Mulheres invisíveis que viraram o mundo de cabeça para baixo

Muitas mulheres de nossa geração têm distorcido definições como empoderamento e  força feminina. tais conceitos têm sido tão banalizados que perdemos tanto o significado quanto a prática deles. Segundo o dicionário, empoderamento “é um conceito criado para definir ações e iniciativas que buscam delegar poder às mulheres, seja no mercado de trabalho, na comunidade, em espaços de debates ou mesmo em casa”, uma mulher empoderada é capaz de transformar a realidade onde está.

Como cristã, lidar com a noção de empoderamento se torna ainda mais complicado. Considerar o discurso muitas vezes conservador da Igreja e os discursos feministas que nos ensurdecem com sua militância e ainda buscar em meio a isso uma noção bíblica sobre o papel da mulher na sociedade se torna uma combinação complicada. Observando à luz da Palavra, entendemos que o verdadeiro poder da mulher não requer discursos militantes nem lugares de destaque. Há um aspecto de força colocado por Deus em nós que, quando entendido e utilizado conforme planejado por Ele se torna algo extraordinário. Mulheres cristãs que entenderam seu valor e significado em Deus, tornaram-se fortes cooperando para virar o mundo de cabeça para baixo e para que a Palavra de Deus chegasse a você hoje. Queremos te contar sobre 3 delas:

ELISABETH ELLIOT

Uma mulher forte e convicta daquilo a que o Senhor a tinha chamado foi Elisabeth Elliot. Seu marido, Jim Elliot, foi assassinado na tribo dos Aucas durante uma viagem missionária; ela e seus filhos sobreviveram porque haviam permanecido na base missionária. A força e convicção dessa mulher ficam evidentes em seus passos seguintes: ao invés de viver seu luto pelo esposo e buscar uma vida tranquila e pacata, ela se colocou diante do Senhor e decidiu viver na aldeia dos Aucas, continuando a missão falando do Senhor àqueles que haviam matado Jim. Ela criou seus filhos entre eles e permaneceu em seu propósito, servindo a Deus em um lugar escondido e sem nenhum público. Ainda assim, cristãos do mundo todo têm sido impactados não só pela história de sua coragem e compaixão sacrificial, mas também pelos diversos livros cujos ensinamentos demonstram a santa firmeza pela qual ficou conhecida.

RUTH GRAHAM

Ruth Graham, também é uma dessas mulheres desconhecidas do grande público, mas alguém extremamente forte. Ela permaneceu firme ao lado de seu esposo, no cuidado de sua família, na criação dos filhos e edificação do seu casamento apesar dos longos períodos em que ela e Billy Graham ficavam afastados devido às viagens evangelísticas. Ele mesmo se referia a ela como “uma companheira para a vida”, não tinha vergonha de admitir que ela tinha mais conhecimento bíblico do que ele e fazia questão de falar sobre o quando Ruth tinha um papel fundamental no desenvolvimento de seu ministério. Ruth não era abalada pela falta de holofotes sobre ela, não disputava um lugar de reconhecimento, mas entendendo seu valor e papel na história de Deus, tornou-se forte e inabalável, essa âncora para sua família. Entendendo sua posição diante do Senhor e em aliança com seu marido, ela cooperou para a proclamação do evangelho a milhões de pessoas ao redor do mundo.

CORRIE TEM BOMM

Corrie Tem Bomm completa esse time de mulheres fortes, que tinham sua noção de valor e lugar firmada no Senhor.  Vinda de uma família cristã holandesa, Corrie sobreviveu aos campos de concentração do nazismo, a que foi condenada por ajudar judeus, escondendo-os em sua casa. Uma de suas histórias mais conhecidas (relatada em seu livro “O Refúgio secreto”) conta como Corrie e sua irmã cultivaram um coração de gratidão a Deus mesmo na infestação de pulgas que piorava o já terrível contexto do campo de concentração. Um exemplo extremo de força e convicção vinda do alto, a partir da fidelidade e obediência, Corrie sobrevive a tudo isso, é liberta por um “erro de julgamento” passa a proclamar a bondade e misericórdia do Senhor. Sem discursos barulhentos ou grandes holofotes, Corrie se coloca entre a grande nuvem de testemunhas (Hb.11) e nos ensina sobre a força feminina biblicamente verdadeira, que independe de circunstâncias.

O QUE ELAS TINHAM EM COMUM?

Podemos ver nos exemplos dessas três mulheres, com histórias tão diferentes, que elas se colocaram em posições de força e coragem, foram ousadas, não permitindo que o medo ou as adversidades as impedissem de continuar e proclamar Aquele que é a verdade. Ruth Graham amando sua família, Corrie ten Boom amando o seu próximo mesmo em meio a dificuldades e Elisabeth Elliot amando um povo mesmo contra todas as possibilidades. Elas tinham algo em comum: amaram a  Deus acima de todas as coisas e amando profundamente elas se tornaram extremamente fortes. Elas permaneceram mesmo contra todas as adversidades porque acreditavam e viviam por algo maior do  que elas mesmas. Se o Senhor sustentou essas mulheres  em lugares tão difíceis, certamente Nele encontraremos nossa força e  valor reais. Assim como elas, somos convidadas por Deus a essa convicção a partir de nosso amor por Ele. Dessa forma nós também nos tornaremos mulheres verdadeiramente empoderadas, fortes e capazes de virar o mundo que tocamos de cabeça para baixo, mesmo sem holofotes ou discursos grandiosos. Permanecendo sobre Aquele que é o nosso firme fundamento, impactaremos e transformaremos a realidade em que estamos.

 

Fernanda Milczarek e Thayná Carvalho – Facilitadoras Fhop School

Sobre o autor

Paulo Vieira

Uma resposta

  1. Lindo texto! Que o Senhor nos ajude a não viver só pra nós mesmos, mas estando nesse Amor, poderemos inspirar a nossa geração. Deus abençoe a todas as mulheres ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias