O apóstolo Paulo afirma que uma vida piedosa e satisfeita é uma grande fonte de lucro. Afinal, qual tem sido o nosso ganho em satisfação e piedade diante do Senhor, no que se refere a finanças a bens materiais? Quando Deus nos concede riquezas, isso nos traz grandes oportunidades, mas também responsabilidades e tentações. Por isso, temos que aprender a guardar o coração das tentações e saber como posicionar nosso coração quando Deus nos dá de forma abundante.
Em 1 Timóteo 6:6-8 o apóstolo Paulo, instrui Timóteo a respeito do contentamento na vida financeira:
“De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.”
Aqui ele está focando principalmente no cuidado que devemos ter para não cair em tentação e que nossa satisfação deve estar naquilo que já temos como o que vestir e comer. Paulo também nos faz um alerta devido ao anseio do ser humano de que sempre que temos acesso a riquezas queremos mais.
Paulo aprendeu a viver uma vida de satisfação em Deus
“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12,13
Ele soube posicionar o seu coração no Senhorio de Jesus para não cair em tentação e, assim como Paulo, precisamos aprender que no muito o no pouco que teremos o nosso coração permanecerá em Jesus.
Paulo continua instruindo Timóteo para ensinar aqueles que tinha a mais não fossem orgulhosos:
Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.1 Timóteo 6:17
O orgulho é uma das características de quem não sabe lidar bem com os bens. Assim, pessoas que têm os corações orgulhosos colocam suas esperanças nas coisas e não em Jesus. Devemos ter cuidado para que o orgulho não seja plantado em nossos corações, pois o grande problema de termos isso enraizado dentro de nós é que iremos desenvolver uma mentalidade de que, quanto mais temos, mas exaltaremos o nosso esforço próprio, de que somos os conquistadores de tudo. E, muito pelo contrário, se não fosse a graça e a misericórdia de Deus nós seríamos totalmente incapazes de conquistar qualquer coisa que fosse.
Então, sim, devemos ter cuidado com o orgulho que ronda os nossos corações e que nos instiga a confiar na incerteza das riquezas. Que nos faz confiar na reserva financeira que nós temos, no salário que é depositado todos os meses, mas como então devemos posicionar nossos corações diante das bênçãos materiais? Em humildade, sabendo que o que temos foi Deus que nos deu, que vivemos pelos valores de uma mentalidade de Reino e não de mundo. Sabendo que tudo aquilo que Deus depositou em nossas mãos, deveremos prestar contas à Ele naquele dia, e quanto mais tivermos mais contas teremos que prestar.
Aprendendo com o que o Senhor deposita em nossas mãos
Devemos aprender a melhor maneira de usar aquilo que o Senhor depositou em nossas mãos. A discernir aquilo que Ele nos deu e a não colocar a nossa satisfação nos bens ou no pouco que temos. Aprender que a boas obras devem fazer parte da nossa vida e que sermos generosos e solidários é sim uma característica daquele que é seguidor de Jesus.
Você sabe que está satisfeito em Deus quando você gosta daquilo que tem e não depende do que não tem para ter alegria. Tenha em mente que não é pecado nós desfrutarmos daquilo que Deus nos deu. Mas devemos encontrar a satisfação plena somente nEle, pois somente em Deus encontramos motivos para estar alegres e satisfeitos.
Minha oração é para que o Senhor nos ensine a fazer um bom uso daquilo que Ele nos deu. Que nosso coração seja guardado do orgulho que quer permeia nossos corações e que sejamos livres das garras do dinheiro e que encontremos confiança somente no Deus que é soberano sobre tudo e todos.
Este post tem 2 comentários
Muito Bom eu estou me aprofundando mais e mais a cada estudo… Parabéns