Você conhece a canção “Cantai” da fhop music? Convidamos o Caio Freitas, líder de louvor da fhop, e compositor dessa música para nos contar o que existe por trás da canção, qual foi o processo de composição e os textos que ele usou para compor. Vamos lá?
Cantai: uma instrução para a igreja
“Cantai foi escrita em 2020, durante os dias que estávamos aos poucos retornando à rotina no período da pandemia. Nós, líderes de louvor, estávamos estudando um livro que se chama ‘Cante – como o louvor transforma sua vida, sua família e igreja’ (Keith e Kristyn Getty, 2018). Este livro traz uma realidade sobre o significado da expressão de louvor de uma igreja que caminha no conhecimento de Deus. Logo, vendo a necessidade de instruir nossa igreja local nessa temática, nasceu a música ‘Cantai’.
Assim, a partir desse tema, criei a melodia e a letra dos versos. Era madrugada, continuei escrevendo e terminei toda a letra. Então, fiz uma chamada de vídeo para o Felipe, nosso produtor musical, e ele me ajudou a finalizar a ponte e organizar a estrutura da música. Finalizei a música em 1 hora e meia mais ou menos, depois dessa ligação”.
A Bíblia por trás da canção
“O texto bíblico por trás da canção é Salmos 96, além de trazer também a temática do primeiro mandamento, de Marcos 12:30, que nos ordena a amar ao Senhor com toda a força, alma e entendimento”
¹ Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. ² Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. ³ Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. ⁴ Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses. ⁵ Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus. ⁶ Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. ⁷ Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força. Salmos 96:1-7
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30
A mensagem por trás da canção
“Penso que a criação, por si só, é uma expressão de louvor a Deus, assim como a vida e tudo que foi criado. Dessa forma, precisamos como filhos expressar a nossa essência quando estamos adorando a Deus. Mas isso requer movimento: mãos levantadas, coração humilde, palavras de afeição e gratidão. Além disso, palmas, cânticos e hinos espirituais. Ele estabeleceu assim, porque Ele é digno.
Por muito tempo me senti um pouco travado na hora de expressar adoração, reverência e louvor com meu corpo. Me sentia em um lugar de julgamento vendo pessoas mais livres que eu. Portanto, eu vi que faltava conhecimento da minha parte. Além do mais, Deus é criativo e expressivo em sua natureza.”
A importância de cantarmos a Palavra
“Cantar a Palavra nos livra de cantarmos sobre nós mesmos pois nisso, não existe poder e nem mesmo revelação. Cantar a Bíblia é a forma de curar a nossa geração do egocentrismo, e voltar os nossos olhos para aquilo que verdadeiramente edifica e transforma.
Eu oro para que quando ouvirem essa canção, as pessoas se sintam livres para expressar a Deus a adoração que Ele considera aceitável. Cantem alto, gritem de alegria, batam palma com toda força!”
Leia também: