Israel: um testemunho vivo das afeições de Deus

O Senhor escolheu revelar o seu amor, o seu caráter, a sua fidelidade através do Seu relacionamento com uma pequena nação do oriente médio. Logo, Ele elegeu uma família, um povo, uma terra, para serem o cenário da sua grande narrativa de redenção. Isso não te surpreende? Portanto, quanto mais meditamos nas promessas de Deus para Israel, mais fica claro como Ele intencionou que Israel fosse levantando como um testemunho vivo, para todas as nações, das afeições de Deus.

Para nós que somos parte do corpo de Cristo, ler a história de Deus com o povo hebreu é crescer em convicção do tipo de amor com o qual fomos alcançados. Assim, fomos enxertados na Videira verdadeira e nutridos com as afeições do Eterno. Então, não há espaço para presunção, arrogância ou até mesmo autocomiseração, quando conhecemos o zelo do coração de Deus pelo Seu povo.

O plano de redenção

De Gênesis a Apocalipse apenas uma história é contada: o grande plano da redenção. Logo, se é pela graça que, assim como nós, Israel foi eleito, os méritos da salvação cabem apenas a Cristo. Pois, afinal, Ele é o autor e o consumador da nossa fé, Ele é o Messias que veio para resgatar Israel.

Assim diz o Senhor: “O povo que escapou da morte achou favor no deserto”. Quando Israel buscava descanso, o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.” Jeremias 31:2,3, grifo nosso

Assim, nos desertos, nos exílios, nas colheitas, nas celebrações, os olhos do Senhor sempre estiveram voltados para o Seu povo, Ele sempre se aproximou, sempre preservou o seu remanescente, sempre manteve a sua aliança. Portanto, segundo as afeições de Deus, com amor leal Ele os atraiu, vez após vez. Afinal, esse é o Deus que não pode negar a si mesmo, o Deus que permanece fiel mesmo quando somos infiéis (2 Timóteo 2:13). Assim como, Ele é o Deus que não volta atrás em suas palavras, nem precisa editar os termos da sua aliança, porque aos olhos humanos as coisas saíram do controle.

Uma história de amor real

A história de Deus com Israel, não é uma peça ensaiada para que a Igreja possa descobrir como é preferida. Essa é uma história de amor real, do Deus que desposou uma nação e fez com ela uma aliança eterna. Israel não se autointitulou Menina dos Olhos de Deus, essa declaração sai da boca do próprio Deus (Zc 2:8).

Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado.” Cânticos 8:6-7

O amor de Deus é inflexível, imparável e ardente, sem nenhuma sombra de variação, nenhuma mudança intensidade. Por isso, sabemos que o Senhor não deu as costas para o Seu povo, nem pausou os seus planos para que pudesse lidar conosco. O Deus soberano é quem costura a história sem perder a linha e o cumprimento de Suas promessas estão a caminho.

Amando o que o Senhor ama

Em breve chegará o dia em que o Espírito de graça suplica será derramado sobre os judeus e entre lágrimas eles olharão para o Messias e se lamentarão como quem lamenta por um filho (Zc 12:10), os seus corações serão tocados, os olhos do seu entendimento serão abertos e em uma só voz, a filha de Sião declarará: “Bendito é o que vem em nome do Senhor”. (Mt 23:37-39) e então Ele retornará.

Até lá vigiaremos com o nosso Amado, nos envolveremos com as causas que estão próximas ao Seu coração, amaremos o que Ele ama e odiaremos o que Ele odeia, pois estamos enfermos de amor.

Sobre o autor

Elioenay Dantas

3 respostas

  1. Nosso Deus é incrível..!! Um amor imensurável, Ansiamos a sua volta Jesus 🙌🏼♥️🙏🏼

  2. Que amor é este? Tão intenso e tão profundo!! Esta história do amor de Deus pelo seu povo, nos constrange. Obrigada Senhor por nos amar tanto assim!!♥️

  3. Que texto incrível! O amor alto, largo e profundo de Deus é nos revelado quando olhamos para essa história de amor com o seu povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias