Débora foi uma mulher forte que soube se posicionar diante das diversas circunstâncias. Ela foi alguém à frente do seu tempo.

”Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época.
Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.” Juízes 4: 4,5

Ela foi uma juíza, uma profetiza e uma mãe em Israel. Débora assumiu grandes responsabilidades diante do seu povo e Deus era com ela. Essa é mais uma prova viva de que Deus é Aquele que chama e é Aquele que dá as condições necessárias.

Débora provou que Deus usa meios e caminhos que aos olhos dos homens não seria a melhor escolha.

Primordialmente, essa mulher venceu limites e lutou guerras para cumprir plenamente seu chamado.

Inegavelmente, ela foi uma mulher capaz de governar Israel e também de dar ordens militares a um homem e fez isso com a benção de Deus.

Deus também está chamando você

Aliás, imagine por um momento o que Deus pode fazer através da sua vida?

Muitos podem se perguntar: o que Débora tinha para oferecer? Ela tinha coragem e fé. É o suficiente.

Vemos que, a liderança dessa grande mulher nos prova que a autoridade verdadeira e efetiva vem somente de Deus.

Certamente, a bravura e a coragem dela se tornaram a história que hoje nos incentiva a crer.

Contudo, Débora surgiu em meio a um cenário de opressão no qual o povo vinha sendo oprimido cruelmente durante vinte anos.

Foi neste tempo, após o povo clamar ao Senhor, que ela manda chamar Baraque e dá a ele uma direção para vencer o exército inimigo.

Entretanto, Baraque só aceitou ir para a batalha se Débora fosse com ele.

“Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom mulher, e os entregará em suas mãos”. Baraque disse a ela: “Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei”. Juízes 4:6-8

Carregando a Presença de Deus

Certamente, Baraque sabia que ela carregava a Presença e a autoridade de alguém que anda com Deus. Observe abaixo a resposta dela:

Respondeu Débora: “Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi a Quedes com Baraque,
onde ele convocou Zebulom e Naftali. Dez mil homens o seguiram, e Débora também foi com ele.” Juízes 4:9,10

Ademais, o exército do Senhor venceu seus inimigos exatamente como o Senhor tinha dito e Débora e Baraque entoaram um cântico ao Senhor.

“Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, as estradas estavam desertas; os que viajavam seguiam caminhos tortuosos.Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.Quando escolheram novos deuses, a guerra chegou às portas, e não se via um só escudo ou lança entre quarenta mil de Israel.Meu coração está com os comandantes de Israel, com os voluntários dentre o povo. Louvem o Senhor! Vocês, que cavalgam em brancos jumentos, assentam-se em ricos tapetes, que caminham pela estrada, considerem! Mais alto que a voz dos que distribuem água junto aos bebedouros, recitem-se os justos feitos do Senhor, os justos feitos em favor dos camponeses de Israel. Então o povo do Senhor desceu às portas.
‘Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque”. Juízes 5:5-12ª

Dessa maneira, oro, pois sei que esse é o desejo do Senhor, que se levantem mais mulheres como Débora. Fortes, destemidas e completamente dependentes de Deus. Que possamos, como ela, fazer nossa parte e deixar uma marca de Deus na história.

 

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop - Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

Deixe uma resposta

×

Carrinho