A palavra de Cristo

A Palavra de Cristo em vós

Nós vivemos em meio a um mundo caótico que, em todo tempo, demanda nossa atenção e consome nosso tempo e energia. Porém, a Bíblia diz que uma coisa deve estar acima de todas  as outras: A palavra de Cristo.

Somos chamados a deixar que a palavra de Cristo reine e habite em nossos corações. Esse chamado, ou esse mandamento, demanda obediência da nossa parte para que isso se cumpra. Exige uma resposta, um posicionamento e nos chama a redefinir prioridades em nossa vida.

“A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos
outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração.”  Colossenses 3:16

A Palavra de Deus e a habitação

A palavra de Deus precisa fazer morada em nossas vidas. Não devemos tratá-la como um “convidado”, mas ela deve habitar como um morador permanente – a Palavra deve ter todo o acesso e controle em nossa vida.

Quando a palavra de Deus encontra habitação, ela traz coisas boas para nós, como por exemplo: a convicção dos pecados (a necessidade de arrependimento, por meio do qual alcançamos perdão e graça), e conforto em meio à dor (a Palavra é um bálsamo para as dores mais profundas do coração).

O mandamento paulino não se aplica de maneira individual apenas, mas no coletivo – o texto enfatiza a reunião corporativa da igreja.  Pois, é na congregação dos santos, na pluralidade da fé, que a palavra de Cristo habita ricamente.

Nesta época de conteúdo ilimitado e individualismo, os cultos presenciais e corporativos ainda são essenciais.
O Novo Testamento prioriza a pregação do evangelho como forma de ensinar e aconselhar na igreja. O ensino corporativo foi a base da igreja primitiva. A igreja de Atos se reunia para ensinar e aprender a respeito de Cristo (At 5:42).

A palavra de Cristo é ensino e exortação.

Por isso, a reunião dos santos deve ser um lugar de ensino e exortação – ambos os lados são necessários para a fé cristã. Ao servirmos uns aos outros, devemos também nos provocarmos à santidade e retidão.

Sabedoria é conhecimento aplicado. É tolice aprender muitas coisas e não aplicar aquilo que aprendemos. O mesmo pode ser dito quando conhecemos a Bíblia e não a aplicamos.

Somos alertados a não nos submetermos a ouvir a palavra de Deus e nada fazer a respeito (Tiago 1:22-24). Que sejamos mansos e humildes diante de Jesus. Reconhecendo nossos erros e sendo rápidos em nos arrepender, realinhar nossa vida e nossas prioridades.

Podemos sentir a doce exortação do Espírito Santo através do ambiente de adoração congregacional. Cantar não é apenas uma tradição ou um aquecimento para a pregação, mas também é uma forma pela qual as boas novas de Cristo entram nos corações das pessoas e transformam as suas vidas. Por isso, as canções devem ter uma boa teologia e ser cheias de verdades sobre as Escrituras.

O único pré-requisito bíblico para cantar é ter um coração cheio de gratidão. Visto que, fazemos isso adorando com fervor, cantando com sinceridade e entregando verdadeira adoração ao Senhor.

É dessa maneira que acendemos a chama espiritual uns nos outros.

A vida de fé não foi chamada para viver a sós. Devemos lembrar uns aos outros da entrega, da sinceridade e do júbilo no lugar da oração. Assim, exortamos uns aos outros na congregação dos santos.

Sobre o autor

Vinicius Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias