Fhop Blog

5 Maneiras práticas de se preparar para o Jejum

5 Maneiras práticas de se preparar para o Jejum

O jejum é uma disciplina espiritual maravilhosa, mas que deve ser feita com um preparo inicial e final. Se você já quebrou um jejum porque não conseguiu resistir ao bolo de chocolate delicioso que estava na padaria, não se sinta mal por isso. Muitas vezes a quebra do jejum acontece porque não soubemos como começá-lo. Além disso, um bom preparo para o jejum faz com que nossa saúde também seja preservada.

#1 Defina seu jejum antecipadamente

Todo jejum precisa ser definido antecipadamente. Você precisa fazer uma lista com os alimentos que vai ou não ingerir durante esse período. Se você deixar para definir quando já estiver no jejum, suas chances de continuar serão muito pequenas. As tentações para comida certamente virão, então você precisa ter um planejamento claro. Se ajudar, anote em um caderno (aliás, faça um caderno devocional somente para o período de jejum. Vai ser ótimo rever suas anotações depois e te ajudar nos próximos jejuns).

#2 Diminua sua alimentação

O nosso organismo está acostumado a receber alimentos e em trabalhar para a digestão dele, portanto, se seu jejum é de 21 dias sem alimento algum, não coma uma pizza no dia anterior ao início do jejum. Diminuir sua alimentação é dizer para seu próprio organismo que ele vai começar a receber uma quantidade menor de alimento. Aliás, isso te fortalece durante os primeiros dias de jejum, já que seu corpo não vai sofrer tanto e nem ficar gritando por comida. Lembre-se que você pode passar muito mal se cortar sua alimentação radicalmente de um dia para o outro.

#3 Beba líquido

Líquido é algo que você precisa tomar (e muito) dias antes do jejum. Beba bastante água e diminua a quantidade de líquidos ácidos e com muito gás (como refrigerantes e energéticos, por exemplo).

#4 Termine bem

Se preparar para o jejum é essencial, mas saber terminar é ainda mais importante. Imagine que seu corpo ficou 21 dias sem alimento. Ele não está esperando receber surpresas no 22º dia. Se você ficou 21 dias ingerindo somente água ou vegetais, não tente ir em uma churrascaria no dia seguinte ao término. Alimentos pesados devem ser evitados. Caso você os consuma, será como um soco no estômago e você poderá ter fortes dores, além de poder ir parar no hospital. Portanto, comece com um uma sopa leve e vitaminas. Ácidos devem ser evitados no começo. Mastigar novamente vai parecer estranho, mas é super normal e faz parte. Volte sua alimentação aos poucos e assim vai seu corpo se recuperará bem!

#5 Respeite seus limites

Você precisa ser consciente sobre suas limitações ao iniciar um jejum. Se você pretende iniciar um jejum muito longo, mas essa é a primeira vez, vá de vagar. Comece a se planejar e faça pequenos jejuns antes. Com certeza há graça para que você faça um jejum. Deus libera seu favor durante esse tempo e não te deixará. Mas, se você tem problemas de saúde, ir ao médico antes é super válido. Talvez você já tenha falhado em outros jejuns achando que não poderia fazer novamente, quando na verdade o que faltou foi um bom começo e um bom final.

Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. 1 Coríntios 6:12,13.

Sobre o autor

Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho