Permaneça Consciente

Permaneça consciente!

Viver a vida no automático não é uma boa forma de se vivê-la, tão-pouco viver nosso relacionamento com Deus no automático, com certeza, não é a forma que Ele pensou quando nos criou. Acredito que uma das coisas que mais gera sofrimento, em nós hoje, é a falta de estarmos conscientes de quem Deus é. Como também o nosso baixo conhecimento sobre ele. Por isso quero te fazer esse desafio hoje: Permaneça consciente!

Pensa comigo: quantas vezes você estava com algum problema? De alguma forma Deus comunicou verdades com você sobre Ele ser bom. Declarou sobre Seu amor, ou Seu poder, e foi como se todo aquele problema tivesse sido reduzido a quase nada?

É sobre esse lugar que estou falando. Temos a tendência de achar que se trata de nós, mas é tudo sobre Ele.  Quando mantemos nosso olhar em nós mesmo sofremos. Quando não o conhecemos como Ele de fato é sofremos. E quando não estamos conscientes de quem Ele é também sofremos.

O declínio do conhecimento dos Santo é a raiz de nossos problemas. Uma descoberta da majestade de Deus seria um grande progresso na cura de cada um destes transtornos.(A.W Tozer)

Mantenha os olhos em quem Ele é

Estamos em um tempo que muito se fala de autoconhecimento e autoconsciência. E eu estou longe de não concordar com a importância disso. Mas o ponto que precisamos entrar é que o caminho de conhecer a Deus precede o autoconhecimento.  

O caminho mais seguro e sem atalhos para  conhecer a si mesmo é primeiro conhecer o Autor e Criador de todas as coisas. Se conhecer sem conhecê-Lo é queda, mas conhecê-Lo e se enxergar da perspectiva Dele é graça.

O brado que vem das Escrituras de várias forma é: mantenha os olhos em quem Ele é! Inúmeras passagens bíblicas escritas por aqueles grandes profetas, apóstolos e homens de Deus do passado ressaltam a importância de manter o olhos no Senhor; eles entenderam o valor disso. Manter os olhos Nele significa estar consciente.

Não é só saber que Ele é bom, é estar consciente da sua bondade. Não é só saber que Ele vê todas as coisas. Mas é estar consciente que seus olhos particularmente assistem a todo tempo. Atentemos para esse salmo:

 

Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. (Sl 34:4,5)

Deus é a melhor lente para se enxergar toda a realidade.

Quando estamos de olho em Quem é o nosso Deus, quando estamos contemplando e admirando seus atributos não somos facilmente abalados. Esse salmo é bem intenso quando fala sobre estar “radiante de alegria” e “jamais” mostrar decepção. Essas são expressões que nos parecem exageradas. Todavia, a realidade é que a verdade condicionada e  viva dos “que olham para ele”. Ter a noção e entendimento de quem é nosso Deus é a melhor lente para se enxergar toda a realidade.

A dor, o sofrimento, os dias maus, as pressões internas e externas, são reais e constituem a vida humana. Porém, como respondemos a elas fará toda a diferença. E nesses últimos tempos tenho percebido e buscado experimentar que buscar o conhecimento de Deus. E essa é a forma mais poderosa de lidar com as demandas da vida. Conhecê-lo nos dá graça para suportar mais do que naturalmente suportaríamos.

Conhecê-lo nos dá graça

Sendo assim, este é um lugar tão seguro e inabalável. Pois se trata do Seu Caráter que não sofre um milímetro sequer de variação. Em João 17:11 Jesus pede ao Pai que guarde no Nome Dele aqueles que são Dele. Isso significa estar guardado em quem Ele é, quanto mais o conhecemos mais seguros podemos caminhar, menos as provações nos abalam.

Quanto mais  O conhecemos mais temos a consciência que não se trata da nossa história, mas da História de Deus que Ele nos insere nela. Quanto mais estarmos conscientes de quem Ele é, mais longe nosso coração estará da ofensa contra Deus e contra as pessoas.

De maneira prática torne seu lugar de oração em um diálogo com Deus sobre quem Ele é. Diminua o tempo que você gasta orando e lamentado por você mesmo e peça que Ele lhe desperte a consciência sobre os atributos Dele. E de maneira intencional olhe para as escrituras  medite e contemple “tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb 12:2).

 

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos. (Ef 1:17,18)

Sobre o autor

Gabriella Conde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias