Fhop Blog

Cultivando uma vida de oração

Às vezes, a oração é um tópico de difícil prática na nossa vida individual. Então nós vamos para o texto de 2 Samuel 7 hoje extrair algumas lições da vida de Davi e minha intenção é tornar essas lições algo prático para te ajudar a cultivar uma vida de oração.

 

Construindo uma casa para o Senhor

O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca do Senhor permanece numa simples tenda Natã respondeu ao rei: “Faze o que tiveres em mente, pois o Senhor está contigo”. 2 Samuel 7:1-3

No contexto do capítulo 7  vemos que Davi está vivendo um período de paz diante de seus inimigos. E Davi demonstra aqui o desejo de construir uma casa para o Senhor. O profeta Natã diz a ele para fazer segundo o que estava em seu coração.

Portanto, o profeta recebe uma mensagem do Senhor e ele retorna e diz a Davi:

E naquela mesma noite o Senhor falou a Natã:
“Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar? Não tenho morado em nenhuma casa desde o dia em que tirei os israelitas do Egito. Tenho ido de uma tenda para outra, de um tabernáculo para outro. Por onde tenho acompanhado os israelitas, alguma vez perguntei a algum líder deles, a quem ordenei que pastoreasse o meu povo Israel: “Por que você não me construiu um templo de cedro? ” 2 Samuel 7:4-7

Davi, em toda a sua juventude, e mesmo durante o seu reinado, sempre demonstrou uma preocupação de que Deus não tinha um lugar para habitar. Ele não tinha um lugar onde sua presença era contida diante da adoração e reconhecimento do povo. Além disso, em Salmos 27:4, vemos que Davi faz disso o alvo da sua vida: estar na casa de Deus e contemplá-lo durante todos os dias da sua vida. Dessa forma, o legado que esse rei queria deixar para Israel seria um templo onde o Senhor pudesse habitar.

 

A promessa de Deus para Davi

A resposta que Deus dá a Davi foi muito diferente do que ele esperava. Porém, Deus faz a ele grandes promessas:

Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.
Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. 2 Samuel 7:12,13

Então, o Senhor promete a Davi que seu filho construiria para Ele uma casa, mas que o reinado de Davi seria estabelecido para sempre. Ou seja, Deus faz uma promessa messiânica para Davi de que alguém de sua descendência seria estabelecido para sempre no trono.

Todavia, o que Davi esperava ouvir de Deus era uma aprovação para o seu desejo de construir um lugar para o Senhor. Assim, Davi vai para o lugar de oração e começa a dialogar com o Senhor.

 

A oração de Davi

O profeta Natã joga um balde de água fria nos planos de Davi, porém ele decide orar sobre o que ele acabou de escutar. Imagine que seria como se Davi dissesse: “Ok, Natã, obrigado, mas eu preciso falar com o Senhor a respeito do que você acabou de me dizer”.

Assim, Davi decide falar com o único que pode resolver aquilo que estava em seu coração, que pode sondá-lo e ajudá-lo a lidar com o que ele estava sentindo.

Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? 2 Samuel 7:18

Assim, vemos que a oração de Davi é uma resposta ao que Deus acabara de falar. Isso nos mostra que a nossa vida de oração deve acontecer em resposta ao que Deus disse. Ou seja, nossas orações precisam ser baseadas naquilo que Deus já nos disse em sua Palavra.

 

Lições de Davi para uma vida de oração

 

1. Orar a Palavra

Se hoje você se encontra insatisfeito sobre o estado da sua vida de oração. Ou quando você se coloca no lugar de oração e não sabe o que dizer, ou simplesmente se sente entediado, e que as coisas não fluem. Eu recomendo que você entre no lugar de oração com a Bíblia aberta.

Além do mais, é muito importante orar a partir das Escrituras, pois assim nós pedimos a Deus aquilo que Ele já disse que faria em Sua Palavra. Ou seja, isso nos livra de orações vazias e sem sentido.

No verso 18 vemos que Davi se achega diante do Senhor e simplesmente reflete sobre o que Deus disse. Isto é, ele medita nas palavras de Deus.

2. Se achegar a Deus com gratidão

Davi chega diante do Senhor após ter um pedido de oração negado, mas por outro lado, ele estava grato pelas promessas que o Senhor lhe faz. Isso nos mostra que devemos aplicar isso em nossa vida de oração.

Primeiro, Davi reconhece a sua pequenez diante do Senhor e reconhece que não teria chegado onde chegou se não fosse pela mão do Senhor e pela Sua vontade.

Por amor de tua palavra e de acordo com tua vontade, realizaste este feito grandioso e o revelaste ao teu servo.
“Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos. 2 Samuel 7:21,22

Quando nos achegamos diante do Senhor, precisamos nos lembrar das bênçãos de Deus nas nossas vidas. O Senhor faz e já fez tanto por mim e por você, além disso, tudo que vivemos é por causa da Sua graça e misericórdia.

Assim, Davi não chega diante do Senhor dizendo que o que ele colheu foi fruto da sua fidelidade ou de todas as obras que ele realizou, mas porque o Senhor o levou até ali. Davi diz: “quem sou eu, Senhor para viver todas essas promessas?” 

Por isso, se há frieza em sua vida de oração, uma dica do que você pode fazer é se colocar diante do Senhor com gratidão e trazer à memória tudo que Deus já fez na sua vida. Quantas coisas colhemos hoje que são fruto da mão e da bondade de Deus?

E se você nada encontrar, lembre-se de que Ele te alcançou com graça e salvação. Ou seja, o que Jesus conquistou, o perdão, a redenção, e a adoção que recebemos, e a oportunidade de ter a vida eterna com Ele. Isso é um imenso motivo para sermos gratos ao Senhor.

3. Orar uns pelos outros

No lugar de oração, Davi não se preocupa apenas com si mesmo e com suas promessas. Ele também se lembra do seu povo. Ou seja, sua oração abriu uma janela para um mundo muito mais amplo que suas próprias necessidades.

E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito? 2 Samuel 7:23

Uma vida de oração deve refletir o coração de Deus pelos outros. Davi se alegra pelas bênçãos de Deus que alcançavam todo o povo de Israel. Além disso, Davi foi abençoado por Deus através da promessa da sua descendência. Pois afinal, Jesus é conhecido como o rebento de Jessé, e como o filho de Davi.

Em Mateus 6, Jesus nos ensina a oração do Pai nosso, e ali, Ele nos ensinou a orar não de uma forma individualista, mas pensando em uma família, pois afinal, Deus é nosso Pai.

Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Mateus 6:9

Com essa oração, Jesus nos ensina a olhar para a necessidade uns dos outros e orar pelos nossos irmãos. Não é pedir pelo meu pão de cada dia, mas sim pelo pão nosso. Além disso, nos ensina sobre pedir perdão ao Senhor, a partir de um lugar onde eu também estendo perdão àqueles que tem me ofendido. Não é sobre pedir para que o Senhor me livre da tentação, mas também que esse mesmo poder alcance meus irmãos.

Pedindo pelo que Deus prometeu

No versículo 25, Davi pede:

“Agora, Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste a respeito de teu servo e de sua descendência. Faze conforme prometeste, 2 Samuel 7:25

Em sua oração, Davi reconhece que foi tomado de graça e misericórdia, e agradece ao Senhor. Mas antes de terminar, ele lembra o Senhor daquilo que Ele falou que iria fazer, e pede para que Ele faça de acordo com o que prometeu.

Assim, Davi transformou a promessa de Deus em sua oração, ou seja, ele não pede por nada novo, mas simplesmente pelo que o Senhor já disse que iria fazer. Logo, Davi diz ao Senhor que essa promessa foi o que lhe deu ânimo para chegar diante do Senhor em oração.

Dessa forma, a fé verdadeira ela se apega no que Deus disse e nas Suas promessas. Para cultivar uma vida de oração, devemos nos apegar às promessas de Deus em Sua Palavra e transformá-las em oração. Mas alguém pode pensar assim: “por que orar e não apenas esperar já que Deus prometeu que faria?”. Na verdade, a oração é a forma como as promessas de Deus são entregues, isto é, o veículo pelo qual tudo que Deus prometeu chega até nós.

Por isso, quando você orar, se apegue às promessas de Deus na Bíblia. Se achegue a Ele, e lembre-o: “Senhor, tua palavra diz que bondade e misericórdia me seguirão todos os dias, então, eu peço por essa promessa se cumprindo em minha vida”.

Assim, você nunca deve ir para o lugar de oração com as mãos vazias, mas sim com a Palavra de Deus e pedir pelo que Ele já disse que iria fazer.

Que essa lição da oração de Davi possa te ajudar a cultivar uma vida de oração diante do Senhor. Que Deus te abençoe!

 

Sobre o autor

Vinicius Sousa

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho