O evangelho segundo Isaías 53

 

Eu gosto de uma frase de Spurgeon em seu estudo de Isaías 53 onde ele chama este capítulo de “uma Bíblia em miniatura”. Essa é uma ótima descrição pois podemos visualizar toda a mensagem da Bíblia condensada neste capítulo.

Assim, nenhum outro capítulo da Bíblia explica tão bem porque Jesus deveria vir, sua morte, ressurreição e ascensão como esses breve 12 versículos. Dessa forma, as boas novas, isto é, o evangelho segundo Isaías 53 pode ser pregado.

 

De quem o profeta está falando?

Nós sabemos que Isaías 53 fala de Jesus, pois em Atos 8 há uma história interessante sobre um homem que se apresenta como oficial da Rainha dos Etíopes. Alguns chamam esse homem de eunuco ou superintendente do Tesouro da rainha. 

 

Então, Deus envia Felipe a esse eunuco e a Bíblia relata que esse homem tinha nas mãos o livro de Isaías. Logo, nós vemos pelo diálogo entre Felipe e o eunuco que ele estava lendo exatamente os versículos que nós temos aqui, isto é, o capítulo do servo sofredor.

 

O eunuco então pergunta a Felipe: “De quem está falando o profeta?”. Aqui temos um homem que está vindo à fé em Cristo Jesus, e está perguntando de quem Isaías estava falando, se era dele mesmo ou de um outro homem. 

 

Em Atos 8:35 vemos que Felipe responde a esse homem e como um proclamador da obra de Cristo, conta o evangelho de Jesus a partir da leitura de Isaías 53, em uma época onde ainda não haviam os escritos dos evangelhos ou até mesmo as cartas paulinas. Logo, vemos claramente que o Novo Testamento chama Isaías 53 de um capítulo a respeito de Jesus e da obra que Ele cumpriu na cruz.

 

Os bastidores do sofrimento de Jesus

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados. Isaías 53:5

 

Quando olhamos para os evangelhos lemos muito a respeito do que homens fizeram para Jesus e de como homens responderam ou não a Ele. Lemos sobre a coroa de espinhos, sobre a crucificação no madeiro e todo o seu sofrimento e humilhação. 

 

Portanto, Isaías nos leva aos bastidores desse acontecimento nos mostrando o que Deus estava fazendo enquanto os evangelhos eram vividos. Esse capítulo nos mostra o motivo pelo qual Deus permitiu que Jesus fosse conhecido como o servo sofredor.

 

Deus entregou Deus em um madeiro

Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer; apesar de ter sido dado como oferta pelo pecado, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Isaías 53:10

 

O versículo 10 nos deixa claro que foi da vontade do Senhor entregar Seu filho à morte. Porém, Ele foi entregue para reunir uma grande família e o texto diz que grande será a sua posteridade. Esses seriam os reunidos e redimidos de todas as nações que viverão para sempre, assim como Jesus vive para sempre!

 

Assim, Isaías 53 está falando não apenas da cruz, mas também nos conta sobre o Fim desta história apontando para o final dessa era, isto é, para a segunda vinda de Jesus. Logo, o plano de Deus para abençoar todas as nações da terra é esmagar o Seu filho e fazê-lo sofrer, pois de fato, Ele é a oferta pelo pecado.

 

As boas novas de Jesus

Por isso eu lhe darei uma porção com os grandes, e ele repartirá o despojo com os poderosos; porque derramou a sua vida até a morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12

 

Aqui podemos notar o porquê deste capítulo ter sido usado para apresentar as boas novas ao eunuco da história de Atos 8. A Bíblia nos mostra que a partir deste capítulo, Felipe explica o que aquele homem estava lendo, e assim nós vemos uma conversão, um batismo e o entregar de um coração para crer no Senhor Jesus por meio de Isaías 53.

 

Assim, quando olhamos para a morte, a ressurreição e a ascensão de Cristo, nós de fato podemos receber da parte de Deus o que Jesus tem para oferecer. 

Minha oração é que você possa encontrar Jesus como aquele eunuco que tinha um livro em suas mãos, o qual ele não entendia. Mas, quando foi explicado para ele as boas novas, isso resultou em transformação.

Que Deus te abençoe!

 

>> Assista a pregação completa clicando aqui

Sobre o autor

Vinicius Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias