A Igreja de Jesus é o Corpo de Cristo na terra. Como corpo, precisamos viver em unidade, cumprindo o nosso chamado e propósito. Deus é extremamente criativo e já distribuiu muitos dons aos seus filhos. Cada um de nós carrega dentro de si essa realidade.

Leia comigo:

“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando há um fim proveitoso.” I Coríntios 12.4-7

“Existem diferentes tipos de dons, mas o espírito é o mesmo. Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus que efetua tudo em todos. A cada um, contudo, é concedida a manifestação do Espírito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados.” I Coríntios 12.4-7 King James

Os dons são diversos como é diversa a forma deles se manifestarem. Mesmo na multiplicidade de realizações e serviços, é o mesmo Espírito que efetua tudo em todos. E tudo isso para um fim proveitoso. Para que todos, no corpo de Cristo, obtenham benefícios.. Os nossos dons são de suma importância para abençoarmos e sermos abençoados mutuamente.

Dom da Graça: Cárisma

A palavra grega cárisma (plural carísmata), foi usada no Novo Testamento para dar nome aos diversos dons dados pelo Espírito Santo. No sentido bíblico, significa: “dom da graça”. Estes dons são distribuídos pelo Espírito como lhe apraz. É Dele, exclusivamente Dele o direito de decidir a quem vai outorgar cada dom.

Um dia, todos nós estaremos diante de Deus. E teremos que dar conta de como usamos o dom da graça que nos fora liberado. Podemos orar pelos dons que desejamos e devemos buscá-los com intensidade. Paulo mesmo esclarece essa verdade:

“Contudo, buscai com zelo os melhores dons.” I Coríntios 12.31

No entanto, se ficarmos insatisfeitos com os dons que possuímos ou sentirmos inveja dos  nossos irmãos pelos dons que eles possuem, com certeza estaremos pecando. Além disso, devemos respeitar essa diversidade do Espírito. Não precisamos dos mesmos dons, se não, Deus nos teria dado.

Deus tem um propósito

Qual o propósito de Deus em distribuir dons aos santos? O Senhor deseja que o Corpo de Cristo seja edificado e que alcancemos a estatura de Sua plenitude. Quando Jesus subiu às alturas, Ele levou todo o nosso cativeiro e concedeu dons aos homens. A Bíblia nos revela que alguns, Ele chamou para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Com o fim de aperfeiçoar os santos. Sim, este é o propósito de Deus: fortalecer a Igreja para que tenhamos a mesma estatura do Varão Perfeito.

“com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministérios, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade,  atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo.” Efésios 4.12-13 King James

Dons do Espírito são concedidos para um fim proveitoso

Os dons Espirituais não devem ser usados para suprir nossas carências e desejos egoístas. Não devem ser aplicados para obtermos benefícios pessoais. Ao contrário, eles foram dados para servir ao próximo e encorajar aos que precisam de encorajamento. Da mesma forma, eles também foram concedidos para executar a obra do Pai com excelência.

Não fomos chamados para dividir o Corpo de Cristo e sim para promover unidade do Espírito pelo vínculo do amor. Nossa geração tem sido desafiada a se posicionar diante de Deus e dos homens. O Senhor quer contar conosco e podemos serví-lo de forma poderosa. Mas, precisamos estar alinhados com Seu coração.

Talvez, alguns tenham dúvidas a respeito dos dons Espirituais ou como identificá-los, não é mesmo? Quer saber mais sobre esse assunto? Então deixe-nos uma mensagem. Que o Espírito Santo possa nos revestir e nos usar conforme a sua vontade e para a sua honra!

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe uma resposta

×

Carrinho