“De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor.” Salmos 45:1
Como compor a partir das Escrituras? O que devemos considerar ? Nesse texto vamos refletir sobre o processo criativo para compor canções bíblicas e compartilhar algumas dicas e instruções de como fazer isso.
Pontos que precisamos considerar ao compor canções baseadas na bíblia:
1) A Bíblia é a Palavra de Deus
2 Timóteo 3.16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
2) Devemos fazer tudo para a glória de Deus, e a Palavra de Deus glorifica-o
Salmos 45.1 – “Com o coração vibrando de boas palavras recito os meus versos em honra do rei”.
3) Precisamos ter em mente que o nosso objetivo na composição é instruir uma geração/povo por meio da Teologia cantada
4) Quando compomos a partir da perspectiva bíblica, não corremos o risco de cantar emoções/sentimentos. Cantamos as verdades da Palavra de Deus.
Salmos 101.1 – “Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores!”.
5) Utilize a Bíblia na prática
Seja coerente biblicamente, ou seja, fiel ao texto. Aborde o texto como um pregador o faria. Não economize tempo e energia, tenha comentários e uma bíblia de estudo, procure o que as palavras significam no original em grego ou hebraico.
Use o método de estudo indutivo, certificando-se de observar uma passagem ou história antes de saltar à interpretação ou aplicação. Ore para que o Espírito Santo lhe dê discernimento e entendimento. Medite. Lembre-se das advertências que a Bíblia dá àqueles que ensinam, porque – quer você goste ou não – sua música ensinará algo.
6) Seja criativo
É importante lembrar que não estamos falando sobre músicas para memorizar as Escrituras. Há permissão criativa para alterar um pouco o texto e escolher a melodia que melhor represente o significado e o sentimento da passagem bíblica.
Então, divirta-se com dispositivos literários como metáfora, personificação, paradoxo, e até mesmo alegoria. Experimente um ponto de vista diferente. Diga-a de uma forma diferente ou nova, e considere utilizar a linguagem moderna ou analogias.
7) Não desista: continue
Queremos te encorajar a criar o hábito de escrever canções baseadas nas Escrituras. Uma música bíblica é um sermão cantado e assim como acontece com as crianças, nós adultos podemos arraigar verdades eternas em nossos corações através dessas composições.
Há tesouros preciosos na Palavra. Tudo que você tem a fazer é apenas cavar. E enquanto você usa seus dons na
música e em composições para expor e ensinar a Palavra de Deus, o seu coração será transformado, a Igreja será encorajada e Deus será glorificado.
Se você quiser ler mais sobre o assunto, acompanhe as redes sociais da fhop music, clicando aqui.