Metas e sonhos, como anda a sua motivação para cumprir suas metas? Ou até mesmo como está sua proatividade para viver seus sonhos? 

Primeiramente, precisamos entender que metas e sonhos tem uma diferença de significados: 

Metas são os passos que você dá para viver seus sonhos. 

Sonhos são os objetivos que queremos alcançar tais como: faculdade, casamento, uma viagem, falar um certo idioma, a casa própria etc. 

Quero compartilhar com você uma palavra que tem me edificado nesses dias e me feito pensar sobre metas, sonhos e o que temos feito para viver isso. 

Portanto, ao compartilhar nesse texto essa palavra, quero te contar o que me levou a ela. 

Estava diante de um momento de transição e não conseguia tirar meus olhos das dificuldades e elas estavam parecendo maiores do que realmente eram. Geralmente aquilo que focamos toma uma proporção maior do que tudo o mais.  

Se focamos em nossos sonhos, as nossas metas serão um impulso para vivermos o cumprimento deles. 

Portanto, se olharmos somente para as dificuldades do caminho, a caminhada até os sonhos se tornará muitas vezes mais árdua do que realmente é.  

Antes de mais nada, vamos a palavra na qual Deus instrui  Moisés a enviar homens para espiar a terra que Ele tinha dado ao seu povo: 

E o Senhor disse a Moisés: “Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”. Números 13: 1,2 

Evidentemente,  o que vemos aqui é que eram líderes de tribos, ou seja, homens de autoridade e maturidade. 

Com efeito, Deus não vai chamar você enquanto não houver colocado tudo o que é necessário dentro de você para viver este sonho. 

Moisés dá metas claras aos espias 

Esses homens eram capazes de olhar a terra ou o sonho do jeito correto, mas se você como eu, já leu essa história, sabe que apenas dois deles viram as dificuldades mas escolheram não focar nisso da maneira  errada. 

Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: 

Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.
Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Números 13: 17-20

Ademais, Moisés foi um grande líder que sempre procurou seguir as instruções de Deus. 

Aliás, aqui vemos ele dando instruções claras para os líderes que iriam observar a terra. 

Da mesma forma, se buscarmos ao Senhor para saber qual é a sua vontade, recebemos instruções assertivas sobre qualquer área da nossa vida. 

Muitos sonhos dependem da forma como encaramos-os e entendemos o processo para viver isso. 

Portanto, observe abaixo a forma como os espias  retornaram e o que relataram. 

Sua ótica irá determinar como você vai enxergar seus sonhos

Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. Eles, então, retornaram a Moisés,  a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório e lhes mostraram os frutos da terra. E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde mana leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão”. Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! “Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Números 13:25-33 

Nos versículos anteriores vemos um resumo da diferença na ótica daqueles que foram espiar a terra. 

Claramente não devemos desmerecer as dificuldades para alcançar nossos objetivos, mas também não podemos somente enxergar as dificuldades. 

Sim, elas existem, mas são parte do processo para termos êxito. 

Prosseguir com metas para não desistir dos sonhos

Para finalizar quero deixar uma porção das escrituras que é parte da continuação da história e fala sobre um dos espias que foi enviado para observar a terra. 

Eu lhe dei um relatório digno de confiança,mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.“Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Josué 14: 6-15 

Evidentemente, Calebe foi um homem que soube que perseverar e ter a ótica certa eram parte do sucesso para alcançar os sonhos. 

Quero encorajar você, hoje, para que continue a lutar. Coloque metas para alcançar os sonhos e não desista independente de quais dificuldades estejam à sua frente. 

Olhe além dos gigantes que querem amedrontar você nestes dias. 

Deus abençoe 

 

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop - Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Deixe uma resposta