Eu já falei muitas vezes aqui no blog sobre o poder que existe em nossos lábios e quero ir um pouco mais fundo nesse entendimento. Vamos juntos? Nós podemos ser uma geração que falará para sempre. Podemos ser uma geração cuja mensagem impacta futuras gerações.

Estamos vivendo dias poderosos na história da terra. Nunca foi tão rápido receber e enviar informações, resolver e criar problemas. Vemos o poder e crescimento das mídias, de como há tantas pessoas influenciando e sendo influenciadas. Como muitos dizem ter uma voz e como há muitos em silêncio.

Muitas vezes me perguntei onde estariam aqueles que falariam verdades, estabeleceriam retidão através de suas posições de influência. Onde estariam aqueles que se posicionariam em meio à tantas vozes e em meio a tantos que precisam ouvir. Mas algo que encontrei em provérbios pode se parecer muito, ou talvez seja, a resposta que eu precisava:

“porém o homem que dá ouvidos falará sempre.” – Provérbios 21:28

Assim como há muito poder nas palavras, há muita sabedoria no silêncio. Não posso dizer que aqueles que serão proclamadores de verdades do Reino de Deus, influenciando essa geração e sendo testemunhas da revelação de Jesus, estão em silêncio. Mas também não posso afirmar que todos estão falando. A razão disso, que entendi à partir desse provérbio,  é que antes de palavras que mudam modos de pensar e trazem real transformação à cultura, existe um tempo significante de um silêncio gerado em Deus.

Aquele que dá ouvidos falará sempre (e em outras traduções algo como: “o homem que sabe ouvir falará para sempre”). É uma afirmação poderosa! É preciso tempo em silêncio, tempo aprendendo, ouvindo pessoas sábias, ouvindo Deus. Tempo de se deixar ser a mensagem que será proclamada. Tempo de se tornar ao invés de apenas falar. Isso é gerado em silêncio.

Com a tecnologia e tantas formas de receber informação, imaginamos que os grandes sábios do nosso tempo estão por aí expondo suas pérolas. Mas eu ainda creio que assim como ainda surgirão muitas vozes de engano na sociedade como um todo, creio também que Deus tem levado uma geração de jovens, adolescentes e adultos que estão sendo forjados no secreto. Daqueles que não tem face, mas terão uma voz.

Nossa geração precisa ter uma voz e um poder de influência que sejam permanentes. Mais que apenas barulho externo e opiniões ao vento, nós devemos buscar estar profundamente enraizados e alicerçados nas verdades das quais queremos falar. Oremos sim por aqueles que têm sido voz de Deus em nossos dias. Não imagino como seria se grandes homens e mulheres de nossos dias estivessem em silêncio. Tenho convicção de que não só hoje, mas em toda a história, foram pessoas assim (que causaram impacto positivo em meio ao Corpo de Cristo), que também tiveram muito e muito tempo gasto apenas ouvindo.

Melhor é uma única palavra de quem muito ouviu, do que muito assunto de quem não conhece o silêncio. Minha oração é que você possa deixar Jesus te levar às estações de silêncio, de aprender com a sabedoria, de ser forjado nele e crescer nele. E deixar que ele use sua voz no tempo e da maneira que ele quiser. Eu acredito em uma geração que falará para sempre. Eu acredito que pode ser a nossa geração!

Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.
Fechar