Nesta segunda parte da série sobre o Salmo 23, vamos continuar estudando sobre as características do pastoreio do Senhor e o significado dele.

O Salmo 23 fala sobre quem Deus é e o que Ele pode e quer fazer com a Sua Igreja.

Jesus: o pastor perfeito

A linguagem desse salmo remete ao contexto em que Davi viveu em sua adolescência, pois ele mesmo foi um pastor de ovelhas. Por isso, Ele entende e reconhece o pastoreio de Deus em sua vida e escreve sobre isso nesse salmo. 

O que o texto bíblico diz pode ser aplicado para todo cristão. Pois, mesmo nós que vivemos em um contexto diferente e moderno, podemos também identificar o pastoreio de Deus sobre a nossa vida. 

Em Ezequiel 34,  Deus condena a atitude dos pastores de Israel, que não cuidaram direito das ovelhas e promete que Ele mesmo cuidará delas.  

Somente Jesus é o pastor perfeito, pois ele veio para nos resgatar da perdição e da morte. 

Portanto, a figura do bom pastor de ovelhas é plenamente cumprida e vivida em Jesus, que enfrentou a própria morte para nos salvar.

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11

A sua vida depende de quem é o seu pastor, por isso a declaração de Davi: “o Senhor é meu pastor” é tão significativa.  

O pastor de Davi era alguém mais inalcançável, que falava com o seu povo, estava com o seu povo, mas não estava presente fisicamente. Mas nós temos Jesus como a figura de um bom pastor, que se fez cordeiro e morreu no lugar das outras ovelhas.

O pastor supremo

Jesus é o Senhor e tudo o que nós precisamos será dado por ele.  Ainda que fracassemos como homens no pastoreio da Igreja, o Senhor é o seu pastor e cuida de você. 

Por isso, que a declaração de Davi deve se tornar a nossa declaração, como uma ovelha que acredita no cuidado do bom pastor. 

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20 

Nós fomos regenerados no rebanho de Deus, na sua família. Despertados para a nossa necessidade de um pastor e de não mais andarmos como uma ovelha desgarrada. Alguns ainda vivem como ovelhas rebeldes, que pensam que conseguem cortar a própria lã, obter seu próprio alimento e enfrentar as feras que os atacam.  

Mas é o Senhor que nos traz para perto e planta o desejo de sermos parte do seu rebanho.

Aplicação do Salmo 23

Este texto bíblico é para aqueles que foram nascidos e comprados para o rebanho de Deus, para aqueles que enxergam, assim como Davi, o pastoreio de Deus em suas vidas. E para aqueles que gostariam de conhecer o Deus que é um bom pastor e pertencer a Ele.

Podemos caminhar com esperança mesmo em meio ao vale mais escuro, pois fomos comprados e regenerados no rebanho de Deus e Ele nos conduz durante toda nossa vida. Ele é o pastor perfeito!

Este post tem 2 comentários

  1. Mauricio

    Enxergar o pastorei do senhor em nossa vida com certeza e algo que as vezes nem persebemos,mas quando paramos e refletimos depois de um estudo como este nos damos conta do cuidado e paciencia do nosso bom pastor com nosco,gratidao seria a palvra para expressarmos este cuidado 🙏,Deus o abençoe

Deixe uma resposta