Eu tenho total certeza de que você já ouviu a frase “um homem segundo o coração de Deus” muitas e muitas vezes, ou estou errado? Ela faz parte da extensa lista de frases repetitivas cristãs com alta possibilidade de causar tédio. Eu pelo menos já ouvi inúmeras pregações com esse tema. E em quase todas ficava um pouco confuso entender o que isso queria realmente dizer; “O que esse ‘um homem’ fez para estar de acordo com o coração de Deus e como eu faço para ser como ele?” era uma das perguntas que mais martelavam em minha cabeça; “Eu também posso ser alguém segundo o coração Dele?”

São muitas as perguntas. Para a gente entender como e o que é ser alguém assim, precisamos primeiro saber quem é esse cara de quem todos falam. Você, com certeza, já deve saber a este ponto; o único homem em toda a Bíblia que recebeu esse título incrível foi o rei Davi, e não somente isso, ele foi chamado assim pelo próprio Deus (At. 13:22). Imagine só! Se você olhar bem, não foram muitas as pessoas na história que foram reconhecidas pelo Senhor (vemos Daniel, o muito amado; Jesus, o filho amado, etc.).

O segredo de Davi

Então, para eu ser um homem segundo o coração de Deus eu preciso ouvir isso diretamente Dele? Teoricamente sim; sabemos que Deus fala através das Escrituras, então tudo o que precisamos saber sobre nós está bem guardado ali. Certo? Certo. Simples. Poderíamos terminar por aqui, e tocar nossa vida em frente. Porém, se examinarmos mais profundamente, perceberemos que Davi, na verdade, recebeu esse nome porque fez a vontade do Senhor, ou seja: em parte, não foi teoria ou coisa do tipo que levou Davi a receber aquele título. Então o que foi? Qual é o segredo de Davi? A prática: ele fez.

Por outro lado, Bíblia não nos conta muito a respeito da infância desse pastorzinho de ovelhas. Mas podemos ter certeza de algo: ele era certamente comprometido em obedecer aos mandamentos do coração de Deus muito bem antes de ser ungido como rei. Logo, só precisamos fazer isso para nos tornarmos como ele: obedecer aos mandamentos divinos.  Sim e não; pelo menos não somente isso.

Buscando o coração de Deus

Definitivamente, Davi se dedicou a estudar as emoções mais profundas do coração de Deus acima de qualquer coisa. Entender quem Ele é e o que pensa; isso é o que fez com que Deus fizesse conhecido no céu e na terra o homem segundo o Seu coração. Davi sabia que, caso falhasse em obedecer aos mandamentos de Deus, Ele não o exterminaria. Aí estava o segredo de Davi: ele conhecia sua natureza sujeita a errar e em contraste a ela buscava conhecer a misericórdia, graça, a ternura… no coração do Senhor.

Sem dúvida, é necessário mais do que simplesmente uma obediência radical. Isso não chega perto de ser o suficiente, e Davi entendeu isso. Um homem segundo a vontade de Deus busca compreender o Seu coração.

Este post tem 5 comentários

  1. O grande problema é que Davi nunca ouviu isso de Deus. Quem disse foi Samuel para Saul e o texto de Atos é uma citação do Salmo 89 e no livro de Salmo 89 não existe a frase: “segundo o meu coração”. Parece que Davi tinha licença para pecar e mesmo adulterando, mandando matar Urias e cometido muitos pecados Deus continuava considerando-o um homem segundo o seu coração. Quando o povo escolheu Saul para rei de Israel, o povo escolheu segundo o seu coração, segundo sua vontade, segundo seus critérios. Deus quando escolheu o ainda jovem pastor de ovelhas, fez a escolha segundo o seu coração, ou seja, segundo o seu querer e segundo os seus propósitos, então Davi foi uma escolha segundo o coração de Deus, para ocupar o lugar de Saul, porque além de jovem, era valente e corajoso e tinha o perfil para assumir o posto. Amava a Deus e pecava como qualquer pessoa que ama a Deus e peca e se arrepende e é perdoado por Deus.

  2. Realmente a vida de Davi foi uma das mais dramáticas na bíblia sagrada! Davi era muito falho, mas tinha um coração quebrantado diante de Deus e isso fazia toda a diferença. O maior prazer de Davi não estava em pecar mas em agradar a Deus, portanto por mais que ele pecasse o seu coração ficava decepcionado por desobedecer os mandamentos de Deus.

    Davi realmente conhecia a bondade e a misericórdia de Deus e isso vemos nos salmos como ele abria o seu coração para o Senhor.

  3. Eu também quero ser.

  4. depois q davi pecou ele continuou sendo um homem segungo o coraçao de deus

Deixe uma resposta

×

Carrinho