Todos nós estamos aprendendo e estamos sendo discipulado.

Discipulado: a importância de aprender e se deixar ensinar

Durante nossa vida de caminhada com o Mestre, estamos vivendo a realidade do que é ser discípulo.

Jesus chamou seus doze discípulos para que eles aprendessem o que era viver uma vida que refletisse quem Ele é.

O Mestre é o nosso maior exemplo a ser seguido quando pensamos em como sermos discípulos e até mesmo a respeito de como fazer discípulos.

Muitos de nós temos uma ideia errada a respeito de aprender através de alguém.

Talvez, em algum momento da sua vida, você pode ter sido marcado de maneira errada a respeito de ser discipulado por alguém que exercia alguma influência.

Mas, precisamos nos lembrar que Jesus nos chamou para sermos e fazermos discípulos. Esse é o nosso chamado e Ele é o nosso modelo perfeito.

Ele chama homens e mulheres para uma vida de maturidade, onde possam olhar para qualquer pessoa com os olhos de misericórdia, sabendo de suas limitações.

Aliás, imagine aqueles que eram discipulados por Pedro, um homem cheio de marcas e falhas, mas ao mesmo tempo era um homem em constante transformação por meio de Cristo.

O que quero que saiba é que, certamente, estamos juntos para andar as milhas da jornada e aprendermos uns com os outros.

Jesus sempre será o melhor exemplo

Jesus deu exemplos claros sobre a importância de ensinar, não só através das escrituras, mas Ele era o evangelho e a extensão do Reino dos céus na terra.

Certamente, temos que nos parecer como Ele para podermos ensinar a outros. Você, provavelmente, tem alguém que está, de alguma forma, sendo ensinado através de sua vida. Alguém que está sendo discipulado com seu comportamento.

Naquilo que é prático, se quero pregar integridade, eu preciso ser íntegra. Se quero ver fé no coração daqueles que me cercam, eu preciso exercer uma vida de fé.

Existe um ditado que diz, faça o que eu falo, mas não o que eu faço. Esse não deve ser o que nós, como discípulos, dizemos. As pessoas precisam ver coerência entre o que falamos e o que vivemos.

Portanto, seja alguém que ensina por que é altamente ensinável.

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. 1 Coríntios 11:1

Vamos falar de pessoas ensináveis que são exemplo de uma forma simples de discipulado:

Noemi e Rute: observe o que Rute responde diante da iminente separação de sua sogra, ao ler essa história, nós podemos observar que Rute via em Noemi uma figura de autoridade e um exemplo a ser seguido.

Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Rute 1:16

Elias e Eliseu: Eliseu estava aprendendo através do servir ao profeta Elias e o que este aprendiz deseja era se parecer e exercer o mesmo chamado do seu antecessor e ainda pede antes que este morra, que dê a ele a porção dobrada do seu espírito. Dificilmente Eliseu iria querer se parecer com alguém que não o tivesse ensinado coisas preciosas.

“Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”. 2 Reis 2:9

Estes exemplos nos mostram que sempre, de alguma forma, estamos sendo discipulados e/ou estamos discipulando.

Que entendamos a importância de ensinar segundo o que Cristo deixou como ensinamento

“Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:1-7

Jesus foi obediente do primeiro até o último instante

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Façam tudo sem queixas nem discussões,

para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”, Filipenses 2:8-15

Originalmente publicado em 03 de maio de 2019 

Sobre o autor

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop – Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias