“ Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.”  – Provérbios 25:11

Todos nós sabemos que as palavras têm poder. Nessa série de provérbios já falamos sobre o poder em nossos lábios, as palavras exercem uma grande influência, tanto para o bem quanto para o mal.

Gostaria de compartilhar sobre a importância de sabermos usar nossas palavras com o bom senso, não digo faltar com a verdade, mas saber que há um peso no que falamos, que nossas palavras podem trazer direção para a vida das pessoas ou podem destruí-las. Jesus foi uma homem que em todo tempo falou com amor e ensinou com sabedoria. As palavras de Cristo eram palavras de vida e vida eterna.

Pensando que Jesus sabia usar as palavras da maneira certa e no tempo certo, por que nós em nossos dias, temos a dificuldade de fazermos o mesmo?

“ O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! ” – Provérbios 15:23

Com o tempo começamos a perceber que as palavras no tempo certo são vida e que ditas da maneira certas são de grande sabedoria.

No início do texto começo com um provérbio, ele compara as palavras ditas no tempo certo como maçãs de ouro, com isso gostaria de perguntar: Alguém já viu maçãs de ouro? Penso que, assim como eu, você provavelmente nunca encontrou maçãs de ouro.  

 Se formos em algum museu, certamente encontraremos uma exposição de arte. Contudo maçãs de ouro em plantações, isso não encontraremos. Dessa forma, olhamos para Salomão e analisamos o que ele estava tentando nos ensinar.  Assim, como essas maçãs de ouro em bandejas de prata, assim, são as palavras ditas no seu tempo, são admiráveis, são como obras de arte de acesso único aos reis.

Salomão é Rei, é bem provável que somente ele tivesse maçãs de ouro, seja como decoração de seu quarto, ou como um quadro em sua sala real. Salomão compara esse cenário refinado, como um bom senso, como louvado seja aquele que fala de maneira sensata, sem precipitação. Isso mostra que as palavras possuem valor.

Não fale de forma precipitada, não pronuncie de maneira tola. Pensar antes de falar é uma arte. E o rei Salomão deixa isso bem claro. Que sejamos aqueles que sabem dosar a medida das nossas palavras. Não despreze esse conselho. Falar é necessário, mas falar no tempo certo é louvável. Tenha certeza que suas palavras sejam ditas com firmeza e com sabedoria.

tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,”  – Eclesiastes 3:7

Elohana Negreiros

Vinda das terras gaúchas, Elô é hoje missionária em tempo integral em Florianópolis. Ama as escrituras, e, assim como Davi, deseja contemplar a beleza de Deus e tem experimentado a grandiosidade de viver para a audiência de apenas um. Ela tem colocado todas as suas energias no cultivar de um relacionamento profundo Com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
×
×

Carrinho

Fechar