Os desafios de ser uma mulher no século 21 são significantes. Eu sou uma mulher há quase 50 anos e acho que é mais difícil agora do que era antes. Por que eu acho isso? Por causa da pressão constante e comparação em que nos colocamos.

O que você não vê no instagram

Mulheres têm mais oportunidades agora do que nunca antes, mas a natureza das nossas vidas públicas aumentou e agora tem uma luz destacando a nossa necessidade de provar o nosso valor. O jogo da mídia social é intenso. Eu sou grata pois não havia Instagram quando eu era uma mãe jovem, por exemplo. Eu tinha tantos momentos que não eram viáveis de postar e que, com certeza, não iam ganhar curtidas. 

Nós usamos as mulheres dos anos 50 como uma referência de mulheres que eram cobertas de deveres domésticos e nos sentimos mal por elas. Nós ainda sentimos essa pressão, mas, como mulheres, nos colocamos debaixo de maior pressão ainda através do postar sobre tudo. Quando eu cozinho uma refeição deliciosa e posto, me divirto nas curtidas e nos comentários de como realmente parece estar saborosa e de “como que eu acho tempo para conseguir cozinhar essas criações incríveis”, e blah blah blah. A verdade é que já fiz refeições que até um cachorro morrendo de fome não iria sequer tocar, muito menos postar uma foto para o mundo inteiro avaliar.

A vida real

A versão Instagram das nossas vidas é incompleta, mas ainda continua sendo o padrão pelo qual nos avaliamos. Você já entrou no seu Instagram e viu a vida perfeita de todo mundo só para se sentir desencorajada, sozinha e batalhando com fracasso? Eu sei que eu já. Uma mulher incrível uma vez me disse: “Você não pode ser super bonita, fazer uma janta incrível, arrasar no trabalho, ter uma casa limpa e ter crianças perfeitas no mesmo dia”.  Me lembro de me sentir, ao mesmo tempo, aliviada e frustrada enquanto ela me dizia isso. Além disso, pensava que se tentasse mais iria conseguir, mas sabe o quê?  Eu tentei mais, só que não consegui. Todos os seus seguidores do Instagram e amigos também não estão fazendo tudo perfeito. De uma certa forma Instagram é uma mentira. Ele tira um print de um momento de 10 segundos e agora o tempo parou bem naquele momento e foi elevado acima da realidade e colocado o padrão mais alto para alcançar a perfeição. Meus amigos, isso é um lixo. 

Mudando a perspectiva

A vida é sobre ritmos e não avaliando cada dia como se fosse um único dia. É sobre ver as nossas vidas num prazo maior.  Eu creio que Deus nos avalia de uma forma bem diferente do que imaginamos. 

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” – 1 Samuel 16:7  

Eu vivo de maneira diferente quando estou ciente de que Deus está olhando meu coração e não a aparência externa ou o sucesso definido pelos outros. Então, estou falando para desistir do Instagram? Não, nenhum pouco. Eu estou dizendo para viver com um olhar diferente, para um audiência de um só. Deixe que aqueles olhos olhem para você ao longo dos vários dias da sua vida para te definir.

Deixe uma resposta