Nesta segunda parte da série sobre o Salmo 23, vamos continuar estudando sobre as características do pastoreio do Senhor e o significado dele.
O Salmo 23 fala sobre quem Deus é e o que Ele pode e quer fazer com a Sua Igreja.
Jesus: o pastor perfeito
A linguagem desse salmo remete ao contexto em que Davi viveu em sua adolescência, pois ele mesmo foi um pastor de ovelhas. Por isso, Ele entende e reconhece o pastoreio de Deus em sua vida e escreve sobre isso nesse salmo.
O que o texto bíblico diz pode ser aplicado para todo cristão. Pois, mesmo nós que vivemos em um contexto diferente e moderno, podemos também identificar o pastoreio de Deus sobre a nossa vida.
Em Ezequiel 34, Deus condena a atitude dos pastores de Israel, que não cuidaram direito das ovelhas e promete que Ele mesmo cuidará delas.
Somente Jesus é o pastor perfeito, pois ele veio para nos resgatar da perdição e da morte.
Portanto, a figura do bom pastor de ovelhas é plenamente cumprida e vivida em Jesus, que enfrentou a própria morte para nos salvar.
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11
A sua vida depende de quem é o seu pastor, por isso a declaração de Davi: “o Senhor é meu pastor” é tão significativa.
O pastor de Davi era alguém mais inalcançável, que falava com o seu povo, estava com o seu povo, mas não estava presente fisicamente. Mas nós temos Jesus como a figura de um bom pastor, que se fez cordeiro e morreu no lugar das outras ovelhas.
O pastor supremo
Jesus é o Senhor e tudo o que nós precisamos será dado por ele. Ainda que fracassemos como homens no pastoreio da Igreja, o Senhor é o seu pastor e cuida de você.
Por isso, que a declaração de Davi deve se tornar a nossa declaração, como uma ovelha que acredita no cuidado do bom pastor.
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20
Nós fomos regenerados no rebanho de Deus, na sua família. Despertados para a nossa necessidade de um pastor e de não mais andarmos como uma ovelha desgarrada. Alguns ainda vivem como ovelhas rebeldes, que pensam que conseguem cortar a própria lã, obter seu próprio alimento e enfrentar as feras que os atacam.
Mas é o Senhor que nos traz para perto e planta o desejo de sermos parte do seu rebanho.
Aplicação do Salmo 23
Este texto bíblico é para aqueles que foram nascidos e comprados para o rebanho de Deus, para aqueles que enxergam, assim como Davi, o pastoreio de Deus em suas vidas. E para aqueles que gostariam de conhecer o Deus que é um bom pastor e pertencer a Ele.
Podemos caminhar com esperança mesmo em meio ao vale mais escuro, pois fomos comprados e regenerados no rebanho de Deus e Ele nos conduz durante toda nossa vida. Ele é o pastor perfeito!
Este post tem 2 comentários
Enxergar o pastorei do senhor em nossa vida com certeza e algo que as vezes nem persebemos,mas quando paramos e refletimos depois de um estudo como este nos damos conta do cuidado e paciencia do nosso bom pastor com nosco,gratidao seria a palvra para expressarmos este cuidado 🙏,Deus o abençoe