Descobrindo Provérbios: O Trabalho e o contentamento

Também sou daquelas pessoas que ama o livro de Provérbios. Pois afinal, o livro de Provérbios traz conselhos tão práticos para tantas áreas de nossas vidas. Que tal hoje refletirmos a respeito do trabalho pela perspectiva desse livro que nos ensina sabedoria?

Mas antes de começarmos, quero te propor uma pequena dinâmica. Sente-se em um lugar confortável, respire bem fundo e olhe carinhosamente para as suas mãos. Estenda-as a sua frente, gire-as e coloque-as em uma posição de receber algo, como um presente bem carinhoso e especialmente preparado a você. Você consegue imaginar? Agora, imagine que esse presente pode ser o seu trabalho.

Muitas vezes, nós pensamos no trabalho como uma forma de castigo pelo pecado cometido, mas trabalho é algo que foi pensado por Deus antes mesmo do pecado surgir no cenário do Éden, pois o Deus que criou todas as coisas, deu a incumbência ao homem de “dominar” sobre tudo que havia criado. Sim, eu sei que o pecado transformou em labor o trabalho, mas nos lembremos da Cruz e que Cristo levou sobre si todos os nossos pecados.

Existe uma grande diferença entre o diligente e o preguiçoso. Pois, “O preguiçoso morre desejando porque as suas mãos recusam trabalhar. ” – Provérbios 21.25. Este, vai ter com a formiga, que apesar de ser bicho pequeno, ou melhor, minúsculo, sabe muito bem discernir o tempo e aproveita o verão para guardar provisão para os dias de inverno.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.” Provérbios 6.6-8

Eu gosto tanto da forma prática em que o conselho nos é dado. “Considera os seus caminhos e sê sábio”. A sabedoria é uma escolha objetiva diante de uma reflexão a respeito da forma como temos vivido. Primeiro: precisamos olhar para nossas vidas, olhar para o nosso trabalho e discernir nosso coração diante do todo. Qual é a nossa motivação em desenvolver nossas funções, as escolhas que fazemos quanto aos nossos recursos, e o futuro que estamos plantando hoje? Que o Senhor nos sonde. Pois, “Todo caminho do homem é reto, aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. ” Provérbios 21.1

Existe prazer em nosso trabalho quando não o fazemos apenas pelo dinheiro que vamos receber no fim do mês. Que não vivamos apenas para os fins de semana, férias e futuro. Que tenhamos prazer e alegria em nossas atividades diárias e rotineiras em fazer o que Deus tem nos convidado a fazer.

Deus nos deu dons e habilidades únicas, há um motivo para isso. Quero te encorajar em sua jornada a encontrar prazer e contentamento em tudo o que você fizer, inclusive em seu trabalho de todos os dias. Lembre-se: “… digno é o trabalhador do seu salário. ” – (Lucas 10.7).

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. ” Salmos 128.1-2

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias