Descanso foi o tema proposto para vários pintores famosos. Deveriam pintar quadros que representassem o descanso.

Alguns fizeram quadros de natureza com lindas cachoeiras, pássaros e um cenário de filme. Outros pintaram pessoas deitadas em redes. Crianças acompanhadas de seus pais em um dia ensolarado. O vencedor do concurso pintou um pássaro pousado em uma árvore, que já havia perdido todas suas folhas, em meio a uma tempestade.

O pássaro, na sua fragilidade, estava parado com sua penugem sendo remexida, assim como os galhos daquela árvore.

Esse é o verdadeiro retrato da paz e do descanso. As tempestades não são capazes de nos remover da posição de quietude.

Cena parecida com a que os discípulos presenciaram quando viram Jesus dormindo durante uma tempestade. O barco estava quase afundando. O contraste entre a atitude dos discípulos e do Mestre é a demonstração do quanto nossa natureza é diferente da dEle.

Esse descanso e essa quietude são possíveis nEle. Nossa natureza desconhece essa capacidade de silenciar as vozes exteriores pra ouvir seu sussurro. Ele deseja nos dar recados em meio a nossa tempestade.

“… Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.” Hb 4:10

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mt 11:29

Qual a imagem que temos de Deus, quando nos aproximamos dEle? É de alguém que se agita? Roe unhas? Perde o sono? Se espanta com alguma coisa que vê ou ouve? Anda de um lado pro outro agitado? Balança as pernas freneticamente? Grita e se espanta ao ser surpreendido?

Imagino que nenhum de nós enxerga Deus desta forma. Se eventualmente alguém pensa que Ele pratica alguma das atividades acima, quero alertá-lo pro fato de que Deus não é assim.

Ele não perde o controle de coisa alguma. Nada do que estejamos vivendo o surpreende ou O deixa nervoso, agitado.

É muito bom ter essa certeza que nosso Deus reina não só sobre o cenário mundial, mas também sobre nossa vida.

Descansar baseado nisso é a revelação que perseguimos. Devemos eliminar qualquer peso que carreguemos e que represente impedimento e distração. Aquilo que nos rouba a capacidade de correr livremente na direção de nosso destino precisa ser descartado.

O simples conhecimento deste fato não garante uma vida de descanso.

O verdadeiro descanso não está relacionado com dormir horas a fio. Passar um final de semana num lugar silencioso e paradisíaco, é algo legítimo e maravilhoso. Tirar férias e descansar é recomendado e necessário.

Refiro-me aqui a uma atitude permanente de descanso, que independe de circunstâncias externas. O silêncio que nos aquieta é o silêncio interior não o exterior.

Não deixe que os barulhos internos e externos distraiam você. Não permita que te roubem deste lugar de descanso que foi conquistado por Jesus pra cada um de nós.

Aquiete hoje seus níveis de ansiedade com a ajuda do Espírito Santo. Voluntariamente se renda a soberania dAquele que reina e descanse.

Grace

Grace Wasem, gaúcha, atuou como secretária no mercado de trabalho por 30 anos. Em 2016 vinculou-se ao FHOP como missionária tempo integral. Sonha ver e contribuir para o treinamento de uma noiva apaixonada que clama: Maranatha!
×
×

Carrinho

Fechar