A ofensa da mensagem do Natal

Então o Natal está chegando… E você, realmente entende o que isso significa?

Essa é uma data valiosíssima para nós cristãos, sabe por quê? Eis que Deus se fez carne e veio habitar entre nós, tomou forma de homem e veio nos resgatar. 

Mesmo que a data certa de seu nascimento não seja essa, sabemos que é essa a data estabelecida para nos lembrar desse evento tão extraordinário que aconteceu na história e que dividiu o tempo em antes e depois de Cristo.

Entendendo o Significado do Natal

Natal é nascimento, é encarnação. Foi por causa do Natal que hoje podemos ver a face do Filho de Deus, e assim vemos ao Pai, pois Ele é a imagem do Deus invisível. Foi por meio da encarnação que Jesus se fez nosso represente para que as exigências da lei se cumprissem nEle e Ele se tornasse nosso substituto para morrer na Cruz e agora Ele é nosso mediador que nos reconcilia com Deus. E foi graças à encarnação que a Esperança hoje é uma realidade, Deus usou a encarnação para pôr fim ao abismo que havia entre nós e Ele. Você não vê isso acontecer em nenhuma outra história, lenda ou mitologia. Deus veio até nós, o verbo se fez carne.

E sabe o que é mais interessante? Vivemos nesse tempo tão louco onde tudo é imediatista, temos tantos meios, tecnologias e afins que facilitam nossas vidas, e que deveriam nos ajudar a ter mais tempo, mas ao contrário, nos deixam mais ocupados e cansados. Mas Deus, em meio a tudo isso, escolhe vir em forma de bebê. Essa é a forma mais demorada de cumprir algo tão extraordinário. E não só isso, Ele ainda vem contrariando toda nossa lógica, pois nasceu em uma cidade que pouco se espera de quem lá nasce. Lembra quando Natanael perguntou: “Pode vir algo bom de Nazaré?” (João 1:46). Ele ainda veio de uma família pobre e em uma nação fraca e uma raça pequena. Ou seja, em sua primeira vinda, Ele não veio como um Rei como se esperava.

Qual o sentido do Natal?

Enquanto outras religiões e filosofias morais dizem para você ser forte, que você tem forças para viver como se deve e que você é capaz de se recompor sozinho, Jesus diz: “Vim para o fraco”. Ele diz que nos salvará não pelo que fazemos, mas pelo que Ele faz. Sabe o que isso nos diz? Que devemos prestar atenção aos detalhes, aos processos. Se o nosso Salvador teve que viver o processo desde uma manjedoura até a Cruz, é porque há algo de valioso nisso.

Ele nos molda nesse processo, nas nossas lutas e nas nossas vitórias. Em cada dia, em cada mês e em cada ano, estamos sendo moldados por Ele. Na nossa obediência diária, nas nossas leituras da Bíblia, em nossas orações, quando servimos aos nossos irmãos, quando dependemos de Jesus em tempos difíceis. Em cada pequeno ou grande momento, nossa fé vai aumentando. Você deve estar pensando: “mas como pode um Deus infinito se tornar finito?” Ou ainda, “como algo tão extraordinário pode se tornar algo comum?”

Philip Yancey, em seu livro: “ O Jesus que eu não conheci”, diz o seguinte:

“parece que Deus preparou as circunstâncias mais humilhantes possíveis para a sua entrada, como se fosse para evitar qualquer acusação de favoritismo. Fico impressionado pelo fato de que o Filho de Deus, ao se tornar ser humano, jogou de acordo com as regras, severas regras: cidades pequenas não tratam com delicadeza os meninos que crescem sob paternidade questionável.”

Enxergando a beleza do Natal

Eis aí a beleza do Natal. O mundo não compreende, pois quer aplausos, glamour, fama e espetáculos. Quer rapidez, resultados imediatos, mesmo que não deem firmeza ou solidez. Mas a ironia do Natal é essa, o feriado cristão que todos parecem aderir, mas que contém a mensagem menos compreendida. Por isso, a mensagem do Natal é ofensiva, pois o mundo não compreende Deus na pessoa de Jesus.

O Messias se apresentou com um tipo de glória, mas era a glória da humildade. Ele se tornou acessível em Jesus, e assim Deus encontrou um meio de se relacionar com os seres humanos que não gerava medo.  Mas a julgar pelo modo como Deus planejou as circunstâncias nas quais ia nascer sem poder, nem riqueza, sem justiça e sem direitos, podemos concluir que suas preferências pelos desfavorecidos falam por si mesmas. E isso não parece muito lógico e aceitável para um Salvador. 

Celebre sim 

Então, meus irmãos e minhas irmãs, Natal é celebração sim! Nosso Salvador veio até nós. É uma graça imerecida, pois estávamos tão perdidos, e éramos incapazes de nos salvar. Mas a Luz do mundo atravessou as trevas e nos trouxe a maravilhosa luz divina. O Natal nos lembra de reconhecermos a grandiosidade de Jesus Cristo que se rebaixou ao vir até nós, nos amar. Ele desceu para se tornar grande e isso é a graça imerecida. Ali estava o Logos, Deus, homem, o Criador. O dono de tudo chegava em suas terras.

E nós aguardamos com expectativa seu retorno. Afinal, sabemos que a sua segunda vinda, nos reservará o que tanto aguardamos que é o retorno do nosso Rei. E enquanto aqui estamos, sendo moldados por Ele, nós anunciamos a esse mundo que existe um Rei, sim esse mundo tem um Rei e Ele é o Rei da Glória. Por isso, lembre-se sempre: Natal é o anúncio da nossa necessidade de salvação e de como Deus providenciou essa Salvação enviando seu Filho Jesus, nosso Salvador. Foi a partir do Natal que houve a Cruz, Ressurreição, Evangelho e Salvação. E que daqui mais um pouco de tempo, seu reino em plenitude estará aqui. Nós precisamos não estar apenas preparados para receber o Salvador, mas também preparados e prontos para o retorno do nosso Rei.

Portanto, em todos os Natais, lembre-se sempre do motivo de Jesus ter vindo.

Portanto, visto  que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse, aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” Hebreus 2:14-15 

Que grande presente de Natal de Deus para nós. Olhe para Jesus neste Natal, receba a reconciliação que Ele comprou, não a coloque em uma prateleira sem abrir. Mas abra e desfrute do presente, alegre-se  nele. Faça dele seu prazer. Faça dele seu tesouro.

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias