Dia 02 – Casa de Oração: Modelo Harpa e Taça

Bem-vindos ao nosso devocional!

Nessa semana especial do blog, todos os dias vamos resgatar alguns textos que já foram publicados aqui sobre Casa de Oração. Na leitura deles você irá compreender mais sobre as bases da oração persistente, um dos nossos valores aqui na FHOP. Além disso, você será incentivado em seu tempo a sós com o Senhor, a busca-lo de maneira mais intensa e com entendimento. Você está pronto?

Então, aproveite os nossos textos e boa leitura!

Para nós da fhop, falar sobre Casa de Oração e Modelo Harpa e Taça é, de fato, muito especial. Eu mesma já tinha ouvido sobre a International House Of Prayer (IHOP), de Kansas City. Mas meu contato mais profundo com Oração Ininterrupta foi em 2014 com o Projeto Liberdade. Realizado durante a Copo do Mundo nas capitais brasileiras.

Nessas capitais foram abertas Sala de Orações 24/7. O foco era orarmos pelo fim do tráfico humano, promover unidade entre igrejas brasileiras e levantar adoração e intercessão ininterrupta. 

Muitas Casas de Orações utilizam-se dessa “metodologia”. Dessa forma, gostaria de explicar como o Modelo Harpa e Taça nasceu. É importante ressaltar que nossas orações aqui na base da fhop tem como um dos princípios, as orações positivas e orações na Palavra. Eu te pergunto: você sabe o que isso significa?

Orações Positivas

Primeiro, ao invés de focarmos nos problemas ou pontos negativos, preferimos nos lembrar das promessas de Deus e orar com base em sua Palavra. Por exemplo: ao orarmos pela Igreja Brasileira, nós não falamos tanto contra a falta de unidade que pode nos separar ou possa haver. Mas preferimos enfocar em um versículo Apostólico e orar com base nele.

“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.” Filipenses 1.9-11

Sendo assim, nós oramos para que: O amor de Deus resulte em unidade no meio do Corpo de Cristo. Traga quebrantamento e fruto de justiça. Talvez, em um primeiro momento, nosso vocabulário possa parecer-lhe um pouco estranho ou difícil de entender. Mas a medida em que seguimos, os pontos da Casa e Oração ficaram mais claros.

Qual o foco das Orações Positivas e por que elas são importantes?

No Novo Testamento temos inúmeros exemplos de orações positivas. O foco principal dessas orações abrangem temas como: gratidão, amor, fé e o liberar da graça de Deus sobre nós, sobre a igreja e em nossa sociedade. Ao invés de focar nos pecados, divisões ou demônios.  

É incrível perceber como tais orações nos conectam com Deus e nos fazem entrar em uma unidade de amor com o Senhor. Mesmo assim, saiba que Deus pode responder até mesmo as orações feitas de forma negativa. Pois, Ele pode pegar mesmo uma oração confusa e transformá-la em resposta a um genuíno clamor. Isto é um sincero coração. Lembra? Ele nos traduz pois nos conhece como ninguém.

Além disso, se formos bem francos, podemos admitir que orações negativas geram em nosso coração sentimentos também negativos. Por exemplo, se focarmos no pecado. Isso poderá resultar em julgamentos dos mais diversos, seja contra a igreja local ou mesmo contra nossos irmãos, e até contra o mundo. Sendo assim, nós podemos repudiar, ao invés de amar. E aqui, não estou falando de amar o pecado, mas de orarmos com a motivação que vem de Deus.  

Já mencionei que, certa vez, quando eu estava orando com um certo time aqui da base, Deus me lembrou da mulher pega em adultério e Ele me fez largar as “pedras de acusação” para orar com um coração livre. E foi incrível sentir o coração de Jesus e como Ele desejava que eu orasse em tais circunstâncias.

Introdução ao Modelo Harpa e Taça

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8”

O modelo que denominamos “Harpa e Taça” foi elaborado por Mike Bickle e sua equipe com referência a Apocalipse 4 e 5. Este modelo combina linguagem intercessória e bíblica. Uma das vantagens desse modelo, é que ele é “sustentável”. O que isso quer dizer?  

Por exemplo, por muitos anos vimos oração como algo difícil de fazer e para alguns até mesmo monótona. Acreditávamos que precisávamos de longos anos e sermos mais velhos para cultivar uma vida de oração. Mas, a verdade é que oração pode ser prazerosa. Quando adicionamos elementos musicais, orações positivas, coros participativos, as orações individuais tornam-se um clamor coletivo.

Harpa – Ela representa os cânticos, as músicas de adoração que sobem a Deus através das vozes e dos instrumentos musicais.

“E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão;  uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.” Apocalipse 14:2-3

Taças – Nelas são colocadas as orações dos santos que sobem diante de Deus como incenso. Representa as orações intercessórias da Igreja.

“E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro;  foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.” Apocalipse 8:3-4

Enfim, esta foi apenas uma pequena introdução a respeito do Harpa e Taça. Você quer saber mais sobre a dinâmica da Casa de Oração e como funciona o nosso dia a dia? Quer saber como funciona o Modelo Harpa e Taça? Deixe seu comentário e que o Senhor nos mostre o caminho da oração poderosa.

Originalmente publicado em 20 de novembro de 2018

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 42 comentários

  1. Fabrício Leiro

    Gostaria de saber mais especificamente sobre as pautas de oração, como vocês montam, se seguem algum modelo, se divulgam os temas antes e se podemos segui-los em relação as pautas. Já realizamos a imersão e já implementamos o Harpa e Taça todas as Terças-feiras as 19:30 a mais de um ano.

  2. Daniela Teles

    Olá pastor Valtécio, tudo bem?
    Graça e paz!

    Que bom! Ficamos felizes em saber que Deus tem colocado esse desejo no coração de vocês. É uma alegria saber disso!
    Se você quiser nossa ajuda pessoalmente, podemos ir até sua igreja e ensinar o modelo harpa e taça.
    Através desse link você pode contatar nossa equipe que trabalha especialmente com essa parte: https://fhop.com/imersao/

    Você também pode vir até aqui, em Florianópolis, e passar alguns dias na sala, para entender melhor como é. Pessoalmente fica muito melhor de entender.
    Mas, em breve podemos escrever mais sobre isso e tirar dúvidas.
    Se tiver mais, é só comentar!

    Deus te abençoe e obrigada pelo comentário 🙂

  3. Valtécio Brito Moraes

    Graça e paz. Sou pastor no sertão do Ceará e meu coração tem queimado por estabelecer o modelo harpa e taça em nossa igreja.
    Tenho conhecido e estudado sobre esse movimento.
    Como faço para estabelecê-lo em minha igreja?

  4. Raphael Silvestre

    Olá, boa noite.
    Tudo bem?

    Gostaria de saber mais sobre o modelo harpa e taça.

    Obrigado

  5. Alex

    Sim! Desejo conhecer mais sobre esse fundamento.

  6. Márcio Toledo

    Uau…que palavra boa, querida.
    Estamos aqui no estado do ES sendo movidos pelo Senhor nessa direção. Estamos orando e as percepções que temos tido do Senhor de nos levantarmos aqui, como precursores, numa Casa se Oração no modelo Harpa e Taça. Estamos no Foundations Program e tem sido um tempo riquíssimos no Senhor.

  7. Nayla Cintra

    Amém Flávia, vamos trabalhar mais nessa pauta. Deus te abençoe!

  8. Nayla Cintra

    Obrigada Lendro! Deus abençoe sua vida!

  9. Nayla Cintra

    Amém Ricardo, vamos trabalhar mais com essa pauta! Deus abençoe!

  10. Nayla Cintra

    Amém Sammer. Vamos falar então!

  11. Nayla Cintra

    Obrigada Miguel! Deus abençoe e vamos que vamos!

  12. Nayla Cintra

    Sabe Fernanda, não a nada que possamos fazer sem Deus. Nossa vida de oração precisa ser fundamentada n’Ele. Costumo falar que oração é uma forma de amor. Que o Senhor te leve profundo n’Ele, cada dia mais! Vamos falar mais sobre isso em nossos artigos. Que Jesus te abençoe.

  13. Nayla Cintra

    Amém Cris,obrigada! Ore pela gente! Precisamos hahaha! Que o Senhor te abençoe!

  14. Nayla Cintra

    Vamos falar mais sobre este tema em nosso artigo! Yes! Inscreva-se em nosso serviço de Áudio Streaming? – https://fhop.com/streaming/ e participe de um de nossos seminários! Deus abençoe

  15. Nayla Cintra

    Amém Nelson, vamos falar mais sobre isso em nossos artigos! Veja nossas transmissões. Fique com Deus!

  16. Nayla Cintra

    Obrigada Maria Clara, vamos aprender mais e mais! Deus abençoe!

  17. Nayla Cintra

    Sim Gabriela, eu concordo plenamente com você! Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para orarmos segundo o Seu coração. Graças a Deus, Ele nos deixou a Sua Palavra, nos enviou a Jesus e nos deixou o Espírito Santo! Que o Senhor nos surpreenda e que sejamos perseverantes em oração. Fique com Deus.

  18. Nayla Cintra

    Oi Gabriela, eu gosto de ter esperança e fé quanto a nossa cultura, sabe? O Senhor cumprirá suas promessas para nossa nação! Oremos e que sejamos perseverante! Deus te revigore!

  19. Nayla Cintra

    Amém Leide, que bom que o artigo te ajudou! Vamos falar mais sobre Harpa e Taça por aqui. Tá convidada pra participar conosco dos nossos seminários e escreva-se em nosso serviço de Áudio Streaming? – https://fhop.com/streaming/ ! Você aprenderá mais de como funciona nosso dia a dia como Sala de Oração. Fique com Deus.

  20. Nayla Cintra

    Amém Rafael, o Senhor tem nos chamado para perto! Que sejamos sensíveis a sua voz! Vamos tratar mais desse assunto. Não perca a oportunidade e se inscreva no nosso serviço de Áudio Streaming? – https://fhop.com/streaming/ Fique com Deus!

  21. Nayla Cintra

    Amém Corina! Que o Senhor nos aproxime d’Ele mais e mais e que não haja resistência de nossa parte. Deus te abençoe!

  22. Nayla Cintra

    Oi Aelson, como acabei de dizer à Melissa, que bom que seu coração queima por oração. Vamos continuar abordando este assunto em nossos textos aqui no Blog e te convidamos para conhecer a Sala de Oração e participar dos nossos semanários. Já se inscreveu em nossa transmissão de Áudio Streaming? – https://fhop.com/streaming/ Bjs e fique com Deus.

  23. Nayla Cintra

    Oi Melissa, que bom que você deseja aprender mais sobre oração. Esse tema será abordado em nossos textos aqui no Blog e já te convidamos para conhecer a Sala de Oração e participar dos nossos semanários. Você também pode se juntar a nós se inscrevendo em nossa transmissão de Áudio Streaming – https://fhop.com/streaming/ Bjs e fique com Deus.

  24. Melissa L. Lustosa Santos

    Amém. Orar a palavra é benção. Como os discípulos pediram eu também quero aprender a orar. Por favor, quero mais informações a respeito deste modelo Harpa e taça. Deus os abenco.

  25. Aelson

    Gostaria muito de aprender mais sobre sala de coração e ter cada dia mais o coração impactado com o modelo harpa e taça e com isso inflamar o coração de outras pessoas para uma vida de oração…

  26. Corina Maria Herrhof Rossi

    Gostei muito, sempre devemos estar abertos para aprender, e principalmente sentir mais a presença de Deus.? em nossas vidas .

  27. Rafael Carminati

    Quero saber mais sobre o modelo harpa e taça, tenho direcionado constantemente meus anseios para orações, e quando ouou sobre casa de oração, meus olhos brilham e meu coração se enche de alegria e esperança…

  28. Leide Laura Lessa Leite

    Gostaria muito de saber mais sobre a dinâmica da Casa de Oração e como funciona o dia a dia, e como funciona o Modelo Harpa e Taça… Obrigada pois esse artigo foi uma resposta de Deus para nosso ministério.

  29. Gabriela Regina Otaviano

    Eu desejo saber e aprender sobre essa nova perspectiva. Nossa cultura Cristã brasileira infelizmente ainda esta um pouco distante disso. mas eu creio que Deus esta levantando pessoas e uma geração com um coração para ELE!

  30. Gabriela

    Eu acredito que como igreja precisamos aprender a usar as armas certas para conquistarmos territórios para Deus.
    Adorar e glorificar procede de um nível de conhecimento sobre Deus e seu Reino que precisamos aprender a praticar

  31. Maria Clara Araújo

    amei! Esse perspectiva do Mike Bickle é incrível! Quero aprender mais sobre oração!

  32. Nelson Santos

    Quero saber mais sobre este modelo pois veio ao encontro do anseio do meu coração nestes dias e Deus me levou a conhecer vocês, creio que é o caminho!

  33. Rannyere Borges de Oliveira

    Tenho ouvido falar bastante sobre o modelo de Harpa e Taça, gostaria de mais informações de aplicação.

  34. Cristiane Martins

    Muito bom esses textos ..tem edificado a minha vida.

  35. Fernanda Nobre

    simm…me falem mais???!!! Eu quero saber mais, tenho descoberto meu chamado e tenho entendido que esse este é ponto de partida.

  36. Miguel Domingos António

    É muita verdade para não dar certo.
    Muito bom e Deus abençoa continuamente rica e poderosamente
    A. Miguel- Angola

  37. Sammer Keyla

    Sim, quero!

  38. Alberto Santos

    Amo esses textos, quero saber muito mais

  39. Ricardo

    Muito bom mesmo, gostaria de saber mais . Deus abençoe

  40. Flávia da Silva e silva

    Sim .quero saber mais sobre oração

Deixe um comentário