Por que devo ler a Bíblia? Se você já foi honesto consigo mesmo eu aposto que esse tipo de pergunta já lhe passou pela cabeça. Quer dizer, é possível amar a Deus sem ler a Bíblia? Ou mesmo que eu já a tenha lido toda, por que continuar lendo?! Sobre isso eu gostaria de dar três motivos para se envolver com a leitura bíblica.

Hábito de Leitura

A primeira coisa que eu queria falar não parece ser muito espiritual mas de fato é. Antes de mais nada, eu pessoalmente acho que as pessoas deveriam ler livros e sempre reler os melhores. Não é uma regra, mas se você parar pra pensar, poder ler e se conectar com o autor através de uma obra por si só já é algo extremamente incrível. Pense nas descrições que Moisés dá em Êxodo capítulo 19 sobre a Glória do Senhor no monte Sinai. Ler com o coração, no mínimo deveria nos “transportar” para aquele dramático espetáculo. Só o hábito da leitura mesclado com um coração desejoso em amar a Deus já é capaz de produzir alguns frutos.

A Palavra de Deus

Indo um pouco mais fundo e usando alguma lógica, eu preciso argumentar que devo ler a Bíblia simplesmente porque eu posso lê-la. Eu quero dizer, é um privilégio! Pense que o próprio Deus decidiu se comunicar a humanidade usando homens de várias épocas em vários estilos literários. Deus falou e se fez conhecido. Eu posso conhecê-Lo porque Ele falou e se revelou. Hoje eu vejo muitas pessoas acessando conteúdo de vários autores de livros, filmes e isso tudo é muito legal. Porém, se o Autor da criação também tem algo a dizer eu quero muito saber o que é!

Autoridade

Paulo falou da natureza das Escrituras ao seu amado discípulo Timóteo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (2 Tm 3:16-17)

O cristão de fato, digo aquele que verdadeiramente crê, é o único homem que consegue desfrutar do propósito das Escrituras. Em certo ponto, qualquer um pode ler muitas vezes a Bíblia. Em certa medida, qualquer um até mesmo pode levar em consideração que Deus tenha falado através dela. Porém, o cristão vai além. Ele toma as Escrituras como autoridade sobre todos os aspectos da sua vida: seja a sua moral, ética, seu cotidiano, etc. “As escrituras são os óculos que nos permitem ver e focalizar coisas, e sem os quais tudo será confuso.”  João Calvino

Eu poderia enumerar várias outras motivações, mas todas elas se concentram na verdade de que você nasceu para conhecer o Deus das Escrituras. Ele está querendo comunicar algo pra esse tempo, mas também está comprometido em forjar raízes profundas no seu coração. Lembre-se: as maiores árvores têm raízes mais profundas.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Sl 1:2-3)

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar