Como crescer no habito de leitura?

Você já pensou que de todas as formas que Deus poderia ter deixado sua palavra registrada ele escolheu um livro? Isso não é fascinante? Tudo o que conhecemos sobre o nosso criador está de forma escrita no livro mais conhecido no mundo todo: a Bíblia. Deus escolheu se revelar e deixar registrado a vontade dele de forma escrita. Por isso acreditamos que nós como Cristãos devemos ser intencionais em crescer no hábito de leitura.

Ler todos os dias é um ótimo hábito e um caminho para adquirir conhecimento sobre muitos assuntos. Além disso, é também um dos mais importantes meios para o desenvolvimento do nosso intelecto. Mas, infelizmente, esse hábito tem ficado cada vez mais de lado devido ao avanço das tecnologias.

Um retrato da leitura no Brasil

Você sabia que segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nosso país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores? De acordo com essa mesma pesquisa, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. E 48% da população não leu sequer 1 livro nos últimos 5 anos.

Adquirir o hábito da leitura desde a infância pode trazer muitos benefícios: desenvolvimento da imaginação, escuta atenta e melhora da linguagem. Além de nos tornar seres humanos mais críticos, preparados para enfrentar e se posicionar diante de qualquer situação. Também, o hábito da leitura ajuda tanto no desenvolvimento do vocabulário quanto na interpretação, memória e concentração.

A leitura é considerada por alguns autores um alicerce da sociedade de conhecimento, pois ela promove a prática do exercício da cidadania. Nós acreditamos que como Cristãos é importante desenvolvermos o hábito da leitura. Não somente a leitura bíblica, mas livros que possam edificar as nossas vidas, como crescer no conhecimento da oração, jejum, vida cristã, presença de Deus.

Como Cristãos, se não temos hábito de leitura, não temos hábito de ler a bíblia. E a bíblia é a palavra de Deus, precisamos ler e conhecê-la. Além disso, a leitura bíblica é uma porta de entrada para crescer no hábito de leitura de outros livros que vão nos ajudar a crescer em conhecimento.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor “Oséias 6:3

 

Mas como fazer com que isso se torne de fato um hábito prazeroso? Uma maneira efetiva de estimular a si mesmo a ler mais é incluir a leitura na rotina do dia a dia, como parte de um conjunto de metas ou “obrigações”.

Dicas de leitura

Para que se torne algo prazeroso, essa atividade não pode ser inerte. Seja um questionador do que está lendo, deixe seu celular de lado, se concentre, leia mais de uma vez se necessário, anote, deixe este momento se tornar algo dinâmico.

Se você tem dificuldade de incluir este hábito na sua rotina, mas deseja ser um leitor ativo, uma ótima dica é fazer parte de um grupo de leitura, seja ele da bíblia ou de livros de temas diversos. A leitura quando realizada em grupo se torna mais eficiente. Pois vários pontos de vista são levantados e debatidos sobre determinado assunto. É uma ótima forma de crescer em conhecimento e exercer esta atividade de forma mais efetiva e constante.

Queremos te convidar a não deixar este hábito de lado. E se tornar um leitor assíduo, apaixonado pelas escrituras e por livros que vão ser alicerces durante a sua jornada cristã.

Se você quiser saber mais como crescer no hábito da leitura, clique aqui!  Temos uma novidade para você.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta