Daniel e sua vida de ensinamentos

Aprendendo sobre fé com Daniel

Daniel, com sua vida e jornada de , tem encorajado minha vida neste tempo de crise  mundial.

Surpreendente, Deus tem me mostrado algumas coisas acerca da fascinante vida deste grande homem que foi Daniel

Ademais, sua vida e seu legado ainda hoje marcam a história, como só seria possível a alguém que se deixou ser movido por uma fé inabalável

A primeira coisa que Deus me mostrou quando comecei a estudar a vida de Daniel foi que: 

  1. A Babilônia não era um lugar para justos, era um lugar para ambiciosos. 

E a segunda coisa foi: 

2. Daniel sobreviveu mesmo quando seu nome e sua realidade foram mudados. 

Ele, desde o primeiro momento, se posicionou diante das situações e em nenhum período ele hesitou diante das mudanças que estavam acontecendo. 

Aliás, quem de nós seria corajoso como Daniel em não negar a Deus e sua diante de tantas provações?!

Não comer os manjares do rei, ser fortalecido em Deus e naquilo que era lícito comer, não esquecer sua identidade e suas convicções mesmo diante de tanta idolatria e riquezas terrenas. 

A coragem encontrada ao se relacionar com Deus

Portanto, quem foi Daniel para aquela época e porque precisamos que outros como ele surjam na história hoje?!

Os três amigos de Daniel fazem parte deste livro e desempenham papéis importantes, mas claramente Daniel era o líder deles e isso os levou a viver sobre as inteligentes decisões que tomaram. 

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor.

O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.

O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino. 

Daniel 1: 17-20 

Um texto não seria suficiente para contar tantos desafios nos quais Daniel teve que mostrar ao mundo a fé inabalável em um Deus que é imutável!

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 

Tiago 1:17 

Portanto, observe uma das muitas respostas de Daniel diante dos inúmeros desafios enfrentados: 

Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou,

mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes: Daniel 2: 27,28 

 

Oração, uma resposta diante de desafios

Uma das partes da vida deste homem que mais me impulsiona a crer que a fé no único Deus verdadeiro também pode mudar circunstâncias foi quando, mesmo em vista de um decreto que o proibia de orar, se posicionou como sempre fazia e dobrou seus joelhos para suas orações. 

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.

Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus. 

Daniel 6: 10,11 

Inegavelmente, ele entendeu que os homens devem ser respeitados como autoridade, mas nunca temidos por isso. 

Certamente, ainda muito jovem entendeu que Deus é Aquele que tem a última palavra

Abaixo, está o resultado do que aconteceu quando Deus o livrou da cova dos Leões depois que ele continuou a orar a vista de todos mesmo com um decreto de proibição. 

Então, o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!

“Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. 

Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões”.

Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa. Daniel 6 25-28 

Um jovem inteligente, um homem de sábias decisões, um líder para um povo com crenças diferentes a suas, um filho de Deus como poucos na história, uma fé para ser ensinada e uma vida para ser contada. 

Por mais pessoas como ele, com um legado de fé e posicionamentos firmados no amor do Senhor! 

 

Sobre o autor

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop – Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Respostas de 2

  1. Ensinamentos de expressivos valores , que enriquecem nossa fé, parabéns Deus abençoe sempre missionária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias