FHOP

Descobrindo Provérbios: O Trabalho e o contentamento

Estudo Bíblico

 

Também sou daquelas pessoas que ama o livro de Provérbios. Pois afinal, o livro de Provérbios traz conselhos tão práticos para tantas áreas de nossas vidas. Que tal hoje refletirmos a respeito do trabalho pela perspectiva desse livro que nos ensina sabedoria?

Mas antes de começarmos, quero te propor uma pequena dinâmica. Sente-se em um lugar confortável, respire bem fundo e olhe carinhosamente para as suas mãos. Estenda-as a sua frente, gire-as e coloque-as em uma posição de receber algo, como um presente bem carinhoso e especialmente preparado a você. Você consegue imaginar? Agora, imagine que esse presente pode ser o seu trabalho.

Muitas vezes nós pensamos no trabalho como uma forma de castigo pelo pecado cometido, mas trabalho é algo que foi pensado por Deus antes mesmo do pecado surgir no cenário do Éden, pois o Deus que criou todas as coisas, deu a incumbência ao homem de “dominar” sobre tudo que havia criado. Sim, eu sei que o pecado transformou em labor o trabalho, mas nos lembremos da Cruz e que Cristo levou sobre si todos os nossos pecados.

Existe uma grande diferença entre o diligente e o preguiçoso. Pois, “O preguiçoso morre desejando porque as suas mãos recusam trabalhar. ” – Provérbios 21.25. Este, vai ter com a formiga, que apesar de ser bicho pequeno, ou melhor, minúsculo, sabe muito bem discernir o tempo e aproveita o verão para guardar provisão para os dias de inverno.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.” Provérbios 6.6-8

Eu gosto tanto da forma prática em que o conselho nos é dado. “Considera os seus caminhos e sê sábio”. A sabedoria é uma escolha objetiva diante de uma reflexão a respeito da forma como temos vivido. Primeiro: precisamos olhar para nossas vidas, olhar para o nosso trabalho e discernir nosso coração diante do todo. Qual é a nossa motivação em desenvolver nossas funções, as escolhas que fazemos quanto aos nossos recursos, e o futuro que estamos plantando hoje? Que o Senhor nos sonde. Pois, “Todo caminho do homem é reto, aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. ” Provérbios 21.1

Existe prazer em nosso trabalho quando não o fazemos apenas pelo dinheiro que vamos receber no fim do mês. Que não vivamos apenas para os fins de semana, férias e futuro. Que tenhamos prazer e alegria em nossas atividades diárias e rotineiras em fazer o que Deus tem nos convidado a fazer.

Deus nos deu dons e habilidades únicas, há um motivo para isso. Quero te encorajar em sua jornada a encontrar prazer e contentamento em tudo o que você fizer, inclusive em seu trabalho de todos os dias. Lembre-se: “… digno é o trabalhador do seu salário. ” – (Lucas 10.7).

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. ” Salmos 128.1-2

Escrito por Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso e apaixonada por missões,
Nayla tem um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social e seu desejo é que o nome de Jesus seja conhecido entre todos os povos e tribos da Terra. É missionária em tempo integral desde 2011, onde serviu por 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão).
E atualmente faz parte da Florianópolis House of Prayer como Missionária Intercessora.

Comentários

comentários

Pin It

» Estudo Bíblico » Descobrindo Provérbios: O Trabalho e...
Em 18 de outubro de 2016
, , ,

Commentários desabilitados.

« »