprender a respeito de Cristo (At 5:42).

A palavra de Cristo é ensino e exortação.

Por isso, a reunião dos santos deve ser um lugar de ensino e exortação – ambos os lados são necessários para a fé cristã. Ao servirmos uns aos outros, devemos também nos provocarmos à santidade e retidão.

Sabedoria é conhecimento aplicado. É tolice aprender muitas coisas e não aplicar aquilo que aprendemos. O mesmo pode ser dito quando conhecemos a Bíblia e não a aplicamos.

Somos alertados a não nos submetermos a ouvir a palavra de Deus e nada fazer a respeito (Tiago 1:22-24). Que sejamos mansos e humildes diante de Jesus. Reconhecendo nossos erros e sendo rápidos em nos arrepender, realinhar nossa vida e nossas prioridades.

Podemos sentir a doce exortação do Espírito Santo através do ambiente de adoração congregacional. Cantar não é apenas uma tradição ou um aquecimento para a pregação, mas também é uma forma pela qual as boas novas de Cristo entram nos corações das pessoas e transformam as suas vidas. Por isso, as canções devem ter uma boa teologia e ser cheias de verdades sobre as Escrituras.

O único pré-requisito bíblico para cantar é ter um coração cheio de gratidão. Visto que, fazemos isso adorando com fervor, cantando com sinceridade e entregando verdadeira adoração ao Senhor.

É dessa maneira que acendemos a chama espiritual uns nos outros.

A vida de fé não foi chamada para viver a sós. Devemos lembrar uns aos outros da entrega, da sinceridade e do júbilo no lugar da oração. Assim, exortamos uns aos outros na congregação dos santos.

Deus decepcionado, eu frustrado. O que a mensagem da graça de Deus nos ensina?

Nosso coração foi doutrinado a acreditar que Deus está frustrado e decepcionado conosco. É fácil crer que dificilmente “Ele se agradaria de nós, pois Ele é muito irritável e exigente”.

Durante toda a vida crescemos ouvindo e construindo uma imagem de Deus – grande parte dela distorcida. Inúmeras vezes ouvimos dos nossos pais: “não faz isso que Deus castiga”, “Papai do céu vai ficar triste com você”, e várias outras frases com estas. Depois de crescermos essas vozes amadurecem, mas a mensagem é a mesma.

Se torna inevitável, diante desse pensamento, nós mesmos não ficarmos frustrados com nossa vida cristã. É tudo uma questão de expectativa e realidade. Se a realidade fica aquém da expectativa, nasce a frustração.

Insistimos em acreditar que Deus tem grandes expectativa sobre nossa performance. Porém ao nos deparamos com nossa realidade, cheia de fraqueza e envolvida por uma natureza caída o que sobra dessa equação é apenas frustração. Mas os pensamentos de Deus não são como os nossos (Is 55:8).

É BOM DEMAIS PARA SER VERDADE?

Preciso dizer que a mensagem da graça é umas das coisas mais lindas, confrontantes e humilhantes que devemos aprender e entender como cristãos. A mensagem da Graça é uma daquelas notícias que pensaríamos:

É bom demais para ser verdade, Mas é verdade, graças a Jesus Cristo!

Podemos então nos vangloriar de ter feito algo para sermos aceitos por Deus? Não, pois nossa absolvição não vem pela obediência à lei, mas pela fé. Portanto, somos declarados justos por meio da fé, e não pela obediência à lei. (Rms 3:2728)

O salário daquele que trabalha não é um presente, mas um direito. Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores. (Rm 4:4,5)

 Esses versículos são autoexplicativos: A Graça dispensa nosso esforço para sermos salvos e para agradar. Ela nos aceita como um favor que nunca vamos conseguir pagar. A Graça pagou nossa dívida e mesmo se tentássemos pagar com juros de uma vida inteira seria insuficiente. Além disso, a redenção que não nos custou nada, custou tudo pra Jesus e não há nada que possamos fazer, senão crer e recebê-la.

O CORAÇÃO DA GRAÇA

Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus. Rm 5:1-2

O coração de Deus é o coração da Graça. E conhecer a verdade sobre o coração que se deleitou em Davi, Abraão, Moisés e tantos outros homens imperfeitos, mas estimados, na Bíblia é indispensável para nossa jornada. Hebreus 11 – a galeria dos heróis da fé – traz inúmeros homens do quais não aprovaríamos seus currículos, mas Deus os exaltou. Com isso posso ter certeza de que a aprovação deles tem mais a ver com o coração que despende Graça do que com o receptor dela.

 

O QUE A GRAÇA NÃO É?

É assustador pensar que uma mensagem assim pode desviar corações do alvo correto. A mensagem (mal-entendida) que a Graça fez tudo que foi necessário já levou e tem levado pessoas a se entregarem aos seus próprios desejos. Isso é o que Dietrich Bonhoeffer chamou de “graça barata”. Então cabe deixar claro aqui o que a Graça não é.

A mensagem da graça não é a nossa licença para pecar sem castigo. Ela não é a proclamação de nossa independência, o passaporte para a redenção dispensando a cruz e o caminho largo. Muito menos não é pecado sem arrependimento e não iguala Deus ao nosso status e esvazia o temor à Santidade. A graça também não é produtora de obras mortas e não divide a glória. Por fim, ela não é nossa tentativa e esforço de nos achegarmos a Deus por nosso caminho.

Pois bem, uma vez que a graça nos libertou da lei, quer dizer que podemos continuar pecando? Claro que não! Vocês não sabem que se tornam escravos daquilo a que escolhem obedecer? Podem ser escravos do pecado, que conduz à morte, ou podem escolher obedecer a Deus, que conduz à vida de justiça.
Romanos 6:15,16

A MENSAGEM DA  GRAÇA 

A Graça que estamos falando aqui é o entendimento que nos dará ferramentas e meios de viver a vida cristã, a vida no seu projeto original.

A Graça pela qual Cristo morreu nos dá justificação e poder para obediência e para o relacionamento. Ela nos dá poder para sermos parecidos com Jesus. Além disso, não infla nosso ego e nos humilha ao nosso lugar de dependentes da obra da cruz. Ademais ela produz em nós a resposta adequada contra o pecado, é o poder que nos levará até o fim; no dia de Cristo. Ela é o que nos apresenta redenção para todas as áreas, completa, poderosa e graciosa.

A INTENÇÃO DA LEI É O CORAÇÃO DA GRAÇA

A lei não foi feita para ser obedecida como lista de regras. O propósito dela era revelar o coração do Criador. A intenção da lei é a mesma da graça: nos conduzir de volta a Deus. A lei nos mostra um Deus que quer nosso coração, nossas afeições e nossa vida. O Designer da vida ainda tem o projeto original bem estabelecido e ele é envolvido de amor e vida em abundância.

No final das contas Deus se deleita naqueles que sabem que são fracos, mas continuam voltando para ele, mesmo na sua fraqueza. Deus recebe os humildes que não se esquivam do relacionamento, aceitam o perdão e a graça e vivem por meio Dele.

O VERDADEIRO HERÓI

O verdadeiro herói dos heróis da fé e de tantos outros que vieram depois, glória da nossa salvação, redenção e santificação é toda de Cristo. O segredo de todos os grandes homens que nos ensinam na Bíblia está no coração da Graça que justifica aquele que crê que o amor cobre multidão de pecados. Naquele que mesmo envergonhado pelo seu pecado sabe que sua condição de pecador não o desqualifica da posição de amado por Deus.

Tudo isso é bom demais para ser verdade, mas é a verdade! Por isso foi chamada de boas-novas do evangelho. É a história que o Senhor escolheu escrever para a humanidade. Ás vezes, Ele vai deixar parecer que fizemos algo que mereceu o sorriso de Deus, mas tudo sempre será “Dele, por Ele e para Ele” (Rm 11:36), tanto o querer quanto o realizar vem dele (Fp 2:13), e tudo é obra de sua Graça.

 

Você já desejou dar tudo de si em algo que, realmente, acredita? A história de Ruth Graham, esposa de Billy Graham, é retratada com qualidades desenvolvidas debaixo de muita superação. Trata-se de uma história de perseverança, coragem e dedicação por aquilo que ardia em seu coração: amar pessoas e ser um canal de transformação ao invés de conformação.

 

Ruth Graham é um exemplo de uma mulher que serviu a Deus, assumindo seu amor pelo evangelho no apoio ao ministério de  seu marido. Para a surpresa de todos, quando perguntavam a Billy Graham quem era o maior cristão que ele já conheceu, ele respondia: “minha esposa”. “Ela foi um gigante espiritual, cujo conhecimento sem paralelo da Bíblia e compromisso à oração foram um desafio e inspiração para todos que a conheceram”.

 

Essa é a história que inspirará você, hoje, a viver uma vida de propósito diante de Deus.

Infância: o chamado e a superação do sofrimento

Ruth Graham nasceu em 1920 na China, em uma família de pais missionários médicos americanos e presbiterianos. Eles tinham um Hospital Presbiteriano em Qingjiang. 

Sua infância se passou, boa parte, em campos de missões na China. Era um ambiente rodeado de doença e muitas guerras chinesas. Ela presenciou muito sofrimento e desespero e, logo, reconheceu a tamanha necessidade de um Salvador para a humanidade.

 

Em um quarto de hospital, Ruth sentiu um grande chamado de deixar tudo por causa do evangelho. Mais tarde como adulta, surgiu o sonho de, solteira, servir nas montanhas do Tibete. 

 

Seus estudos foram realizados em um internato em Pyonyang, na Coreia do Norte, onde estudou durante três anos. Neste período de estudo, a terrível saudade de sua família a fez aprender a superar a solidão de ficar distante deles e cuidar  das necessidades de outros.

 

Nesses momentos de angústia, ela se regozijava, pois sabia que um dia estariam todos reunidos na presença do Senhor. Este consolo pelo Espírito Santo era sua arma mais poderosa, pois combatia sentimentos maus e renovava sua  força. 

Além disso, nesses momentos de angústia, Ruth era um exemplo de amor ao Senhor diante dos desafios, necessidades e do quanto é possível ser forte em Deus.

 

Casamento: a união de um mesmo propósito

Ruth concluiu o colegial em Montreat, Carolina do Norte, Estados Unidos, enquanto seus pais estavam de licença do campo missionário. No outono de 1937, ela se matriculou na Faculdade de Wheaton, Estado de Illinois, onde conheceu o “pregador”, apelido de  de Billy Graham.

 

Ela travava uma luta em seu coração, por um lado, sua chamada missionária e, por outro, seu amor florescendo pelo evangelista. Depois de lutar muito em oração, em abril  de 1941, Ruth percebeu que sua missão de vida seria se ligaria à paixão de Billy pelo evangelismo. Pouco tempo depois de sua graduação, eles se casaram em Montreat em 1943. 

 

Eles serviram juntos em uma igreja local durante pouco tempo, mas Billy foi transferido para servir como evangelista. Isto ocorreu quando ele se tornou evangelista da Juventude para Cristo e Presidente das Escolas do Noroeste em Minneapolis. Anos mais tarde se tornou Presidente da Associação Evangelística Billy Graham.

 

O entendimento do propósito foi essencial para ela decidir com quem passaria o restante da sua vida. Foi uma decisão desafiadora e que exigiu temor ao Senhor para que seu chamado se cumprisse em parceria e auxílio ao seu marido.

 

Os frutos de sua missão

Inevitavelmente, em razão das frequentes viagens de evangelismo, cada vez mais ela passava tempo sozinha. Então, quando ela estava aguardando o primeiro bebê do casal, Ruth  convenceu Billy a se mudar para perto de seus pais em Montreat. 

 

Neste momento, o ministério de Ruth floresceu em Carolina do Norte, onde ela criou os cinco filhos do casal. Ela encontrou na escrita um modo de lidar com as pressões e escreveu cerca de 14 livros. Era uma poetisa e escritora.

 

Ruth  sempre apoiou Billy e seu papel foi importante como mulher, auxiliadora, e confidente mais íntima. Ela se movia nos bastidores, longe dos holofotes, ajudando-o a esboçar sermões e livros. O papel significativo de Ruth Graham no ministério de seu marido foi reconhecido em 1996, quando ambos receberam a Medalha de Ouro do Congresso em uma cerimônia especial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC.

 

Em 1966, o casal inaugurou seu trabalho filantrópico fundando o Centro de Saúde Infantil Ruth e Billy Graham em Asheville, Carolina do Norte.

 

Sua amiga, Nancy Reagan, após seu falecimento em 14 de julho de 2007 disse que Ruth encontrava tempo para se preocupar com outras crianças e aos menos afortunados através de seu trabalho como autora, poeta e filantropa.

 

Ruth Graham foi  um exemplo de perseverança, não somente nas lutas, mas, principalmente, como testemunha do amor e do poder de Deus. Ela viveu  ousadamente a vida de fé e de oração. Ruth foi uma mulher com uma história que inspira a responder o chamado de Deus e que não foi silenciosa mesmo que tenha vivido longe dos holofotes.

 

Neste mês especial em que comemoramos o dia das mulheres, temos sido inspiradas por personalidades que marcaram a história do cristianismo. Com Susanna Wesley aprendemos mais sobre oração, Edith Schaeffer foi um exemplo de hospitalidade sem igual enquanto Catarina de Bora nos ensinou como ser diligente em todas as nossas funções. Há muito o que aprendermos com elas, e hoje quero relembrar a história de Corrie Ten Boom.

Me lembro de ter lido muitas biografias cristãs em minha adolescência. Esses testemunhos marcaram profundamente meu coração e de certa forma influenciaram algumas escolhas em minha vida.  Acredito que este é um dos motivos de eu ter me tornado missionária. Uma dessas histórias é o de Corrie e está registrada no livro: O Refúgio Secreto. Então, quero te convidar a entrar neste túnel do tempo e se transportar comigo para Holanda e Alemanha, lugares onde essa história aconteceu.

 

 Corrie Ten Boom  – contexto familiar

“Se eu acabar na prisão, eu não vou sobreviver, pois sou velho. Mas, será uma honra para mim morrer pelo povo escolhido por Deus.” Casper ten Boom

Cornelia Arnolda Johanna ten Boom, nasceu dia 15 de abril de 1892, em Amsterdã – na Holanda. Ela era de uma família cristã calvinista, a caçula de quatro irmãos. Com apenas cinco anos, Corrie pediu que Jesus entrasse em seu coração.

Ela foi a primeira mulher relojoeira licenciada na Holanda, estava à frente de seu tempo. Aprendeu o ofício com seu pai que era dono de uma relojoaria, mas essa não foi a única coisa que aprendeu com ele. Também aprendeu sobre fé inabalável, sobre generosidade e a servir ao próximo, especialmente ao povo de Deus, os judeus perseguidos pelos nazistas. Seu pai, Casper ten Boom,  dizia que a vida era bonita e quando preso com sua família, afirmou ao policial da Gestapo que se fosse deixado para trás ele abriria a porta para qualquer pessoa que lhe pedisse abrigo.

O exemplo desta família de Deus nos faz pensar em nosso papel como cristãos. Eles foram dedicados a Jesus, serviram a sociedade em que viviam, ofereceram abrigo, alimento e dinheiro para refugiados e perseguidos. Corrie foi presa junto com mais cinco membros de sua família, eles foram enviados para campos de concentração na Holanda e posteriormente para Alemanha.

 

O que podemos aprender com Corrie?

A vida dessa mulher é inspiradora. Encorajo a leitura do livro Refúgio Secreto e a assistir ao seu filme com o mesmo nome. Se preferir, poderá ver a entrevista dela, dada a Kathryn Kuhlman – Eu Acredito em Milagres. Enfim, faça sua própria pesquisa e seja edificado pelo testemunho dessa irmã tão preciosa.

Muitos aspectos da vida de Corrie impactam meu coração. Sem dúvida, fico emocionada ao relembrar seus dias em um campo de concentração. Houve momentos em que seu coração se tornou enfraquecido diante de tão terrível luta. Mas, Deus a fortaleceu e até hoje ela é um testemunho de seu amor. Diante das inúmeras lições que sua vida pode nos ensinar, quero destacar alguns aspectos aprendidos através de sua fé.

 

 Amando corajosamente

Corrie e sua família se arriscaram ao esconderem aqueles refugiados em sua própria casa. Eles sabiam o que lhes podia acontecer. O evangelho a que eles seguiam não era teórico, mas prático. Isto significa que eles foram resposta para um período específico da história e para pessoas que possuem um nome e um rosto. Até que ponto eu e você estaríamos dispostas a fazer a mesma coisa ao custo da própria liberdade?

Porém, o mais importante foi a motivação de seu coração em ser uma casa para refugiados e perseguidos. Ela e sua família agiram com coragem e ousadia porque amavam a Jesus profundamente e tinham como honra perder sua vida em favor deste amor.

 

Perseverança no sofrimento

Corrie e sua irmã Betsie se mantiveram firmes no sofrimento enquanto estavam presas nos campos de concentração. Elas entenderam que havia um propósito, mesmo que fosse difícil compreendê-lo. Além disso, tinham os olhos na eternidade. Conseguiram manter uma bíblia escondida e pregavam para as outras detentas. Elas sabiam que o sofrimento e dor no qual estavam sendo submetidas não anulava o amor de Deus por elas. 

 

Perdoando os seus devedores

Corrie sentiu ódio quando estava naquela prisão. Não havia o que  fazer contra os maus tratos dos oficiais nazistas. Ela não podia proteger a si, nem a sua irmã e nem mesmo as outras prisioneiras.

Ela orou para que o Senhor tirasse o ódio de seu coração e, no lugar, colocasse amor. Deus a livrou daquela prisão e ela pôde pregar em mais de 60 países. Um dia, quando ela estava na Alemanha, um antigo oficial se aproximou. Ele lhe disse que tinha encontrado a Jesus e pedido perdão pelos seus pecados e pelas atrocidades cometidas. E ele  sabia que Jesus o tinha perdoado, mas ele também queria o perdão de Corrie.

Inicialmente ela sentiu ódio em seu coração, não queria perdoá-lo, mas sabia que aqueles que não perdoassem os seus adversários também não seriam perdoados. Corrie foi tomada pelo amor de Deus e teve graça para perdoar ao homem que tinha feito tanto mal.

 

 Conclusão – Que nada nos abale

Betsie teve um sonho da parte de Deus e contou a Corrie que elas seriam libertas antes do fim do ano. E realmente, elas obtiveram a liberdade e aquele sonho se realizou. Betsie foi liberta para a Eternidade enquanto Corrie, saiu viva da prisão e cumpriu sua missão na terra.

Um campo de concentração é um verdadeiro inferno.  Mas Corrie e Betsie compreenderam que mesmo ali, Deus está! Sua graça e amor alcançam os perdidos.

 Há uma frase célebre dita por Betse que Corrie faz questão de sempre contar: “Não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo”. A história de Corrie Tem Boom é marcada por uma fé generosa.

Quando olhamos para vida dessas mulheres heroicas, não é para nos compararmos ou sentirmos inadequadas diante de quem elas foram. E, sim, para nos sentirmos inspiradas e desafiadas através de suas histórias. De muitas formas elas eram como nós, mas foram totalmente dependentes do Senhor. Permaneceram com os olhos na Eternidade, mesmo tendo os pés na terra.

Assim como elas, também temos a vitória em Cristo Jesus e a morte foi tragada pela vida.

Contudo, irmãos, eu vos afirmo que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Eis que eu vos declaro um mistério: nem todos adormeceremos, mas certamente, todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade.

No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!” “Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?” Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!”

Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo. 1 Coríntios 15.50-58

Continuando nossa homenagem às grandes mulheres da história da Igreja, hoje vamos falar de Catarina de Bora (ou Katharina von Bora). Ela nos inspira com uma vida de doação à causa da Reforma Protestante, ao lado de seu marido Lutero. Surpreendentemente, Catarina não foi uma grande pregadora ou teóloga, nem escreveu sermões notórios ou grandes livros. Entretanto, a sua vida deixou muitas marcas naqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la. Além disso, segundo a historiadora Ruth Tucker, ela é a figura mais importante da Reforma Protestante depois de Lutero. Veja bem, a sua vida extraordinária é grandiosa demais para apenas um post. Por isso, vamos nos ater às principais coisas que fazem de Catarina uma mulher inspiradora e admirável.

 

A Reforma Protestante

Em 1517, o monge católico Martinho Lutero marcou o início da Reforma Protestante ao pregar as suas 95 teses refutando os ensinamentos e práticas da Igreja Católica. A partir daquele dia, Lutero liderou muitos com seus sermões e influenciou toda a Europa com suas teses.

Enquanto isso, em um convento no interior da Alemanha, algumas freiras, clandestinamente, leram os escritos de Lutero de dentro do convento. Catarina era uma delas, uma jovem de 18 anos, freira beneditina desde os 16. Ela se encontrou nas explicações de Lutero sobre a justificação pela fé. A partir daquele momento, ela e um grupo de outras onze freiras tiveram convicção de que a vida do convento não era mais para elas. Suas famílias não viram a ideia com bons olhos e não permitiram a saída das moças. Eventualmente, movido pelas cartas das freiras, Lutero e outros reformadores se juntaram para tirá-las do convento.

 

Catarina de Bora foge do convento

Catarina, agora com 19 anos, e as outras onze freiras conseguiram fugir entre os barris de peixes de uma carruagem com a ajuda do amigo de Lutero, Lucas Cranach. Chegando à Wittenberg, Lutero as ajudou a encontrar moradias, empregos e maridos. Anos depois, todas já estavam acomodadas ou arranjadas de alguma forma, menos Catarina. Em Wittenberg, Lutero chegou a apresentá-la a dois pretendentes, um estudante e outro pastor. Infelizmente, o pai do estudante não aprovou a união, e quanto ao pastor, a própria Catarina não demonstrou interesse. 

Apesar da relutância de Catarina de se casar com alguém, e do próprio Lutero de cortejar Catarina, eles se casam em 1525. Segundo historiadores, o casamento não foi necessariamente um caso de romance arrebatador, mas a escolha de duas pessoas que se estimavam muito. Na verdade, foi até controverso na época, pois Lutero era uma figura pública e os dois eram ex-celibatários, sem contar a diferença de idade (Lutero, 42 e Catarina, 26).

 

A vida de Catarina de Bora e Lutero

Em seu casamento, Catarina entendia a importância do trabalho de Lutero e fez de tudo para que ele pudesse se dedicar exclusivamente aos seus estudos e sermões. Os dois prezavam pela família como a maior expressão da Criação e das Escrituras. Para os dois, os valores familiares eram o centro da Reforma.

Eles tiveram ao todo 6 filhos e sua casa (no Mosteiro Negro, antigo convento de monges de Wittenberg) vivia cheia de visitas.  Eles faziam questão de receber e acomodar amigos, família e estranhos em necessidade. Você já pode imaginar como a rotina de Catarina era puxada. Além de cuidar do seu lar, da criação de seus filhos, e hospedar qualquer pessoa que estivesse precisando, ela era uma grande administradora.

Catarina era responsável por cuidar do Mosteiro, das plantações e do gado. Além disso, ela também era conhecida por ser uma ótima cervejeira. Sua habilidade de lidar com ervas medicinais, aprendida no convento, fazia dela uma ótima enfermeira também. Ela era visionária, tendo a ideia de comprar terrenos, gerenciar fazendas e expandir o espaço para um negócio de hotelaria. Sua rotina incansável mostra o quanto Catarina era diligente e excelente em tudo que fazia.

 

Uma mulher que conheceu o sofrimento

Fora os assuntos da vida prática, Catarina também precisou lidar com a perda de duas filhas: uma recém-nascida e uma com 13 anos. Do mesmo modo, também precisou auxiliar o marido em seus anos obscuros. Nos primeiros anos de casado, Lutero estava deprimido e abatido. Diante disso, Catarina era a sua maior encorajadora e auxiliadora.

Não há registros de um interesse por parte de Catarina em se debruçar nos estudos teológicos. Porém, diante dos fatos de sua vida, podemos imaginar que ela deveria batalhar com a ansiedade dos afazeres e ocupações e o peso da responsabilidade de ser a “primeira-dama” da Reforma e administradora financeira do seu lar. Ainda assim, demonstrava ser corajosa e muito forte. Inclusive, o próprio Lutero se inspirava nela para continuar o que iniciou. Sua força é realmente admirável, porque depois da morte de Lutero Catarina precisou batalhar na justiça para ter direito a tudo o que construiu com seu marido. Infelizmente, naquela época, a viúva não podia ser responsável pela administração dos bens do marido.

 

O legado de Catarina

Mesmo não tendo nenhum registro teológico da sua parte, podemos perceber que o coração de Catarina era devoto. Não só a Lutero e à causa, mas primeiramente a Jesus Cristo. Além disso, em sua vida vemos a verdadeira expressão da mulher de Provérbios 31. Ou seja, ela entendeu a missão que lhe foi proposta e o que seria preciso fazer para viabilizar isso. Diante das circunstâncias, ela fez tudo o que estava ao seu alcance para permitir que Lutero exercesse a sua vocação, para que a sua família tivesse uma vida digna e para abençoar generosamente todos os que batiam à sua porta.

Por fim, a vida de Catarina de Bora nos constrange a sermos diligentes com aquilo que o Senhor depositou em nossas mãos. Perceba que sua fonte de vida não era seu marido, seu casamento ou seus negócios, mas a fé que ela tinha em Jesus Cristo. A mesma fé que a arrebatou no convento e a fez largar tudo para se dedicar à causa da Reforma Protestante. Com certeza, sem a sua Catarina não teria a força, o vigor e a coragem que tinha para sustentar uma vida tão atarefada.

Sem escrever nenhum tratado teológico, Catarina de Bora contribuiu para a Reforma ao testemunhar Jesus na forma em que conduzia seu casamento, sua família e seus negócios. De fato, podemos aprender com ela que é possível glorificar a Cristo mesmo em meio à uma vida privada, atarefada e familiar.

 

fonte: http://www.mulherespiedosas.com.br/mulheres-piedosas-da-historia-katharina-von-bora-por-layse-anglada/

 

Esse mês traremos histórias de mulheres para nos encorajar ainda mais em nossa jornada. Se você gosta de ler temas relacionados à teologia, com certeza já ouviu falar de Francis Schaeffer. Hoje conheceremos um pouco sobre sua esposa, Edith Schaeffer. Ela escreveu apenas dois livros a menos que seu esposo, somando 20 livros. Dois de seus livros publicados ganharam o Prêmio Medalhão de Ouro da Associação de Editoras Cristãs Evangélicas. O fato de não termos conhecimento de todos esses seus livros se dá por conta de apenas poucos deles terem sido traduzidos para o português.

Edith Seville nasceu na China em uma cidade chamada Wenzhou, seus pais eram missionários em serviço no interior desse país. Depois eles vieram para os EUA onde ela cresceu. Edith morou na Pensilvânia onde também conheceu seu esposo Francis Schaeffer e frequentou o Beaver College.

Um pouco da história de Edith Schaeffer

A saber, a maneira como Edith conheceu seu esposo Francis Schaeffer é peculiar. Durante um período de férias de seus estudos acadêmicos, Francis Schaeffer vem visitar sua família na Pensilvânia, e ele vai para a antiga igreja que  frequentava. Nesse dia a igreja realizaria uma palestra para jovens, em que o palestrante, um ex membro da igreja, chamado Ed Bloom, vai palestrar sobre: “Como eu sei que Jesus não é filho de Deus e como eu sei que a Bíblia não é a palavra de Deus”. Perceba o nível do desafio para Edith e um jovem seminarista como Francis, se deparar em uma palestra com esse tema. Claramente a igreja tinha se tornado  liberal.

Assim, o registro que temos desse episódio vem dela. Edith diz que sentiu muito desconforto com o que estava acontecendo ali. Temos o registro dos dois fazendo uma defesa da fé ortodoxa. Cada um com seus argumentos, Edith é mais articulada para falar, ela apresentará argumentos de professores do Westminster Theological Seminary que eram amigos de seu pai. Nesse episódio ambos ficam admirados um com o outro. Após esse dia  eles começam um relacionamento por meio de cartas até que Schaeffer terminasse seus estudos e voltasse a morar na sua antiga cidade. Três anos depois da situação da palestra, eles se casam.

Pelo fato de Edith ter sido criada em um contexto missionário, ela estava acostumada a fazer do simples algo marcante. O casamento deles não foi nada glamoroso. Já na lua de mel, em uma cabana, eles precisaram primeiro fazer uma faxina nela antes de sua lua de mel. Edith costurava ternos masculinos e vestidos de mão-cheia para que seu esposo pudesse continuar seus estudos. Em seu livro “A celebração do Matrimônio” você pode ler e conhecer mais sobre essas histórias.

A Simplicidade que transforma                 

Certamente você pode ler coisas fantásticas sobre a história de Edith. Mas uma das coisas que eu gosto a respeito da história dela, é o quanto ela acreditava na criatividade que existe em cada um de nós. Desde pinturas, escritas, jardinagem e decoração, nada era considerado simples ou irrelevante ao seu olhar. Não é inspirador pensar assim?

Das muitas histórias que você pode ler sobre ela, você verá que a sua marca é hospitalidade. As pessoas que frequentavam a casa dos Schaeffers se sentiam como parte da família. Ela fazia coisas simples, como uma decoração de mesa, se tornar uma experiência para quem os visitava. Era a simplicidade que transformava a vida de quem os visitava.

Mesmo que ela não tivesse escrito seus livros, ainda assim teríamos relatos e testemunhos de pessoas que foram abençoadas pela forma de servir de Edith. Essa frase pode nos indicar um pouco de como era a fama dela “Os pãezinhos de canela da Sra. Schaeffer levou tantas pessoas a Cristo quanto os sermões do Sr. Schaeffer”. Ainda assim, seus livros escritos são de riquíssimo conteúdo familiar e devoção.

Aprendendo sobre hospitalidade com Edith Schaeffer

Em resumo, poderíamos falar de muitas outras histórias tanto de Edith quanto do casal. Mas sem dúvidas, hospitalidade é algo que podemos aprender no exemplo dela. A princípio, podemos entender que com o pouco que temos hoje já é possível marcar a vida de pessoas à nossa volta. Veja bem, cordialidade é algo acessível a todos. Nós mulheres temos o dom de acolher, devemos colocar isso em prática.

Por certo, o ato de se doar é uma característica dada para nós, mulheres,  já parou para pensar que quando nasce um filho, a mulher se doa por muitos anos em prol dessa vida? Abrir mão de seu conforto, de seu sono e muitas mulheres se doam a ponto de darem uma pausa em suas carreiras por suas famílias.

Para exemplificar, esses dias, uma pessoa muito querida me surpreendeu. Ela é uma excelente dentista, dessas que vivia com a agenda cheia, era difícil marcar horário com ela. Lembro-me de sua tristeza em não conseguir engravidar. E em uma de nossas consultas com ela, eu e minha mãe oramos e choramos naquele consultório pedindo a graça de Deus para que ela engravidasse. Pouco tempo depois ela engravidou e hoje já está com seu filho de quase dois anos.

Aliás, sabe aonde ela me surpreendeu? Quando ela declarou em suas redes sociais uma “Nota de Despedida”. Nessa nota ela declarou estar fazendo uma pausa em sua carreira para estar mais presente com sua família. Sim, essa graça é dada para as mulheres. Pois, todo ser humano direta ou indiretamente, tem em sua formação, a participação efetiva e eficazmente de uma mulher. Isso não desgasta a mulher, isso a torna feminina.

Praticando a hospitalidade

Por fim, se você já é casada, tem sua casa, faça como a Edith, e torne esse o lugar mais aconchegante para sua família e todos que frequentarem seu lar. Se você for sozinha, isso não é motivo para não praticar hospitalidade. A hospitalidade implica em abrir espaço e fazer as pessoas se sentirem bem-vindas. Isso pode ser tanto em nossos lares como em nossas igrejas.

Aliás, Jesus é o nosso exemplo de hospitalidade. Ele não fez acepção de pessoas. Por vezes, podemos  praticar cordialidade sendo bons ouvintes para aqueles que não têm com quem conversar. Além disso, podemos ser hospitaleiros ao aconselhar com sabedoria. Ou até mesmo, servindo uma refeição preparada com amor ao acolher a todos que se sentarem à nossa mesa.

Edith Schaeffer morreu em 2013 e deixou um legado enorme sobre como tornar a simplicidade do dia a dia mais bela. Quando os Schaeffers decidiram abrir sua casa para ajudar jovens estudantes com suas dúvidas sobre Deus, a respeito do mundo e suas vidas pessoais, surgiu então, o que conhecemos hoje como o L’Abri Fellowship, palavra francesa traduzida por “Abrigo”. A hospitalidade continuou a ser a marca que ajuda as pessoas nas reflexões sobre a vida cristã em todos os L’Abris pelo mundo.

Assim como Edith Schaeffer, nós podemos trazer luz na simplicidade do dia a dia. Trazer beleza com a fé.  Amando, servindo e sendo um bálsamo em meio a tantos conflitos. Encaminhando a Deus aqueles que em sua caminhada cristã ainda precisam de ajuda.  Demonstrando a realidade de Deus em como viver a beleza de nossa humanidade por meio da vida de Cristo.

 “Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”. (Hebreus 13:1,2)

Nessa breve reflexão, vamos estudar o finalzinho da  carta de Tiago. Visto que, nos últimos capítulos o autor fala sobre o poder da paciência até a vinda do Senhor. 

A paciência de um agricultor

A vida espiritual é como o trabalho de um agricultor. Ela tem o seu tempo de plantação, de uma longa espera e, finalmente, de uma colheita abundante. Assim como para o agricultor, o coração do cristão é moldado ao longo de toda a sua vida para que a semente da Palavra  seja constantemente firmada em todas as épocas de sua vida 

O agricultor não pode ter pressa e impaciência para cuidar de sua plantação.  Porque nem a chuva e o  tempo estão sob o seu controle. Por outro lado, ele precisa confiar que eles virão no tempo certo e não há nada que possa fazer.

“Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. O lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.” Tiago 5:7,8

 

Tiago nos ensina que é preciso fortalecer o coração até a vinda do Senhor.  Aguardando-o com paciência e sabendo que assim iremos nos alegrar.  

A certeza de que o Senhor trabalha nesta colheita é o motivo pelo qual vale a pena esperar o tempo certo.

A paciência dos profetas

Os profetas do Antigo Testamento foram homens escolhidos por Deus para falarem em seu nome a todo o povo de Israel. Eles precisavam ser destemidos, não terem vergonha do que os outros iam pensar e buscar agradar a Deus e responder à vontade de Dele.

Eles também passaram por muitas aflições e sofrimentos e, mesmo assim, aprenderam a abraçar os desafios com todo o coração e força, por causa de sua confiança no Senhor. 

“Irmãos, tomais os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência e de perseverança diante do sofrimento.” Tiago 5:10

 

Veja o exemplo de alguns deles: 

Por causa da fidelidade a Deus, Daniel foi jogado na cova dos leões. Oséias passou por grande traição fazendo a vontade do Senhor. 

“Isaías não foi ouvido pelo seu povo. Ele foi serrado ao meio. Jeremias foi preso, jogado num poço e maltratado por pregar a verdade.(…) Ezequiel também foi duramente perseguido.” Hernandes Dias Lopes

Assim também foi com os apóstolos que foram perseguidos, presos e morreram pregando a verdade do evangelho. A fé deles em Deus era à prova de campos de extermínio. Eles encontraram o sentido das suas vidas em Deus para perseverarem até mesmo sob pressões.

São felizes os que suportam aflições

“Chamamos de felizes os que suportaram as aflições. Ouvistes sobre a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu. Porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” Tiago 5:11

 

O Senhor não nos poupa das aflições, mas ele está conosco em cada uma delas. Ele dá condições e graça para suportar os sofrimentos. Jó é um exemplo de como a vitória precede a luta.

Jó havia perdido a família, os amigos, os bens e sua saúde, mas Jó esperou pacientemente no Senhor. No final, o maior bem que Jó recebeu não foram riquezas, mas um conhecimento mais profundo do Senhor.

Se Jó fosse impaciente em sua jornada de sofrimento, ele seria uma arma nas mãos do inimigo. Mas depois de sua peregrinação, ele se tornou uma bênção maior para todos à sua volta.

 

Os frutos da paciência

Sendo assim, Tiago deseja que sejamos encorajados a viver o tempo de espera, a passar pelos sofrimentos como um agricultor que espera a chuva e a colheita. Além disso, a  suportar as aflições como os profetas que foram fortalecidos no Senhor. 

Ao invés de irarmos com as injustiças que são acometidas a nós, Deus nos ensina a sermos obedientes a sua Palavra. Pois, numa vida com Deus, até os sofrimentos ganham propósito. Ele nos promete encontrar com alegria  e força suficientes para testemunharmos de sua fidelidade.

Misericórdia e Justiça são temas recorrentes na Bíblia e o livro  de  Tiago aborda este assunto com muita propriedade. Neste devocional, vamos meditar sobre o que este livro nos ensina e como podemos crescer em nosso entendimento sobre essas verdades.

Em Lamentações de Jeremias 3.22-23, lemos que: 

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.” E, em Neemias, observamos afirmação parecida: “Mas, pela tua grande misericórdia, não os destruíste nem desamparaste; porque és um Deus clemente e misericordioso.” (Neemias 9:31).

Mas, o que é a misericórdia do Senhor? Primeiramente, ela faz parte do caráter de Deus.  Ele mesmo decidiu demonstrá-la a nós, pois isso é a essência de seu coração amoroso.

 Deus deseja demonstrar misericórdia

“Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” Tiago 2.13

A misericórdia é triunfante, pois ela triunfa sobre as trevas. Assim como na história de Adão e Eva, nossa tendência natural é vivermos independentes de Deus. O pecado que nos separa do Senhor nos faz indiferentes aos Seus mandamentos.

Deus não tem nenhuma obrigação de demonstrar misericórdia para conosco, mas é justamente isso que Ele faz: escolhe manifestar misericórdia. Então, Ele envia Jesus para nos salvar.

O Senhor não é como o homem, que muda de ideia quando  convém. Deus nunca muda e Ele continua a exercer misericórdia e justiça. Em Êxodo temos uma descrição bem vivida de seu caráter: 

“E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!” Êxodo 34:6,7

Deus guarda a misericórdia até mil gerações, ela vai sendo passada de pais para filhos. O Senhor perdoa a transgressão e o pecado, mas não inocenta o culpado. Ele deseja demonstrar misericórdia , mas não anula com isso sua justiça.  Segundo o autor Dale Anderson, “misericórdia e justiça são dois lados da mesma moeda”. Ele afirma que:

“Deus é misericordioso e justo. Ele não corta Sua misericórdia para mostrar Sua justiça. Na verdade, Sua justiça é Sua misericórdia! Ele se deleita em corrigir coisas erradas e nunca é pego com misericórdia profana.” 

 Clame ou o Clamor  por misericórdia e justiça

Davi foi conhecido nas Escrituras por ser um homem segundo o coração de Deus. Ele  nos ensinou a respeito de misericórdia e justiça. Quando pecava, ele orava ao Senhor por essa virtude. Demonstrava assim, seu arrependimento e compromisso com a verdade.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Salmo 51:1-2

Além disso, Davi confiava na justiça do Senhor, mesmo diante de seus inimigos. Ele aprendeu a apelar em oração antes de responder precipitadamente, mesmo tendo os direitos de um rei. Ao invés de se defender, ele clamava pelo favor de Deus.  No Salmos 143.1 está registrado o que ele diz:

 “Ó Senhor, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça.” Salmos 143:1

E como nós temos exercido misericórdia e justiça? Temos sido sábios em nossas ações? Ou respondemos de forma precipitada diante das injustiças da vida? Às vezes, lutamos tanto pelas nossas próprias razões que podemos nos sentir desgastados em nossas emoções. É preciso mansidão para exercer misericórdia e justiça para com o nosso próximo.

 O que a Bíblia nos ensina sobre misericórdia?

Há uma boa notícia: a misericórdia pode ser aprendida. Jesus mesmo reafirma esse versículo do antigo testamento. Ele nos diz: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].” (Mateus 9:13). 

Sei que pode ser mais fácil desejar misericórdia para nós mesmos do que para os outros, mas este não é o coração do Pai para nós.  

O que mais podemos aprender?

  • Os misericordiosos alcançarão misericórdia – Mateus 5.7
  • Executar juízo verdadeiro é demonstrar bondade e misericórdia ao seu irmão – Zacarias 7.9
  • Devemos perdoar sempre – Mateus 18.21-35
  • Deus é rico em misericórdia e nos vivificou juntamente com Cristo – Efésios 2.4-5

A misericórdia e a sabedoria

A misericórdia está atrelada a sabedoria, é o que o texto bíblico em Tiago nos afirma. Pois, a sabedoria dos céus não é humana,  enganosa e não há nela corrupção, antes é repleta de misericórdia:

 “Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia. Ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a paz.” Tiago 3.17-18

Além disso, a justiça humana pode ser apenas o reflexo do egoísmo e da justiça própria, que obedecem apenas aos interesses pessoais. Mas, quando olhamos para a justiça divina percebemos que ela é profunda. Deus nos mostra o que é verdadeiramente perdoar. Nem mesmo a ira humana contra as injustiças do mundo são suficientes para produzir a justiça de Deus.

“Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar. Porque a ira do ser humano não é capaz de produzir a justiça de Deus.” Tiago 1.19-20

Conclusão:

Neste estudo, refletimos sobre alguns aspectos da misericórdia e justiça de Deus. Entendemos que ela pode ser aprendida e assim como Deus usa de misericórdia para conosco, também podemos liberá-la sobre as pessoas ao nosso redor e até mesmo sobre os nossos opositores. Deus tem prazer na misericórdia. 

Que a cada manhã possamos nos lembrar que os misericordiosos alcançarão misericórdia.

Fé e obras – vamos entender a relação delas? Falar sobre fé e obras é compreender a vivência cristã no cotidiano. Sabe por quê? Porque há sim, relação entre as duas e elas fazem parte da nossa jornada, do nosso amadurecimento e crescimento em Cristo. Qual o lugar das obras na salvação?  Há muitas dúvidas e divisões de opiniões nesse tema.

Ter fé sem obras é viver uma religiosidade que apenas ouve

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tiago 2:14

Para começarmos a compreender esse texto de Tiago, é preciso perceber que esse texto em específico não está tratando primariamente sobre salvação. E que a palavra salvação descrita no versículo, no original grego é no sentido de “preservação”.  Tiago está tratando aqui de uma vida de religiosidade que apenas ouve e não pratica ou que não vive de acordo com aquilo  que  tem ouvido e crido.

Por isso, a relação de fé e obras não está atrelada a salvação nesse contexto que Tiago está escrevendo. Tanto que ele mesmo  diz isso no texto: “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso”? Tiago 2:15-16.

Em outras palavras, é como se Tiago estivesse dizendo: O que vocês fazem nesse caso? Vocês o mandam embora dizendo que vão orar por ele? Não que orar seja ineficiente, então que a oração seja o início de uma atitude que vocês vão tomar após verem a necessidade alheia.  Agir de maneira desconectada, não é suficiente, entende? Mas que obras são essas que Tiago está tratando aqui? Não são as obras e ações atreladas a salvação, ou a como ganhar o favor de Deus. Mas é relacionada em como vivemos no favor de Deus, percebe a diferença?

A influência do Período da Reforma

Em  segundo, precisamos nos lembrar que esse texto começou a ficar polêmico na época da Reforma Protestante. E o principal opositor a essa epístola foi Martinho Lutero, chegando a sugerir que a retirassem do Novo Testamento. Mas não ficaremos bravos com ele. Entendendo o contexto da Reforma dá para compreender a preocupação que os reformadores tinham.

Afinal, nesse  período  eles combatiam muitas  heresias e confusões. Logo, tudo que desse a ideia de lei atrelado ao legalismo causava um tipo de repulsa neles. Pois, era como se causasse confusão na questão central da salvação ser pela graça. Isso é compreensível, certo?

Dessa forma, era necessário trazer essa libertação no entendimento das pessoas que viviam uma religião de obras,  em que  se faziam barganhas para  adquirir salvação. Não se entendia que a salvação era por meio da fé em Cristo e não pelas obras.  Lembrando que nessa época também, as pessoas não tinham acesso a bíblias como nós temos hoje. Então, as pessoas só sabiam o que era ensinado por intermediações de líderes da época.

Mas hoje, nós sabemos que a salvação é por meio da graça, que não precisamos fazer nada para “herdar” esse favor. Sabendo disso, como eu pratico fé na minha vida? Como vivemos a liberdade que Jesus ofereceu através do sacrifício no meu cotidiano?

Se retirarmos a questão da salvação e pensarmos apenas na vivência da fé, no dia a dia no favor de Deus, então podemos compreender melhor o que Tiago quis dizer. Vamos apenas trocar a ênfase do que provavelmente Tiago quis dizer, para  mudar o nosso entendimento ao ler o texto.

A fé que se move em obras de amor

Sendo assim, já temos o amor, o favor de Deus e agora, como viveremos a partir desse favor? A salvação é uma realidade, já a ganhamos, então agora como nos movemos?

As obras do amor surgem da liberdade e não para querer ganhar algo de Deus. Pela fé entendemos que somos Filhos de Deus por isso agimos em amor. Amamos o nosso próximo e  oferecemos perdão aos que nos ofendem. Tratamos os outros em graça, em amor e sem esperar  nada em troca.

Ou seja, a fé nos leva a ter ações para com o outro. Produzimos frutos de serviço, de amor e  bondade.  A fé não é morta, ela é viva e se move.  Como Tiago mesmo diz, ela se moverá na verdadeira religião: ”A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”. Tiago 1:27.

Percebemos então que a condição para começar no pacto da graça é sempre e somente a fé na obra de Cristo. Logo, a condição de continuar na aliança é entendida como obediência aos mandamentos de Deus. Embora esta obediência não funcionasse no Antigo Testamento ou no Novo Testamento para ganhar mérito com Deus. Se nossa fé em Cristo é genuína, ela irá produzir obediência. E obediência a Cristo no Novo Testamento é considerada uma das provas necessárias de que somos verdadeiros crentes e membros da nova aliança (I Jo 2:4-6).

A fé genuína resulta em obras de obediência a Deus

Finalmente, um aspecto importante da evidência de que somos crentes genuínos está em uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Assim, sabemos que estamos nele: “aquele que diz estar nele deve andar como ele andou “(I Jo 2:4-6). Você não precisa de uma vida perfeita. João está dizendo que, em geral, nossa vida deve ser como Cristo e imitá-lo em tudo o que dizemos e fazemos.

Por certo, se tivermos uma genuína fé salvadora, haverá resultados claros em obediência  nas nossas vidas (ver também I João 3:9-10,24; 5:18). Um aspecto importante de obediência a Deus inclui amar outros crentes. “Quem ama seu irmão permanece na luz” (I Jo 2:10). “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte “(I Jo 3:14,17 e 4:7).

Por fim, na comunidade de Tiago faltava comida e roupa.  E a resposta é a fé que age e que atua pelo amor. Fé e obras, que agem e não apenas ouvem. E em nossas comunidades, o que está faltando que podemos ser resposta? Uma evidência deste amor é continuar na comunhão cristã (I Jo 2:19), e outra é dar ao irmão necessitado (I Jo 3:17, cf. Mt 25:35-46).

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”.
Tiago 2:17.