A teologia por trás das canções

O som da casa de oração: a teologia por trás das canções

Você consegue identificar a teologia por trás das canções? Ou seja, você sabe o que a nossa geração acredita a partir das letras que ela canta? 

Se nós analisarmos hoje, as canções do momento, podemos conhecer a teologia por trás das canções que está sendo propagada. 

Por isso, cantores e compositores precisam se posicionar no lugar da oração, ler a Palavra e conhecer quem Deus realmente é. Pois, as canções vão revelar aquilo que nós acreditamos acerca do Senhor.

Uma das coisas mais essenciais do cristão é momento que ele abre as Escrituras, medita em um versículo e ali o Senhor fala ao seu coração. Além disso, aquele se deleita na Palavra de Deus pode experimentar no seu dia a dia, como ela é viva, eficaz. Por isso, antes de sermos cantores, compositores ou desempenharmos qualquer função, nós somos chamados a conhecer a bíblia. 

O valor de cantar a Palavra 

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.” Salmos 19:7-10

No Salmo 19 podemos compreender o que o salmista queria dizer a respeito do valor da Palavra, o que ela gera em nosso interior e como nos transforma. Então, cantar a Palavra é algo poderoso que nos muda. 

Porque a medida que nós lemos a Palavra, ela toma conta de nós. E como diz o texto bíblico, a fé vem pelo ouvir. Então, conforme cantamos o que a bíblia diz, nossa fé é renovada. 

Cantar as Escrituras gera confiança em nosso interior. 

Existe a luta entre a nossa carne e nosso espírito. Muitas vezes pensamos, que é impossível um Deus santo, reto, se importar conosco e nossos problemas. Ao mesmo tempo o nosso espírito quer crer em quem o Senhor é. Então, a medida que estamos cantando Sua Palavra, estamos ministrando para nós mesmos e as mentiras que acreditamos sobre o Senhor vão sendo rejeitadas.

Nós começamos a ter convicção do que o Senhor diz nas Escrituras.   

Ao cantar a Palavra lembramos das promessas do Senhor e da Sua vinda. 

Quando cantamos recordamos que o Senhor vai cumprir o que prometeu. Pois ele é um Deus comprometido com a Sua Palavra. O espírito Santo gera essa convicção e expectativa em nosso coração, quando cantamos a respeito do que ele fez e fará. 

Uma resposta: contemplar a beleza de Deus 

Quando entendemos quem o Senhor é,  a sua grandeza e contemplamos sua bondade, a nossa resposta é adorar a Ele com mais intensidade.

Isso porque, ao cantarmos a Palavra, não estamos colocando nossa opinião acerca de quem o Senhor é, mas cantamos a partir de um entendimento correto Ele. 

Por fim, todos nós, precisamos estudar a Palavra. Agora, se você é um músico ou compositor, as nossas comunidades de fé carecem de letras irão instruir esta geração a partir da Palavra de Deus. Portanto, tome tempo em mergulhar no conhecimento do Senhor e edificar sua igreja local com canções bíblicas 

 

Sobre o autor

Equipe fhop

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias