paulo

A vida de oração de Paulo

O apóstolo Paulo e sua vida de oração são uma fonte na qual podemos tirar grandes lições para nossas vidas. 

Neste texto quero abordar algumas das características da vida de oração de Paulo. 

Ele foi um homem que buscava êxito mesmo antes de servir a Deus. Pelos relatos que temos da vida dele podemos ver um homem de muito conhecimento e com sede de vencer limites. A sua jornada de conversão e também sua vida de pregador da palavra nos mostram isso claramente. 

Paulo entendia plenamente o poder de se fazer orações de ações de graça, petições e súplicas e intercessões. 

Nós, como servos de Cristo, pouco usamos as orações bíblicas que nos foram deixadas. 

Paulo entendia o poder de ser grato ao Senhor e demonstrava isso

Uma das grandes marcas da vida de oração de Paulo ficava claro quando ele orava por seus amigos e aqueles que Deus tinha dado a ele como suporte na jornada. 

Pare por um momento e pense: Qual foi a última vez que você fez uma oração somente para agradecer? 

Quase nunca tiramos um tempo para agradecer ao nosso Deus pelo muito que Ele tem nos feito. 

Nossa busca incansável por coisas ou posições nos afasta deste lugar, no qual exercemos um coração agradecido. Um posicionamento de gratidão que certamente agrada nosso Pai. 

 

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.  2 Timóteo 1:1-4 

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;  Colossenses 4:2 

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.  Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Filipenses 1:3-7

Paulo e suas orações em diferentes circunstâncias

Paulo entendia o que muitas vezes nos esquecemos ou até mesmo nunca entenderemos, a vontade que o Senhor tem de se relacionar com seus filhos. 

A verdade é que podemos acessar nosso Deus de diferentes maneiras. O que isso quer dizer? 

Talvez você precise orar ao Deus que cura, ou aquele que provê, quem sabe você anseie neste momento do Deus de amor ou o Deus que é Poderoso para guerrear? 

Além disso, Paulo estava sempre clamando, pedindo por outros, mas também pedia que lembrassem de orar por ele. 

Uma das coisas mais lindas da vida de oração de Paulo era o quão verdadeiro ele era. 

Esse apóstolo não tinha medo ou vergonha de se expor diante daqueles que ele confiava, mas principalmente Paulo não tinha vergonha de conversar com o Seu Deus. 

Lembre-se, a oração é uma conversa íntima entre dois amigos, quanto mais você exercitar isso mais fácil irá se tornar. 

Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;  Para que o manifeste, como me convém falar. Colossenses 4: 3-4 

Oração por conhecimento, sabedoria e revelação 

Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:9-11 

Paulo clamava por sabedoria e conhecimento, aqui vemos uma lição a ser aprendida. 

Um homem culto e com muito conhecimento adquirido que sabia que conhecimento e sabedoria vem do alto, não podem ser encontrados somente com bons livros ou em nossa aptidão natural. 

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Efésios 1: 17-19 

Neste texto temos somente parte do que foi a vida de oração de Paulo, um pouco das características que vemos na sua jornada com Deus. 

Assim, que possamos fazer orações de agradecimentos, mas também levantar clamor de intercessão por nossos irmãos. 

Ademais, que constantemente nossas orações sejam para buscar conhecimento e sabedoria dos céus. E o nosso entendimento seja aberto para que venhamos a orar a palavra de Deus e nossas orações sejam conhecidas pela intensidade e constância como foram de Paulo. 

Deus te abençoe 

Sobre o autor

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop – Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias